Adorar imagens?

Católicos não adoram imagens

Uma das mais freqüentes acusações que nós, católicos, sofremos de nossos irmãos protestantes, é a de praticar a “idolatria”, porque, segundo eles, “adoramos” imagens. Trata-se de uma acusação absolutamente sem fundamento, que somente se explica pelo desconhecimento da Palavra de Deus. Com efeito, os protestantes falam esse tipo de coisa dos católicos, muitas vezes com violência e de modo agressivo, simplesmente porque não sabem o que é idolatria.

Idolatria não é o uso de imagens no culto divino, mas prestar a uma criatura o culto de adoração que devemos exclusivamente a Deus. É por isso que São Paulo Apóstolo nos adverte que a avareza é uma idolatria (cf. Col 3,5), uma vez que o avarento coloca o dinheiro no lugar de Deus, como o valor supremo de sua vida.

Todo o comportamento humano depende de valores: é em vista de um determinado valor que escolhemos agir de um modo ou de outro. Se, por exemplo, preferimos gastar nosso tempo dando catequese para crianças, é porque essa opção nos pareceu mais valiosa do que outras.

Assim sendo, a forma como ordenamos as nossas ações vai depender de como hierarquizamos os valores que adotamos para reger nossas vidas. Se colocamos como valor supremo o prazer da vida corporal, certamente não poderemos levar uma vida de pureza e abnegação. Todavia, a forma como hierarquizamos esses valores, em nossa subjetividade, deve coincidir com a hierarquia objetiva dos valores presente no universo. Se isto não se der, haverá uma distorção entre a forma com que vemos o mundo e o próprio mundo.

Repetindo: a nossa hierarquia subjetiva de valores deve coincidir com a ordem objetiva de valores presente no cosmos. Se não for assim, estaremos dando a certas coisas mais importância do que elas merecem, enquanto a outras não prestamos o devido valor. Isto é introduzir a desordem em nossa alma, é quebrar a harmonia que deve existir em nosso interior.

Ora, o que há de mais importante no universo é Deus, pois é Ele quem o criou e sustenta no ser. Todo o cosmos depende de Deus para existir. Logo, também em nossa hierarquia de valores, Deus deve ocupar o primeiro lugar, como valor supremo. Todos os demais valores e ideais devem submeter-se a ele. Quando colocamos outro bem, valor ou ideal no lugar que é exclusivo de Deus, destoamos da ordem do cosmos e caímos na idolatria. Afinal de contas, todo o universo canta a glória de Deus (cf. Sl 18,2). Diz o salmista: “Louve a Deus tudo o que vive e que respira, / tudo cante os louvores do Senhor!” (Sl 150,5).

Quem, portanto, não coloca a Deus como valor supremo de sua vida, não apenas nega a adoração exclusivamente a Ele devida, como também prejudica a si próprio. Por isso Deus ordenou no primeiro mandamento de sua Lei: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20,2-3). Do mesmo modo o Senhor Jesus, quando repeliu o demônio que o tentava, repetiu o preceito: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás” (Mt 4,10).

Todavia, se devemos adorar somente a Deus, isso não significa que não devemos honrar e invocar seus santos e anjos. O mesmo Deus que ordenou que adorássemos só a Deus, também mandou honrar os pais (cf Ex 20,12), as autoridades públicas (cf. Rom 13) os nossos superiores e as pessoas mais idosas. Prestar honra a essas pessoas, simples criaturas, em nada prejudica a adoração devida exclusivamente ao Criador.

Veja tambem  24 jovens explicam por que não usam anticoncepcionais

Se devemos honrar os governantes deste mundo, quanto mais os anjos, de cujo ministério Deus se serve para governar não só a Igreja, como também todas as coisas criadas. Foi por isso que Abraão prostrou-se diante dos três anjos que lhe apareceram em forma humana, para anunciar o nascimento de seu filho Isaac (cf. Gen 18,2).

Ensina a Igreja e a Sagrada Escritura que desde o início até a morte a vida humana é cercada pela proteção e intercessão do anjo da guarda: “Eis que eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti, e te guarde pelo caminho” (Ex 23,20). Pela invisível assistência dos anjos, somos quotidianamente preservados dos maiores perigos, tanto da alma como do corpo. Com a maior boa vontade, patrocinam a nossa salvação e oferecem a Deus as nossas orações e nossas lágrimas. O Senhor Jesus advertiu que não se devia dar escândalo aos pequeninos, porque “seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de seu Pai, que está nos céus” (cf. Mt 18,10). Se os anjos contemplam a Deus sem cessar, por que não seriam merecedores de grande honra?

Também o culto aos santos, longe de diminuir a glória de Deus, lhe dá o maior incremento possível. Canta a Virgem Maria no Magníficat que “o Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1,49). Quando honramos retamente um santo, proclamamos as maravilhas que a graça de Deus operou na vida dele. Como se diz no Prefácio dos Santos, “na assembléia dos santos vós sois glorificado e, coroando seus méritos, exaltai vossos próprios dons”. A santidade que veneramos nos homens santos é dom do único Santo. Honrando os santos, glorificamos a Deus que os santificou.

