Melhoram relações entre Igreja Católica e Rússia

Segundo o arcebispo da Mãe de Deus em Moscou

MOSCOU, sexta-feira, 17 de julho de 2009 (ZENIT.org).- O arcebispo da arquidiocese da Mãe de Deus, em Moscou, expressou sua satisfação pela melhora das relações entre a Igreja Católica e o governo.

“Os sinais positivos e concretos de melhora das relações entre a comunidade católica e as autoridades governamentais estão emergindo na Federação Russa e isto nos dá esperança no futuro”, declarou Dom Paolo Pezzi a L’Osservatore Romano.

Também destacou a esperança que isso supõe para “o estabelecimento e o crescimento de relações diplomáticas plenas entre a Santa Sé e a Federação Russa”.

Atualmente, a Santa Sé mantém relações especiais com a Federação Russa, que dispõe de uma representação diplomática ante a Santa Sé.

O arcebispo percebe “uma melhora das relações entre a Igreja Católica e o poder civil, tanto no âmbito central como no local”.

Estes sinais positivos residem na “possibilidade de enfrentar e de resolver positivamente certas questões relativas à presença da Igreja na Rússia”.

Entre essas questões, destacou “o reconhecimento da comunidade católica a diferentes níveis” e “uma colaboração no que se refere à problemática dos lugares de culto”.

“Há uma disponibilidade para dialogar e para perceber nossas preocupações e encontrar uma solução”, afirmou o prelado.

O arcebispo não deixou de recordar, contudo, certas problemáticas. “No âmbito local, temos respostas diferentes: em certas comunidades há sinais positivos de colaboração, enquanto que em outras, as dificuldades perduram”.

“De qualquer forma, quando há dificuldades, percebemos um maior interesse e uma implicação maior do poder político central para responder a nossas necessidades”, explicou.

Para Dom Pezzi, “devemos ser conscientes de que nossa esperança se baseia em nossa fé e precisamente isso nos proporciona um olhar otimista e construtivo, também nas relações com o poder político”.

Veja tambem  Vaticano reflete sobre a influência da ideologia do gênero na família e no matrimônio

Livros recomendados

A Inquisição – Um Tribunal de MisericórdiaCoração de Cristo, OMatrimônios Santos





Comentários no Facebook:

comments

Anteriores

Visita de Obama ao Papa: esperança na luta contra aborto

Próximo

Importância da devoção mariana para as vocações

  1. Gentil A. Nobre de C

    Que Nossa Senhora interceda ainda mais pelo povo a Federação Russa, para quem possam professaram nossa Fé e serem testemunhas da caridade e amor de nosso Deus, amém. E rezo pelo Arcebispo que tenha cada vez mais discernimento e piedade de nossos irmãos russos e os aproximem da única verdade (Jesus) amém, Nossa Semhora Mãe de Deus Rogai por Nós.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén