Judite, 3

Bíblia Ave Maria

1 Então, os reis e os príncipes de todas as cidades e de todas as províncias, da Síria, da Mesopotâmia, da Síria de Sobal, da Líbia e da Cilícia, enviaram seus delegados a Holofernes para lhe dizerem:*

2 “Cessa a tua indignação contra nós. É melhor que vivamos servindo o grande rei Nabucodonosor e submetendo-nos a ti, do que morrermos, depois de havermos sofrido, além da nossa perda, os males da escravidão.

3 Eis aí todas as nossas cidades, todas as nossas possessões, todas as nossas montanhas e colinas, nossos campos, nosso gado, nossos rebanhos de cordeiros e de cabras, nossos cavalos e nossos camelos, todos os nossos bens e nossas famílias.

4 Tudo o que nos pertence depende de ti, de ora em diante.

5 Somos teus escravos, nós e nossos filhos.

6 Vem a nós como um senhor pacífico e emprega os nossos serviços como te parecer melhor”.

7 Holofernes desceu então das montanhas com suas poderosas forças de cavalaria e apoderou-se de todas as cidades e de todos os habitantes do país.

8 Levou de todas as cidades, para suas tropas auxiliares, homens valentes e escolhidos para a guerra.

9 Era tão grande o terror daquelas províncias, que os principais e os magistrados de todas as cidades saíam com o povo ao seu encontro

10 e o acolhiam com coroas e archotes, dançando ao som dos tamborins e das flautas.

11 Mas não conseguiram, apesar disso, abrandar a ferocidade daquele coração.

12 Ele destruiu as suas cidades e cortou os seus troncos sagrados.

13 Pois Nabucodo­nosor havia-lhe ordenado que exterminasse todos os deuses da terra, para que só ele fosse chamado deus por todas as nações que lhe conquistasse o poder de Holofernes.

14 Ele, atravessando a Síria de Sobal, toda a Apameia e toda a Mesopotâmia, chegou aos idumeus, na terra de Gabaá.

15 Depois de haver conquistado suas cidades, fez ali uma parada de trinta dias, durante os quais juntou todas as forças de seu exército.




Versículos relacionados com Judite, 3:

Judite 3 descreve a preparação do exército assírio liderado por Holofernes para invadir várias nações, incluindo Judá. O capítulo também menciona a opressão dos israelitas por Nabucodonosor, rei da Assíria. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Judite 3:

Daniel 1:2: "O Senhor entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei de Judá, alguns dos utensílios do templo de Deus. Ele os levou para a terra de Sinar, para o templo dos seus deuses, e colocou os utensílios no tesouro do seu deus." Este versículo menciona a opressão dos israelitas por Nabucodonosor, que é um tema em Judite 3.

2 Reis 17:5-6: "O rei da Assíria invadiu toda a terra e cercou Samaria. Por três anos ele a sitiou, e no nono ano do reinado de Oseias, o rei da Assíria tomou Samaria e levou o povo de Israel para o exílio na Assíria. Ele os colocou em Hala, em Habor, no rio Gozã e nas cidades dos medos." Este versículo descreve a invasão da Assíria em Israel, que é semelhante à invasão planejada em Judite 3.

Isaías 10:5-7: "Ai da Assíria, vara da minha ira, em cujas mãos está o bastão do meu castigo! Eu o envio contra uma nação ímpia, contra um povo que me enfurece; para saqueá-lo e despojá-lo, para pisá-lo como se pisa o lodo das ruas." Este versículo descreve Deus usando a Assíria como instrumento de castigo contra nações ímpias, que pode ser visto em Judite 3.

2 Crônicas 36:15-16: "O Senhor, o Deus dos seus antepassados, enviou-lhes mensageiros constantemente, pois ele tinha compaixão do seu povo e da sua morada. Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as suas palavras e zombaram dos seus profetas, até que a ira do Senhor contra o seu povo se tornou tão grande que já não havia remédio." Este versículo descreve como o povo de Israel se desviou de Deus e zombou dos seus profetas, o que pode ter contribuído para a opressão dos israelitas por Nabucodonosor.

2 Crônicas 33:11-13: "Por isso, o Senhor trouxe contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, que prenderam Manassés, o amarraram com correntes e o levaram para a Babilônia. Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, seu Deus, e se humilhou profundamente perante o Deus de seus antepassados. E, quando orou a ele, o Senhor o ouviu e atendeu à sua súplica, trazendo-o de volta a Jerusalém e ao seu reino.


Chapters: