Deputados descriminalizam aborto no Uruguai por um voto, espera-se veto presidencial

MONTEVIDÉU, 05 Nov. 08 / 12:17 pm (ACI).- Esta madrugada a Câmara de Deputados aprovou por 49 contra 48 votos a polêmica lei de saúde sexual e reprodutiva que descriminaliza o aborto no Uruguai. Agora, espera-se que o Presidente Tabaré Vásquez cumpra sua promessa de vetar a norma.

Conforme informou a imprensa local, a sessão começou a tarde da terça-feira e terminou perto das 6h, hora local. O projeto voltará para o Senado logo que a Câmara baixa o aprove em geral, embora não um artigo em particular.

No debate um deputado vetou um artigo da lei que estabelece que os direitos sexuais e reprodutivos são direitos humanos universais. Por esta observação, o projeto de lei retornará ao Senado.

A norma liberaliza o aborto até as doze semanas de gestação por situações de penúria econômica, familiares ou de idade, assim como por razões de saúde, má formações ou perigo de vida da mãe.

O Presidente Tabaré Vázquez, médico de profissão, anunciou que vetará o projeto se resultava aprovado, embora para isso necessita o acordo dos ministros das carteiras relacionadas (Saúde Pública e Interior), ou uma votação no seio do Conselho de ministros.





Anteriores

«Se Cristo não ressuscitou, o cristianismo é absurdo», afirma Papa

Próximo

Papa: «Que não falte uma alimentação saudável e adequada para ninguém»

  1. ladislau

    Os homens representantes do poder; devem avaliar o valor humano… não com uma votação simbolica, sem maioria de entendimento. Nota-se, um despreso a VIDA. Aprovar uma lei com uma diferencia de 1 voto, nota-se quê não houve o convencimento robusto… quase seria empatado por haver insegurança numa causa tão nobre. A vida é deixada para os menos favorecidos de conhecimentos, a julgá-la. Mata-se quando adulto, Mata-se quando adolecente, Mata-se ainda criança; os motivos são injustos: Mata-se ao gerar como justiça feita a moral da família. Ferindo princípios religiosos.
    Deixando condições para expandir uma Clandestinidade de Abortos. O que acontece hoje, será ultiplicado amanhã. O caso do aborto só intereça a quem não tem amor a vida… e pensando bem; abre-se um MERCADO para o aborto.(lucros para alguns). Devemos ver que o caso está na F A M I L I A;
    o nível de vida das pessoas não JUSTIFICA FIM A VIDA.(… ). A mulher merece viver saudável, e não sendo usada como o cofre de abortos… seguido de desanimosidade com o criar.
    Viver, Existir, crescer por dentro; ter alma, espírito, e muito RESPEITO AO SEU PROXIMO, e lembrar sempre de quem lhe deixou ter vida; hoje você existe com vida, o valorize-se… respeitando a reprodução equilibrada com educação e não com violència a vida, e aos costumes vitais Universais. Viva
    a VIDA. NÃO MATE A VIDA para criar a morte.

  2. Herodes matou crianças, faraó matou crianças, resumindo : o aborto é a continuidade dessa matança. os governos gostam de matar crianças! são filhos do diabo!

Deixe um comentário

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén