1. “Eis as ordenações, as leis e os preceitos que o Senhor, vosso Deus, me or­denou ensinar-vos, a fim de que os pratiqueis na terra aonde ides entrar para tomar posse dela.

2. Assim, temerás o Senhor, teu Deus, observando todos os dias de tua vida, tu, teu filho e neto, todas as leis e os mandamentos que te prescrevo, e teus dias serão prolongados.

3. Tu os ouvirás, pois, ó Israel, e cuidarás de cumpri-los, para que sejas feliz e te multipliques copiosamente na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais.

4. Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

5. Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.*

6. Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração.

7. Tu os inculcarás a teus filhos e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares.

8. Hás de prendê-los à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos.

9. Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa.

10. Quando o Senhor, teu Deus, te tiver introduzido na terra que a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó, jurou te dar; grandes e excelentes cidades que não construíste,

11. casas mobiliadas e cheias de toda a sorte de coisas, que não ajuntaste, poços que não cavaste, vinhas e olivais que não plantaste, e quando comeres à saciedade,

12. então, guarda-te de esquecer o Senhor que te tirou do Egito, da casa da servidão.

13. Temerás o Senhor, teu Deus, a ele servirás o teu culto e só jurarás pelo seu nome.*

14. Não seguireis outros deuses entre os das nações que vos cercam,

15. porque o Senhor, teu Deus, que mora no meio de ti, é um Deus zeloso; sua cólera se inflamaria contra ti e te apagaria de sobre a terra.

16. Não provocareis o Senhor, vosso Deus, como o tentastes em Massa.*

17. Observareis suas ordenações, seus preceitos e suas leis.

18. Farás o que é bom e reto diante dos seus olhos, para que sejas feliz e possuas a terra que o Senhor jurou a teus pais dar-te,

19. quando expul­sasse de diante de ti todos os teus inimigos, como disse o Senhor.

20. Quando teu filho te perguntar mais tarde: ‘Que são estes mandamentos, estas leis e estes preceitos que o Senhor, nosso Deus, nos prescreveu?’. Tu lhe responderás:

21. ‘Éramos escravos do faraó, no Egito, e a mão poderosa do Senhor libertou-nos.

22. À nossa vista operou o Senhor prodígios e grandes e espantosos sinais contra o Egito, contra o faraó e toda a sua família.

23. Tirou-nos de lá para conduzir-nos à terra que, com juramento, havia prometido a nossos pais dar-nos.

24. O Senhor ordenou-nos que observássemos todas essas leis e temêssemos o Senhor, nosso Deus, para sermos sempre felizes e para que nos conservasse a vida, como o fez até o presente.

25. Seremos, pois, tidos por justos, se tivermos o cuidado de nos conformar a toda essa lei dian­te do Senhor, nosso Deus, como ele nos mandou’.”

Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.

6,4. Estes versículos resumem em sua profundidade os princípios essenciais da religião. Numerosos israelitas os lembram diariamente, como fez Jesus, em Mt 22,37s (Mc 12,29s); Lc 10,27.

6,13. Textos utilizados por Cristo para repelir o Tentador: Mt 4,7.10 (Lc 4,8.12). A respeito de Massa, ver Ex 17,1-7.




Livraria Católica

Conheça esses e outros livros em nossa livraria.



“Tente percorrer com toda a simplicidade o caminho de Nosso Senhor e não se aflija inutilmente.” São Padre Pio de Pietrelcina