Deus é um Pai amoroso, a quem muito agrada ver seus filhos intercedendo uns pelos outros. Ademais, quis associar suas criaturas na obtenção e distribuição de suas graças. Muitas coisas Deus não as concede, se não houver a intervenção de um intercessor. Para que os amigos de Jó fossem perdoados, por exemplo, foi necessária a sua intercessão: “O meu servo Jó orará por vós; admitirei propício a sua intercessão para que se não vos impute esta estultícia, porque vós não falastes de mim o que era reto” (Jó 42,8). Também não é sinal de falta de fé em Deus, recorrermos à intercessão dos santos em nossas orações. O centurião, por exemplo, recorreu à intercessão dos anciãos dos judeus (cf. Lc 7,3) para que Jesus curasse seu servo, mas nem por isso o Senhor deixou de enaltecer sua fé com os maiores elogios: “Em verdade vos digo que não encontrei tanta fé em Israel” (Lc 7,9).

É verdade que temos um único Mediador na pessoa de Jesus Cristo Nosso Senhor. Só Ele nos reconciliou com o Pai pelo oferecimento de seu precioso sangue, entrando uma só vez no Santo dos Santos, consumou uma Redenção eterna (cf. Hebr 9,11-12) e não cessa de interceder por nós (cf. Hebr 7,25). Todavia, o fato de termos um único Mediador de Redenção, não significa que não podemos ter junto dele outros mediadores de intercessão. Se recorrer à intercessão dos santos prejudicasse a glória devida unicamente a Cristo Mediador, o Apóstolo Paulo não pediria, com tanta insistência, que seus irmãos rezassem por ele: “Rogo-vos, pois, irmãos, por Nosso Senhor Jesus Cristo e pela caridade do Espírito Santo, que me ajudeis com as vossas orações por mim a Deus” (Rom 15,30). “Se vós nos ajudardes também, orando por nós…” (2Cor 1,11). Se as orações dos que vivem nesta terra são úteis e eficazes para que sejamos ouvidos por Deus, quem dirá as orações daqueles que já estão em glória, contemplando a Deus face a face.

Veja tambem  Bento XVI: Onde Deus não é glorificado não há paz

No livro dos Atos dos Apóstolos, conta-se que “Deus fazia milagres não vulgares por mão de Paulo, de tal modo que até, sendo aplicados aos enfermos os lenços e aventais que tinham tocado no seu corpo, não só saiam deles as doenças, mas também os espíritos malignos se retiravam” (At 19,11-12). E também que “traziam os doentes para as ruas e punham-nos em leitos e enxergões, a fim de que, ao passar Pedro, cobrisse ao menos a sua sombra algum deles” (At 5,15). Se as vestes, os lenços e a sombra dos santos, já antes de sua morte, removiam doenças e expulsavam demônios, quem será louco de dizer que Deus não possa fazer os mesmos milagres por intermédio deles, depois de mortos? E também disso as Sagradas Escrituras dão testemunho, quando se narra o episódio do cadáver lançado na sepultura do profeta Eliseu: “Logo que o cadáver tocou os ossos de Eliseu, o homem ressuscitou e levantou-se sobre os seus pés” (2Rs 13,21).

Todavia, se devemos honrar e venerar os santos e anjos como fiéis servidores do Senhor, é gravíssimo pecado colocá-los no lugar de Deus, prestando-lhes culto de adoração. Este abuso é estranho a verdadeira doutrina católica.

Quanto às imagens, é verdade que o Antigo Testamento proibia que fossem feitas: “Não farás para ti imagem alguma do que há em cima no céu, e do que há embaixo na terra, nem do que há nas águas debaixo da terra” (Ex 20,4). Todavia, precisamos compreender a razão desta proibição.

Os hebreus viviam no meio de povos idólatras, cujos deuses eram concebidos como tendo formas visíveis, muitas vezes com figura de animais. Para ressaltar a transcendência e a espiritualidade do Deus verdadeiro, este preceito proibia que os israelitas representassem a divindade com imagens. Com efeito, Deus em si mesmo não está ao alcance da nossa vista: é um ser puramente espiritual, não tem corpo, não cabe nos limites do espaço, nem pode ser representado por nenhuma figura. “Não vistes figura alguma no dia em que o Senhor vos falou sobre o Horeb do meio do fogo” (Dt 4,15).

Todavia, a encarnação do Filho de Deus superou a proibição de se fazer imagens. Isso porque, quando “o Verbo se fez carne, / e habitou entre nós” (Jo 1,14), Ele se tornou visível a nós como homem. Invisível em sua divindade, Deus se tornou visível na humanidade de nossa carne. Como diz o Prefácio do Natal do Senhor, “reconhecendo a Jesus como Deus visível a nossos olhos, aprendemos a amar nele a divindade que não vemos”.

A diferença do cristianismo com todas as outras as religiões é que o nosso Deus se fez homem. O centro da Fé cristã é o mistério de Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro. Perfeitamente homem, sem deixar de ser Deus. Mesmo depois da Ressurreição, o Cristo manteve a sua natureza humana na sua integridade e perfeição, como fez questão de sublinhar aos Apóstolos: “Olhai para as minhas mãos e pés, porque sou eu mesmo; apalpai, e vede, porque um espírito não tem carne, nem ossos, como vós vedes que eu tenho” (Lc 24,39). Até hoje, no Céu, dentro do peito de Jesus bate incessantemente um coração de carne, em suas veias corre sangue verdadeiramente humano.

Veja tambem  Vaticanista revela o prólogo do próximo livro do Papa

Jesus Cristo é “a imagem visível de Deus invisível” (cf. Col 1,15). Se antes eu não podia fazer imagens de Deus, pois enquanto tal Ele é invisível; após a Encarnação do Verbo eu não apenas posso como devo fazer imagens, para atestar que Deus se fez visível aos olhos dos homens. Ensina São João Damasceno: “Quando virmos aquele que não tem corpo tornar-se homem por nossa causa, então poderemos executar a representação de seu aspecto humano. Quando o Invisível, revestido de carne, torna-se visível, então representa a imagem daquele que apareceu…”

Assim sendo, toda vez que honramos uma imagem sagrada, damos testemunho da nossa Fé no mistério da Encarnação do Filho de Deus. Portanto, quem renega as imagens, de certo modo atenta contra a fé nesse mistério. Este foi o critério que São João propôs para discernir o anticristo: “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio na carne, é de Deus; todo espírito que divide Jesus, não é de Deus, mas é um anticristo, do qual vós ouvistes que vem, e agora está já no mundo” (1Jo 4,2-3).

Rejeitar as imagens sagradas é voltar à Antiga Lei, quando Deus ainda não tinha se feito homem. Quem defende isso, para ser coerente, deve também praticar a circuncisão e guardar o sábado, como é prescrito na Lei de Moisés. Para essas pessoas, o Cristo não veio ainda.

Portanto, beijar uma imagem ou acender diante dela uma vela não são práticas idolátricas, mas atos de piedade. Somente pessoas ignorantes, que não compreendem os dogmas da Fé em seu verdadeiro sentido, podem ter a audácia de chamar de idolatria essas práticas.

Quem venera uma imagem, venera a pessoa que nela está representada. Aquilo que a Bíblia nos ensina com palavras, as imagens nos anunciam com figuras visíveis. A imagem re+presenta, ou seja, torna presente a pessoa simbolizada. Por isso podemos rezar diante das imagens como se estivéssemos diante das personagens que elas representam. Todavia, não podemos confundir essa presença, que é meramente uma presença simbólica, com a presença real de Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Na imagem Jesus está presente como em um símbolo, na Eucaristia como realidade substancial. Por isso, diante do Santíssimo Sacramento fazemos genuflexão, diante de uma imagem fazemos o sinal-da-cruz ou uma simples reverência de cabeça.

Prefácio dos Santos, I
(Missal Romano)

Na verdade, é justo e necessário,
é nosso dever e salvação dar-vos graças,
sempre e em todo lugar,
Senhor, Pai santo,
Deus eterno e todo-poderoso.

Na assembléia dos santos vós sois glorificado
e, coroando seus méritos, exaltai vossos próprios dons.
Nos vossos santos ofereceis

um exemplo para a nossa vida,
a comunhão que nos une,
a intercessão que nos ajuda.
Assistidos por tão grandes testemunhas,
possamos correr, com perseverança,
no certame que nos é proposto
e receber com eles a coroa imperecível,
por Cristo, Senhor Nosso.

Enquanto esperamos a glória eterna,
com os anjos e todos os santos,
nós vos aclamamos,
cantando a uma só voz:

Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo.
O céu e a terra proclamam a vossa glória.
Hosana nas alturas!
Bendito o que vem em nome do Senhor.
Hosana nas alturas!

Autor: Dr. Rodrigo Pedroso




Comentários no Facebook:

comments

Anteriores

Papa pede oração para que Palavra de Deus cada vez se escute, se ame e se viva mais

Próximo

Falsidade do suposto túmulo de Jesus, segundo arcebispo Bruno Forte

38 Comentários

  1. suzel

    Todos nos sabemos, o quanto esse assunto eh polemico entre igrejas de denominacoes diferentes. Infelizmente, ha muitas delas e tbem cristaos que prestam cultam e adoracao a Santos. Fiquei muito feliz de ler o seu post e me certificar o quanto vc eh uma pessoa esclarecida. Eu costumo dizer que sou uma aprendiz Crista, e eu peco neste momento que o Espirito Santo de Deus nos ajude nessa caminhada aqui na terra. O Brasil eh um pais basicamente catolico, e esta enraizada em nossa cultura toda uma historia de conceitos e tradicoes.

