1. Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho.

2. Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifícios aos Baals e queimaram ofertas aos ídolos.

3. Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles.

4. Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e dei-lhes alimento.*

5. Ele voltará para o Egito e o assírio será seu rei, porque não quiseram voltar-se para mim.*

6. A espada devastará suas cidades, destruirá seus filhos, que colherão assim o fruto de suas obras.

7. Meu povo é inclinado a separar-se de mim, convidam-no a subir para o Altíssimo, mas ninguém procura elevar-se.*

8. Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão.*

9. Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir.

10. Eles seguirão o Senhor, que rugirá como um leão; ao seu rugido tremerão os filhos do Ocidente;

11. os egípcios tremerão como uma ave, e os assírios, como uma pomba. Eu os farei habitar em suas casas – oráculo do Senhor.*

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11,4. Uma rédea: texto alterado.

11,5. Como já foi dito, o Egito figura a escravidão.

11,6. Texto corrompido. Pode-se conjecturar também a tradução seguinte: Os filhos de meu povo serão enforcados junto de suas cidades, sob os olhos daqueles que vão à cidade, e ninguém os tirará dali.

11,8. Adama e Seboim tiveram a mesma sorte que Sodoma e Gomorra. Ver Gn 14,1-8; 19,24-29; Dt 29,23.

11,10. Os filhos do ocidente: literalmente os filhos do mar. Segundo outra interpretação, seriam os israelitas dispersos que acorreriam ao apelo de Deus.




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“Diga ao Senhor: Faça em mim segundo a Tua vontade, mas antes de mandar-me o sofrimento, dê-me forças para que eu possa sofrer com amor.”. São Padre Pio de Pietrelcina