Tito, 1

Bíblia Ave Maria

1 Paulo, servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para levar aos eleitos de Deus a fé e o profundo conhecimento da verdade que conduz à piedade,

2 na esperan­ça da vida eterna prometida em tempos longínquos por Deus veraz e fiel,

3 que na ocasião escolhida manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,

4 a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Salvador!

5 Eu te deixei em Creta para acaba­res de organizar tudo e estabeleceres anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei.

6 (Devem ser escolhidos entre) quem seja irrepreensível, casado uma só vez, tenha filhos fiéis e não acusados de má conduta ou insubordinação.

7 Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.

8 Ao contrário, seja hospitaleiro, amigo do bem, prudente, justo, piedoso, continente,

9 firmemente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina e rebater os que a contradizem.

10 Com efeito, há muitos insubmissos, charlatães e sedutores, prin­cipalmente entre os da circuncisão.

11 É necessário tapar-lhes a boca, porque transtornam famílias inteiras, ensinando o que não convém, e isso por vil espírito de lucro.

12 Um dentre eles, o “profeta” deles disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, feras selvagens, glutões preguiçosos”.*

13 Esta asserção reflete a verdade. Portanto, repreende-os seve­ramente, para que se mantenham sãos na fé,

14 e não dêem ouvidos a fábulas judaicas nem a preceitos de homens avessos à verdade.

15 Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descren­tes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas.

16 Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática o renegam, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra.




Versículos relacionados com Tito, 1:

Tito 1 aborda as qualidades necessárias para os líderes da igreja, incluindo bispos e presbíteros. Paulo enfatiza a importância de ter líderes que sejam irrepreensíveis em seu comportamento e ensino, e que sejam capazes de refutar aqueles que ensinam falsas doutrinas. Além disso, ele destaca a necessidade de líderes que sejam bons administradores e que saibam liderar suas famílias. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Tito 1:

1 Timóteo 3:2: "É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, honesto, hospitaleiro e apto para ensinar." Este versículo se concentra nas qualidades necessárias para ser um bispo, que incluem ser irrepreensível, ter um bom comportamento e ser capaz de ensinar.

1 Pedro 5:2: "Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade." Este versículo destaca a importância de liderar o rebanho de Deus de forma voluntária e com boas intenções, em vez de ser motivado pela ganância.

1 Timóteo 3:4-5: "Ele deve governar bem a própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito, pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?" Esse versículo enfatiza a importância de um líder ter habilidades de liderança em sua própria família antes de liderar a igreja.

Tito 2:7: "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade." Este versículo fala sobre a importância de ter integridade e sobriedade na doutrina, bem como dar um bom exemplo através de boas obras.

2 Timóteo 2:15: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." Este versículo destaca a importância de manejar bem a palavra da verdade e ser aprovado por Deus como um obreiro sem vergonha.


Chapters: