A homilia do papa francisco na casa santa marta

banners-ANUNCIO-MICROSITO-MISAS4-PORT

Para conhecer Jesus, é preciso se envolver com Ele. Foi o que destacou o Papa Francisco na Missa desta manhã na Casa Santa Marta. O Santo Padre afirmou que não se pode conhecer Jesus na “primeira classe”,mas na vida cotidiana de todos os dias. Assim, indicou as três linguagens necessárias para conhecer Jesus: “da mente, do coração e da ação”.

Quem é ele, de onde vem? O Papa desenvolveu sua homilia a partir da pergunta que Herodes faz a si mesmo sobre Jesus. Uma interrogação – disse – que na realidade se colocam todos aqueles que encontram Jesus. É uma pergunta “que se pode fazer por curiosidade” ou “se pode fazer por segurança”. E observa que lendo o Evangelho, vemos que “alguns começam a sentir medo deste homem, porque pode levar a um conflito com os romanos”. “Mas quem é este que causa tantos problemas?”, se pergunta. Porque, na verdade – disse o Papa – “Jesus provoca problemas”:

“Não se pode conhecer Jesus sem ter problemas. E eu ousaria dizer: Se quiseres ter problemas, siga o caminho para conhecer Jesus. E terá não um, mas muitos problemas! Mas é o caminho para conhecer Jesus! Não se pode conhecer Jesus na primeira classe! Jesus se conhece no caminhar cotidiano de todos os dias. Não se pode conhecer Jesus na tranqüilidade, nem mesmo na biblioteca…Conhecer Jesus!”

Certamente, acrescentou o Pontífice, “se pode conhecer Jesus no Catecismo”, porque “o Catecismo nos ensina muitas coisas sobre Jesus”. Devemos estudá-lo e aprendê-lo”. Assim “conhecemos o Filho de Deus, que veio para salvar-nos; entendemos toda a beleza da história da Salvação, do amor do Pai, estudando o Catecismo”. Todavia, observou, quantos leram o Catecismo da Igreja Católica desde que foi publicado 20 anos atrás?

“Sim, se deve conhecer Jesus no Catecismo. Mas não é suficiente conhecê-lo com a mente: este é um passo. Mas é necessário conhecer Jesus no diálogo com Ele, falando com Ele, na oração, de joelhos. Tu sabes coisas de Jesus, mas não vai com aquele conhecimento que te dá o coração na oração. Conhecer Jesus com a mente, com o estudo do catecismo; conhecer Jesus com o coração, na oração, no diálogo com Ele. Isto nos ajuda bastante, mas não o suficiente….Existe um terceiro caminho para conhecer Jesus: é a sequela. Ir com Ele, caminhar com Ele”.

É necessário “ir, percorrer os seus caminhos, caminhando”. É necessário, afirmou o Santo Padre, “conhecer Jesus com a linguagem da ação”. Somente com essas três linguagens – da mente, do coração e da ação – conheceremos Jesus e nos envolveremos com Ele”:

Não se pode conhecer Jesus sem envolver-se com Ele, sem apostar a vida por Ele. Quando tanta gente – também nós – fazemos esta pergunta ‘Mas quem é ele?’, a Palavra de Deus nos responde: ‘Tu quer conhecer quem é este? Leia o que a Igreja te diz d’Ele, fale com Ele na oração e percorra a sua estrada com Ele. Assim tu conhecerás quem é este homem’. Este é o caminho! Cada um deve fazer a sua escolha!”.