    A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VOCE

  2. suzel

    Todos nos sabemos, o quanto esse assunto eh polemico entre igrejas de denominacoes diferentes. Infelizmente, ha muitas delas e tbem cristaos que prestam cultam e adoracao a Santos. Fiquei muito feliz de ler o seu post e me certificar o quanto vc eh uma pessoa esclarecida. Eu costumo dizer que sou uma aprendiz Crista, e eu peco neste momento que o Espirito Santo de Deus nos ajude nessa caminhada aqui na terra. O Brasil eh um pais basicamente catolico, e esta enraizada em nossa cultura toda uma historia de conceitos e tradicoes.

    A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VOCE

  3. Andre Martins

    Bem, tenho minhas convicções, porém há algo q muito me intriga. Quando Cristo morreu o veu do templo se rasgou de alto a baixo, com é de conhecimento de todos. Nessa passagem tantos protestantes e catolicos creem no mesmo simbolo, de que Não ha mais separação entre Deus e o homem. Pois Bem, partindo desse principio e de que S. Paulo escreveu dizendo q só ha UM mediador q é Jesus Cristo. Me indagação é por que gastamos tempo pedindo interceções a homens e mulheres inclusive ao proprio S Paulo se ele mesmo disse q so ha Um mediador?

  4. André,

    A sua dúvida é muito comum, especialmente quando o católico tem muito contato com protestantes que tentam acusar a Igreja de doutrinas anti-cristãs.

    Posso lhe indicar um artigo do portal Veritatis Splendor e que é muito elucidativo:
    http://www.veritatis.com.br/article/5132

  5. Vieslau

    É verdade que Jesus Cristo é único Salvador que conseguiu para nos todas as graças divinas. Mas Ele distribue estas graças por meio de Maria, anjos e santos. Podemos fazer uma comparação pois somos criados na imagem e semelhança de Deus. É normal nas nossas famílias que o pai ganha dinheiro. Mas não só ele gasta este dinheiro. Ele dá uma parte para a esposa e alguma quantia para os filhos. Não só ele gasta o dinheiro que ele ganhou mas toda a família. Que triste seria família onde só pai podia gastar o dinheiro.

  6. karine

    eu acho q imagens são como por exemplo fotos de pessoas especiais q vão ficar na lembrança para vc guardar com carinho e sempre estar se lembrando.isso nao é adorar imagem pelo meu ponto de vista.

  7. Intercessão dos Santos: Jesus é o único mediador entre Deus e a Humanidade, por isso tem o título de Kyrios (Senhor e Deus), Os Santos são citados em Apocalipse como míriades de servos que atendem a Deus, aqueles que vieram da tribulação e lavaram e alvejaram as suas vestes no sangue do Cordeiro (o Cristo). Deus não é um Deus dos mortos, como disse Jesus: O Deus de Abraão, Isaac e Jacó. Somos todos intercessores (Comunhão dos Santos) e os Santos por viverem na Glória têm maior condição de obter os favores divinos. Imagens: Fazem parte da Tradição Cristã o uso das imagens e o seu uso é necessário e importante, se não fosse a Igreja proibiria pois ela é muito minimalista e tende a simplificar os ritos. As imagens são símbolos e portanto são consideradas sacras, sagradas, se forem exorcizadas pelos sacerdotes servem como um sacramental, assim como terços, cruzes, água benta, escapulários e medalhas, relíquias de santos, cinzas da 4a. feira de cinzas, utensílios litúrgicos, paramentos sacerdotais, etc. Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, portanto sendo Deus, não precisa dizer "Espírito Santo de Deus", mas apenas Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Já pensou se essa onda pega e fica: Pai de Deus, Filho de Deus e Espírito Santo de Deus, o que implicaria em problemas teológicos enormes. Isso se deve ao tabu religioso de não confundir a terceira Pessoa da Santíssima Trindade com "espíritos" invocados por espíritas e crenças outras, mas o Espírito Santo é inconfundível pela sua ação e unção, e assim devemos chamá-lO, e não ficar criando nomenclaturas e apelidos com essa mania de "Espírito Santo DE DEUS". Aliás, o Pai e o Filho também são Pessoas espirituais, pois Deus é puro espírito. Somente a segunda Pessoa da Trindade possui Corpo Glorioso, pois assumiu a nossa humanidade, sendo em tudo igual a nós, exceto pelo Pecado, encarnou-se no seio da Virgem Maria (Mãe de Deus), padeceu, morreu na cruz pela nossa salvação (Credo Niceno-Constantinopolitano), foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, apareceu a Maria Madalena, aos discípulos de Emaús, aos onze (sem Tomé), aos doze, apareceu a uma multidão e ascendeu (subiu) ao céu onde está à direita de Deus Pai, com o Espírito Santo (de Deus), onde reina e de novo há de vir na Parusia.

  8. geraldo wanderley

    fiquei inpresionado com tanta informaçao,não sabia mais
    como fazer a respeito de, imagens, cultos a santos sou novo na fé e estava presizando de ajuda.
    meu paroco me esclareceu algumas coisas, e disse:
    procuri mais, graças A DEUS encontrei esta pagina no
    internet, não sou bom nas palavras, mai tinha que dexar o
    meu agrdecimento a maravilhosas informaçao e esclarecimento.
    pesso a DEUS agora que ilumine o seu caminho.
    e não dexistamos de procurar a verdade, obrigado.

  9. maria joao

    A confusão que a maior parte dos crentes não Catolicos faz tem a ver com os verbos "ADORAR" e "VENERAR"! Ou seja, nós veneramos os Santos mas Adoramos um só DEUS!penso que basta explicar isto!!bem haja!

  10. Jacques P. Heinsen

    A muito tempo cheguei a duvidar da santa igreja católica por causa de sementes ruins que semeavan em mim. Ouvia pessoas de Deus que clamavam ao senhor Deus e o que conseguiam era invocar os mortos para depois os mandarem embora. Diziam acerca da outra igreja como nós fossemos concorrência, que éramos idólatras e que o véu rasgou-se de cima a baixo. Abri meu coração ao verdeadeiro evangelho e não ao evangelho que eles diziam ser o antigo testamento e então fui me alimentando da verdade. O véu rasgou-se de cima a baixo porque Deus se irou com o seu povo, os judeus, que não acreditaram no salvador, aprendi tambem como o espírito santo age verdadeiramente em nós e que a idolátria se refere a adorar aquilo que não é Deus. Então se você coloca o sexo em primeiro lugar no seu interior espiritual, você de certo vai gostar tanto desse mundo, que não vai mais o largar, não terá família e se tiver, cometerá adulterio. Se for o alcool, você se viciará e se tornará alcólatra. É tão bom viver só com o nescessário que Deus nos dá. Na bíblia nosso jesus bebe vinho! e ao contrário do que alguns dizem ser suco de uva, a palavra vinho é a fermentação do suco de uva então passa ser alcool. Então por que que nosso Deus diz "NÃO SE EMBRIAGUEIS" será que o suco de uva daquele tempo embriagava??? Ainda acerca da idolatria, quem vive para o dinheiro e o coloca na frente de Deus, uma hora vai passar a perna em um irmão e em outra vai deixar de ajudar um irmão nescessitado. Para reparar o tempo que perdí em otras doutrinas, só me orgulhando de ser católico e pregando o evangelho verdadeiro que é o nosso cristo!!!! Fiquem na paz de cristo e com o amor de Maria!!

  11. Andre Fay

    Venho a agradecer pelas esclarecedoras respostas aos ataques agudos, que os catolicos recebem do meio protestante com relação ao assunto…. Ainda mais como no meu caso que também tive e tenho contatos com o meio protesntante…. e confesso que que se não estivermos realmente bem embasados e certos no que cremos como catolicos em relação a palavra; poderemos em pouco tempo aceitar a tais objeções como verdadeiras, e criamos uma grande confusão e até mesmo um enfraquecimento na fé….. migrando para outras igrejas sem de fato conhecer a verdade.

  12. Lucas

    Os católicos não adoram imagens, uma prova disso é que o maior texto bíblico que condena a idolatria só existe na bíblia católica, sendo inexistente na bíblia dos protestantes (Sabedoria, capítulos 13 e 14), ou seja, quem são os protestantes para criticar os católicos?

    Trechos do livro da Sabedoria (existente apenas na bíblia católica):

    Tudo está numa confusão completa – sangue, homicídio, furto, fraude, corrupção, deslealdade, revolta, perjúrio, perseguição dos bons, esquecimento dos benefícios, contaminação das almas, perversão dos sexos, instabilidade das uniões, adultérios e impudicícias – porque o culto de inomináveis ídolos é o começo, a causa e o fim de todo o mal.
    (Seus adeptos) incitam o prazer até a loucura, ou fazem vaticínios falsos, ou vivem na injustiça, ou, sem escrúpulo, juram falso, porque, confiando em ídolos inanimados, esperam não ser punidos de sua má fé.
    Contudo, o castigo os atingirá por duplo motivo: porque eles desconheceram a Deus, afeiçoando-se aos ídolos, e porque são culpados, por desprezo à santidade da religião, de ter feito juramentos enganadores.

    Os protestantes, que acusam os católicos de adorarem ídolos, retiraram este texto, assim como o livro da Sabedoria da bíblia, sendo este livro inexistente na bíblia protestante, se eles condenam a idolatria, então porque retiraram este texto?

    Como disseram acima, o Deuteronômio afirma que Deus mandou confeccionar imagens, nâo para adorá-las, mas com um sentido espiritual.

    Nós, católicos, adoramos somente a um só Deus, não adoramos a santos e anjos, apenas veneramos e os honramos como os amigos de Deus, sem adorá-los nem colocando-os no lugar d'Ele, pois somente Jesus Cristo deve ser adorado, pois só existe um Deus. afinal, como foi dito, idolatria não é o uso de imagens no culto divino, mas prestar a uma criatura o culto de adoração que devemos exclusivamente a Deus.

  13. marcos

    concordo em gênero,número e grau. parabéns!

