1. O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo:

2. Faze a contagem dos filhos de Caath, dentre os Levitas, segundo as suas casas e as suas famílias,

3. desde a idade de trinta anos para cima até aos cinquenta, de todos os que entram para assistirem e ministrarem no tabernáculo da reunião.

4. Este é o serviço dos filhos de Caath, no tabernáculo da reunião: referir-se-á a coisas santíssimas.

5. Filtrarão Aarão e seus filhos, quando se tiverem de mover os acampamentos, descerão o véu, que está pendente diante da porta, envolverão nele a arca do testemunho,

6. cobri-la-ão ainda com uma coberta de peles roxas, e estenderão por cima um pano todo de púrpura violácea, e meterão os varais.

7. Envolverão, também, num pano de púrpura violácea a mesa da proposição, e porão com ela os turíbulos e os grãozinhos, os copos e as taças para as libações; os pães estarão sempre sobre ela.

8. Estender-lhe-ão por cima um pano carmesim, o qual cobrirão ainda com uma coberta de peles roxas, e meterão os varais.

9. Tomarão também um pano de púrpura violácea, com o qual cobrirão o candeeiro com as lâmpadas e as suas tenazes e espevitadores e todos os vasos de azeite, que são necessários para preparar as lâmpadas:

10. sobre todas estas coisas lançarão uma coberta de peles roxas, e meterão os varais.

11. Envolverão também o altar de ouro num pano de púrpura violáceas e estenderão por cima uma coberta de peles roxas e meterão os varais.

12. Envolverão, num pano de púrpura violácea, todos os utensílios, com que se faz serviço no santuário, estenderão por cima uma coberta de peles roxas e meterão os varais.

13. Limparão também as cinzas do altar, estenderão sobre ele um pano de púrpura;

14. porão em cima todos os utensílios que se usam no serviço, isto é, os braseiros, as tenazes e os tridentes, os garfos e as pás. Cobrirão todos os utensílios do altar com uma coberta de peles roxas, e meterão os varais.

15. Depois que Aarão e seus filhos tiverem envolvido o santuário com todos os seus utensílios ao levantar dos acampamentos, então entrarão os filhos de Caath para levarem o que estiver embrulhado; não tocarão nos utensílios do santuário, para que não morram. Estes são os cargos dos filhos de Caath relativamente ao tabernáculo da reunião,

16. O seu chefe será Eleázaro, filho do sacerdote Aarão, que terá a seu cuidado o azeite para preparar as lâmpadas, o incenso de composição, a oblação perpétua e o óleo da unção, bem como tudo o que pertence ao serviço do tabernáculo, e todos os utensílios que há no santuário.

17. O Senhor falou a Moisés e a Aarão, dizendo:

18. Não queirais exterminar os filhos da linhagem de Caath do meio dos Levitas.

19. Procedei de modo que vivam, e não morram ao tocarem as coisas santíssimas. Aarão e seus filhos entrarão, e eles mesmos disporão os encargos de cada um, e separarão o que deve cada um levar.

20. Os outros não olhem com curiosidade para as coisas que há no santuário antes de estarem embrulhadas, aliás morrerão.

21. O Senhor falou a Moisés, dizendo:

22. Tira também a conta dos filhos de Gerson, segundo as suas casas patriarcais, segundo as suas famílias,

23. desde os trinta anos para cima até aos cinquenta. Conta todos os que entram e servem no tabernáculo da reunião.

24. Este é o ofício da família dos Gersonitas:

25. Levarão as cortinas do tabernáculo, o texto da aliança, a segunda coberta, a coberta das peles roxas que está por cima, o véu que está pendurado à entrada do tabernáculo da reunião,

26. as cortinas do átrio, e o véu da entrada que está diante do tabernáculo. Todas as coisas que pertencem ao altar, os condões e os utensílios do ministério,

27. levá-las-ão os filhos de Gerson, debaixo das ordens de Aarão e de seus filhos, e cada um saberá que serviço deve prestar.

28. Este é o serviço da família dos Gersonitas no tabernáculo da reunião, e estarão sujeitos a Itamar, filho do sacerdote Aarão.

29. Contarás também os filhos de Merari, segundo as suas famílias e as casas de seus pais,

30. desde os trinta anos para cima até aos cinquenta, todos que têm algum ofício, que prestam serviço no tabernáculo da reunião.

31. Estes são os seus cargos: Levarão as tábuas do tabernáculo, os seus varais, as colunas, as suas bases,

32. e também as colunas que estão ao redor do átrio com as suas bases, estacas e cordas. Receberão por conta todos os vasos e alfaias, e assim as levarão.

33. Este é o serviço da família dos Meraritas e o seu ministério no tabernáculo da reunião; estarão às ordens de Itamar, filho do sacerdote Aarão,

34. Moisés, Aarão e os príncipes da sinagoga fizeram o recenseamento dos filhos de Caath segundo as famílias e as casas de seus pais,

35. desde os trinta anos para cima até aos cinqüenta, (isto é) de todos os que entram no serviço do tabernáculo da reunião:

36. Contaram dois mil e setecentos e cinqüenta.

37. Este é o número dos da estirpe de Caath, que entraram no tabernáculo da reunião, contados por Moisés e Aarão, segundo a ordem dada pelo Senhor por meio de Moisés.

38. Foram também contados os filhos de Gerson segundo as famílias e casas de seus pais,

39. desde os trinta anos para cima até aos cinqüenta, todos os que entram para ministrar no tabernáculo da reunião;

40. acharam-se dois mil e seiscentos e trinta.

41. Estes são os da estirpe dos Gersonitas, que Moisés e Aarão contaram segundo a ordem do Senhor.

42. Foram também contados os filhos de Merari segundo as famílias e casas de seus pais,

43. desde os trinta anos para cima até aos cinquenta, todos os que entram a exercer as suas funções no tabernáculo da reunião,

44. e foram achados três mil e duzentos.

45. Este é o número dos filhos de Merari, que Moisés e Aarão contaram, segundo a ordem dada pelo Senhor por meio de Moisés.

46. Todos os que foram contados dentre os Levitas, e de quem Moisés e Aarão e os príncipes de Israel fizeram o recenseamento segundo as famílias e casas de seus pais,

47. desde os trinta anos para cima até aos cinquenta, que entravam para o serviço do tabernáculo ou para o seu transporte,

48. foram ao todo oito mil quinhentos e oitenta.

49. Moisés, conforme a ordem do Senhor, contou-os cada um segundo o seu ofício e os seus cargos, como o Senhor lhe tinha ordenado.





“Lembre-se de que os santos foram sempre criticados pelas pessoas deste mundo, e puseram sob seus pés o mundo e as suas máximas .” São Padre Pio de Pietrelcina