1. Esta é a parte que tocou por sorte à tribo de Manassés, porque foi o primogênito de José. Maquir, primogênito de Manassés e pai de Galaad, que foi um homem guerreiro, possuiu o país de Galaad e de Basan;

2. também foi dado (um pedaço de terra) aos restantes filhos de Manassés, segundo as suas famílias, aos filhos de Abiezer, aos filhos de Helec, aos filhos de Esriel, aos filhos de Sequem, aos filhos de Hefer, aos filhos de Semida: estes são os filhos varões de Manassés, filho de José, segundo as suas famílias.

3. Salfaad filho de Hefer, filho de Galaad, filho de Maquir, filho de Manassés, não teve filhos, mas sòmente filhas, cujos nomes são estes: Maala, Noa, Hegla, Melca, e Tersa.

4. Estas apresentaram-se diante do sacerdote Eleázaro e diante de Josué, filho de Nun, e diante dos príncipes, dizendo: O Senhor ordenou por meio de Moisés que nos fosse dada uma herança no meio de nossos irmãos. (Josué) deu-lhes uma possessão no meio dos irmãos de seu pai, conforme a ordem do Senhor.

5. Tocaram a Manassés dez partes, além da terra de Galaad e de Basan, na outra banda do Jordão.

6. As (cinco) filhas de Manassés possuíram a sua herança no meio dos filhos desta tribo. A terra de Galaad coube em sorte aos outros filhos de Manassés.

7. O limite de Manassés foi desde Aser até Macmetat, que olha para Siquem, e se estende pela direita até perto dos que habitam a fonte Tafua.

8. Na sorte de Manassés tinha caído o território de Tafua, o qual está perto dos confins de Manassés, e é dos filhos de Efraim.

9. A fronteira desce ao vale do Cana para o meio-dia da torrente; as cidades desta região, que souberam por sorte a Efraim, estão no meio das cidades de Manassés; o limite de Manassés passa pelo norte da torrente e vai terminar na mar;

10. assim a possessão de Efraim está ao meio-dia, a de Manassés ao norte, e ambas ficam cerradas pelo mar, e se encontram com a tribo de Aser pelo norte, e a tribo de Issacar pelo nascente.

11. Manassés teve por herança (nos territórios) de Issacar e de Aser, Betasan com as suas aldeias, Johlaam com as suas aldeias, os habitantes de Dor com as suas aldeias, os habitantes de Endor com as suas aldeias, os habitantes de Tenac com as suas aldeias, Magedo com as suas aldeias; e a terça parte da cidade de Nofet.

12. Os filhos de Manassés não puderam destruir estas cidades, e o Cananeu conseguiu continuar a habitar esta sua terra (juntamente com eles).

13. Porém, depois que os filhos de Israel se tornaram mais fortes, sujeitaram os Cananeus e fizeram-nos seus tributários, mas não os mataram.

14. Os filhos de José disseram a Josué: Por que me deste tu a posse de uma só herança e de uma só parte, sendo eu um povo tão numeroso, e tendo-me o Senhor abençoado?

15. Josué disse-lhes: Se tu és um povo tão numeroso sobe ao bosque e corta para ti espaço no país dos Fereseus e dos Rafeins, já que a possessão do monte de Efraim é muito estreita para ti.

16. Os filhos de José responderam-Ihe: A montanha não nos basta, e os Cananeus, que habitam a planície, onde está Betsan com as suas aldeias, e Jezrael que ocupa a meio do vale, usam carros armados de ferro.

17. Josué disse à casa de José, Efraim e Manassés: Tu és um povo muito numeroso e de grande força, não terás só uma parte,

18. mas passarás ao monte, cortarás para ti, e limparás maior terreno para habitares; poderás alargar-te ainda mais, depois que tiveres exterminado o Cananeu, apesar de ele ter carros armados de ferro, e ser fortíssimo.





“O Senhor sempre orienta e chama; mas não se quer segui-lo e responder-lhe, pois só se vê os próprios interesses. Às vezes, pelo fato de se ouvir sempre a Sua voz, ninguém mais se apercebe dela; mas o Senhor ilumina e chama. São os homens que se colocam na posição de não conseguir mais escutar.” São Padre Pio de Pietrelcina