  14. Antonio

    Qual o significado de adorar?: amar demais/amor sem limite/sem barreiras ilimitado.

    Totalmente diferente de venerar que e ter carinho, consideração, respeito por aqueles que o Senhor do Universo escolheu para nos revelar a existência do Verbo Divino o qual esta no mundo no meio de vós e vós não vê.

    Maria foi convidada a fazer parte mistério. O que antes era mistério com o nascimento deixou de ser mistério pois o Verbo se fez carne. Por isso amo-a e respeito-a. Sempre amarei Maria, mãe de Jesus, minha Luz e Meu Senhor…

  15. Tharita Dias

    Ja pasei por muitas humilhações por ser catolica, como por exemplo: ja pisei em igrejas evangelicas,ate aí nada d+, mas qd um amigo evangelico entrar na igreja catolica é dificil, primeiro por causa da imagen, segundo toda hora fala de passagens da biblia , como señ lesse a biblia e o pior achar que ñ temos fé, pq ñ ficamos toda hora falando de Jesus, fé é sentida e é nas ações que ela se fortalece e se manifesta. Pra mim so há um DEUS e ñ preciso provar a 3º que creio e adoro meu Senhor.

  16. Fernanda Aparecida P

    'Amar á Deus sobre todas as coisas" é assim que nós católicas fazemos, quando nos acusam de adorar imagem é porque precisam conhecer os ensinamentos de nossa igreja são leigos ou receberam informações falsas de outras pessoas. Amamos á Deus, nossa Mãe, que é aquela que foi escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus, que o concebeu pelo poder do Espirito Santo é a Nossa interrcessora e a pedido de Jesus que antes de pedir a ele ou a Deus pedir a Maria para levar até a ele. por isso sempre que vemos uma imagem de Maria Nossa Mãe, lembramos de todo amor de filhos, a olhamos mesma coisa que estamos olhando a uma foto e pedimos sua intercessão e demostramos nosasa gratidão de Mãe para filho. Sobre os santos foram pessos que existiram , que serviram á Deus e tiveram seus nomes marcados através da história que tiveram e agora estão juntos a Deus e também pedimos a sua intercessão, sobre os anjos são seres celestes invocados para nos ajudar a servir e louvar a Deus….

  17. Eucimar

    Lc 16,13 diz: "Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro."
    Portanto, ao por-se o dinheiro como fator de salvação muitos estão caíndo em idolatria e sequer têm conhecimento disso.

    Certo dia escutei um protestante que dizia ter sido salvo de um assalto por "dizimar e ofertar regularmente", outro usava uma pulseira que pedia que Deus não esquecesse o fato de ele ser dizimista. Ora se para obter livramentos e ser reconhecido por Deus fosse realmente necessário a disposição de valores financeiros, os pobres financeiramente já estaria condenados.

    Muitos citam as promessas aos santos como exemplo de idolatria, porém há igrejas que fazem da doação de determinadas somas verdadeiros "pagamentos" antecipados de promessas, esses são os mesmos que condenam a suposta idolatria praticada pelos católicos.

    Quando ouço essa abominação de que os católicos são idólatras, tento mostrar a verdade e o equívoco da pessoa que me diz isso, quando não sou suficientemente covincente, interrompo a "discursão" e deixo que seu próprio discernimento tente ajudar.

    É fato que nós (católicos) sabemos que não somos idólatras, sabemos o valor que a própria bíblia dá aos santos de Deus, por isso, sendo católicos verdadeiramente, essas falsas acusações nunca abalará a nossa fé!

    Paz e bem,

    A todos a paz de Jesus e o amor de Maria.

  18. Martha

    Ameei, agora vo pode fala tudo isso, para todos q criticam oq nos catolicos fazemos,! ?

  19. dozzinho

    Tudo é muito simples.

    Quem traduziu a Bíblia do aramaico, hebraico e gredo para o latim foi a igreja católica bem antes de aparecer o protestantismo, portanto, ninguém melhor para interpletar a Bíblia corretamente do que nós católicos.

    Deixem esses protestantes que não entendem nada de interpletação da Bíblia pra lá.

    Uma coisa é vc multilar a Bíblia e tirar uma pequena frase isolada e falar dela sem um mínimo fundamento, outra coisa e vc ler toda a Bíblia e ver que a adoração das imagens que é falada é sobre deuses pagãos, o que não tem nada haver com nossos santos que muitos nos honra com a vida exemplar de dedicação ao nosso Deus o qual adoramos.

  20. Josy

    Oi,foi otimo ter econtrado esse texto …sou catolica graças DEUS ,ontem mesmo passei por uma situação semelhante de discriminação por ser catolica e adorar imagens cheguei a ser acusada de não obter salvação por ser catolica,por duas pessoas evangelicas que me falaram o tempo todo das passagens biblicas dizendo que idolatria era pecado e que isso não era palavra delas e sim da biblia a verdade daa bibliaa chegou a me mandar escritios essas passagens,Deus me abençoou que vi esse texto e tenho argumentos mais que concisos para debater com qualquer proxima pessoa que há de me julgar..obrigada bjs♥

  21. MARIO SERGIO

    AI DE NOS SE NÃO FOSSE OS BONS EXENPLOS DOS SANTOS PARA NOS MOSTRAR QUE TBM SOMOS CAPAZES DE ALCANÇAR A GRAÇA.

