1. Estes são os preceitos, as cerimônias, as ordenações, que o Senhor vosso Deus me mandou ensinar-vos, para que as observeis na terra, à qual estais para passar, a fim de tomar posse dela,

2. para que temas o Senhor teu Deus, e, observando todos os seus mandamentos e preceitos, que eu te intimo a ti, a teus filhos e netos, durante todos os dias da tua vida, vivas largos anos.

3. Ouve, ó Israel, cuida de fazer o que o Senhor te mandou, para que te suceda bem e te multipliques muito na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais.

4. Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

5. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força.

6. Estas palavras, que eu hoje te intimo, estarão (gravadas) no teu coração;

7. tu as ensinarás a teus filhos, e as meditarás sentado em tua casa, andando pelo caminho, estando no leito, e ao levantar-te.

8. Atá-las-ás à tua mão como um sinal, elas estarão como um frontal diante dos teus olhos,

9. e escrevê-las-ás sobre o limiar e sobre as portas da tua casa.

10. Quando o Senhor teu Deus te tiver introduzido na terra que a teus pais Abraão, Isaac e Jacob, jurou dar-te: grandes e excelentes cidades, que tu não edificaste,

11. casas cheias de todos os bens, que não encheste, cisternas, que não abriste, vinhas e olivais, que não plantaste;

12. quando comeres e te fartares

13. abstém-te cuidadosamente de esquecer o Senhor, que te tirou da terra do Egipto, da morada da escravidão. Temerás o Senhor teu Deus, só a ele servirás, e jurarás pelo seu nome.

14. Não seguirás os deuses estrangeiros de nenhuma das nações, que estão à roda de ti,

15. porque um Deus zeloso, o Senhor teu Deus, está no meio de ti, não suceda que o furor do Senhor teu Deus se acenda contra ti, e te extermine da superfície da terra.

16. Não tentarás o Senhor teu Deus, como o tentaste no Lugar da Tentação.

17. Guarda os preceitos do Senhor teu Deus, as leis e as cerimônias que te prescreveu:

18. faze o que é agradável e bom diante do Senhor, para que te suceda bem, e para que entrando, possuas aquela terra excelente, que o Senhor jurou a teus pais

19. quando exterminasse diante de ti todos os teus inimigos, como disse.

20. Quando teu filho amanhã te perguntar, dizendo: Que são estas leis, cerimônias, ordenações, que o Senhor nosso Deus nos prescreveu?

21. - tu lhe responderás: Nós estávamos escravos de Faraó no Egipto, e o Senhor tirou-nos do Egipto com mão poderosa,

22. e à nossa vista fez no Egipto milagres e grandes prodígios contra Faraó e contra toda a sua casa,

23. e tirou-nos de lá, para nos fazer entrar na posse da terra que, com juramento, havia prometido a nossos pais.

24. O Senhor mandou-nos que observássemos todas estas leis, que temêssemos o Senhor nosso Deus, para que nos suceda bem durante todos os dias da nossa vida, como sucede hoje.

25. Será para nós justiça guardar e observar todos os seus preceitos na presença do Senhor nosso Deus, como ele no-lo mandou.





“Que Jesus o aperte sempre mais ao Seu divino coração. Que Ele o alivie no sofrimento e lhe dê o abraço final no Paraíso.” São Padre Pio de Pietrelcina