    POR ISSO DEVEMOS SEMPRE ADORAR A SANTICIMA TRINDADE E CLARO VENERARMOS OS SANTOS QUE É EXEMPLO DA GRAÇA DE DEUS NA TERRA.

    DEUS ABENÇOE A TODOS.

    MARIO SERGIO-PAROQUIA NSª SRª DO PERPETUO SOCORRO EM BARREIRAS NA BAHIA.

  22. O que é o exorcismo? demonio encarnam no corpo humano?

  23. MARCIO

    COMO É MARAVILHOSO UMA RELIGIÃO QUE TEM MÃE NÉ ,maria merecedora de toda nossa honra e gloria , sao miguel expulsou satanas dos ceus e por ai vai , temos que ser catolicos firmes na palavras , para que os protestantes nao nos ataque sem motivos , pois a igreja catolica é do tempo de cristo a mais de 2.000 anos e a igreja protestante tem pouco mais que 200 anos temso que defender nossa igreja catolica tanto a renovaçao carismatica catolica , como a tradicional , boa noite , a paz de Cristo e o amor de Maria

  24. sandra

    ´´MARIO SERGIO
    27 agosto 2010 às 19:2324
    AI DE NOS SE NÃO FOSSE OS BONS EXENPLOS DOS SANTOS PARA NOS MOSTRAR QUE TBM SOMOS CAPAZES DE ALCANÇAR A GRAÇA.
    POR ISSO DEVEMOS SEMPRE ADORAR A SANTICIMA TRINDADE E CLARO VENERARMOS OS SANTOS QUE É EXEMPLO DA GRAÇA DE DEUS NA TERRA.
    DEUS ABENÇOE A TODOS.
    MARIO SERGIO-PAROQUIA NSª SRª DO PERPETUO SOCORRO EM BARREIRAS NA BAHIA“

    ADORAR a santicima trindade!!
    Esta escrito na biblia q devemos adorar somente DEUS!!!Santos sao exemplos de pessoas q seguiram e cumpriram a palavra de DEUS!!N sao DEUS portanto n devemos adora-los!!!Eram pessoas cm nos!!

  25. Pollyanne

    Foi muito esclarecedor esse post. Informação é tudo. Tenho buscado me informar sobre a doutrina da minha igreja (católica). Não quero ser pega pelas palavras erradas. Quero a verdade! Sobre a questão da idolatria, muito me deixou na dúvida. Ainda bem que nas minhas orações peço sabedoria e discernimento. Tenho tais graças concedidas por quem? Através da Virgem Santa. O que ela mesmo disse nas bodas de Canãa? "fazei tudo o que ele vos pedir." Oh mil graças a minha mãezinha! Ela tem me ajudado muito nesse processo. Através dela tenho recebido graças, porque ELE negaria um pedido de sua mãe? Não foi por causa dela que ele iniciou toda sua trajetória mesmo que ELE tivesse dito que ainda não era a sua hora? O fato de haver imagens, puxa vida, pq ser condenada por isso? A imagem não pode me acusar idolatria. Um exemplo: Tenho no meu quarto uma imagem da sagrada família e todas vezes que estou distraída, até mesmo esquecida de DEus, ali está aquela imagem pra me lembrar que Deus foi encarnado. Que o protestantes possam entender isso. Rezemos por todos nós irmãos.

  26. NELSON FIGUEIREDO

    QUE A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E O AMOR E INTERCESSÃO DE MARIA ESTEJ COM TODOS.
    Sou católico Apostolico Romano e passei por muitas duvidas com relação a tudo que esta sendo dito nos comentarios anteriores, inclusive minha fe ficou muito abalada.
    Graças a intercessão de Nossa Senhora, de tanto que minha esposa orou pedindo-lhe, minha mente aos poucos foi sendo acalmada e hoje meus pensamentos são tranquilos.
    Amo a Jesus, Maria e aos santos que intercedem por nós junto ao Pai maravilhoso., mas ciente de que ninguém e maior do que ELE. Adoro a Deus com todas as minhas forças e so tenho uma coisa a dizer a voces irmãos que sofrem com os ataque de evangélicos que nao estão preparados para pregar a palavra de Deus e são facilmente influenciados por elementos que apenas querem tirar sua paz, engando e os ensinando a nos atacar.
    Perdoem estes ataques, orem por todos os que falam bobagens sem saber o que dizem. Sigam o exemlo de Jesus, que em seu ultimo suspiro pediu ao Pai que perdoasse seus algozes. Dessa maneira nos estaremos mostrando a estas pessoas que somos verdadeiros cristãos.
    Que a paz de jesus e o amor de Maria estejam com voces.

  27. hamilton gomes da si

    emgraçado, os protestantes quando ouve um testemunho de alguem que: já matou, roubou, traficou foi macumbeiro… deliram de alegria porque este diz que está convertido "séra"? só DEUS sabe porque só ele vê o coração do homem. agora nós temos muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito o que agradecer a DEUS pelas pessoas que consideramos como santos porque fizeram a vontade de DEUS são elas: madre tereza de calcuta, são francisco de assis, irmã dulce, o papa joão paulo 2 e muito mais. esses sim temos que delirar de alegria pelos feitos em prol da humanidade dando exemplo de amor a trindade santa e ao próximo. não tenhamos dúvidas da fé que profeçamos, pois o nosso DEUS foi, é e sempre sera aquele que fundou a Igreja a mais de 2000 anos, sem contar que MARIA santissima que não cometeu nenhum pecado e ainda sim é blasfemada por aqueles que se dizem adoradores de deus. parabéns e a paz de nosso senhor JESUS CRISTO esteja com todos, e o amor de MARIA tambem.

    • Maria Almeida

      Não esquecendo do nosso amado irmão apóstolo Paulo, antes perseguidor da igreja, mas que posteriormente se tornaria um dos maiores propagadores do evangelho, do verdadeiro e puro evangelho.

  28. claudomiro

    as imagem foram dignas de sua fé devemos reconhece sempre o amor que eles(as) tiveram por Deus

  29. milani lori

    A minha maior alegria é pertencer Á IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, UNA SANTA E PECADORA; FUNDADA POR JESUS CRISTO E QUERIDA POR DEUS. VIVO A MINHA FÉ ,RESPEITO AS OUTRAS IGREJAS, POIS AFINAL DE CONTAS SOMOS IRMÃOS EM CRISTO E FILHOS DO MESMO PAI QUE NOS CRIOU À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. O QUE FALTA NAS PESSOAS É O RESPEITO MÚTUO, AMOR.

    ANTES DE CRITICAR ALGUÉM VOCÊ DEVE CONHECER, QUEM SABE SE AS PESSOAS QUE CRITICAM OS CATÓLICOS ESTUDASSEM A DOUTRINA, A FÉ CATÓLICA, TALVEZ VIRIAM PARA O CATOLICISMO, POR5TANTO: "SÓ SE AMA AQUILO QUE SE CONHECE" AMO A MINHA IGREJA PORQUE ESTUDEI, LEIO A BÍBLIA.

    A PAZ DE CRISTO LORI MILANI

  30. João Pedro

    Sou catequista e este assunto já me atormentou muito (ADORADORES DE IMAGENS). corri atras para tirar as duvidas na minha paróquia e o Irmão me disse elas, as imagens nunca foram para substituir Deus, elas nos fazem lembrar o estas pessoas foram, o seu exemplo de vida, exemplo São Paulo e outros. Sempre na senda das duvidas porque então as pessoas principalmente as mais velhas? Ele, o irmão me disse estão a pedir intercepsão ajuda, pois se em vida fizeram milagres em nome de Jesus, no ceu vai ser mais facil nos ajudadrem. Por outra As imagens servem, se mão for ofença para decorar as igrejas.

  31. Pedro

    Ave Maria!
    Louvo ao Senhor Jesus pela maravilhosa obra que Ele realiza no coração de vocês que construíram esse site!
    Para mim, foi de grandessíssima ajuda, pois estive procurando informar-me mais sobre minha religião, por tanto, tudo o que nela existe…
    Agradeço muito a Deus pelo dom da vida de todos nós, Seus filhos, e pela Magnitude que Ele mesmo representa…
    Deus os abençoe e Maria Santíssima esteja sempre a interceder por vocês!
    Muito obrigado!

  32. aluizio

    parabenizo o autor deste pequeno esclarecimento sobre adoração de imagens, eu estava confuso a respeito deste assunto, porque os evangelicos batia muito nesta tecla mais agora estou firmada no entendimento

  33. Jonathan

    Nossos irmãos protestantes também falam que Maria teve varios outros filhos e que não é virgem. Então entra a questão "Por que Jesus Cristo na Cruz não entregou Maria a seus supostos "irmãos" e sim a João?" Todos nós sabemos que naquele momento Jesus entregou a João que significava toda a humanidade a Maria Santíssima… Se nós realmente porcurassimos ler a história da nossa Santa Igreja Católica, nunca deixariamos a nossa fé por outra fé.

    Paz e Graça a todos!!

  34. joel

    que Deus dos mais altos céus,nos dê entendimento e nos faça filhos sem machas e sem pecados afim de nós o adorarmos em espírito e em verdade,para que possamos no dia do juizo final não escutarmos "apartai-vos de mim,tive fome e não me deste de comer,tive sede e não me deste de beber".

  35. lulu

    sempre é bom ir na missa é uma alegria satisfatoria

  36. Eu fiquei muito feliz de encontrar este texto! Quanta sabedoria! Somente por obra do Espírito Santo isso seria possível! Parabéns!!!

Deixe uma resposta

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén