Cântico dos Cânticos, 1

Bíblia Ave Maria

1 O mais belo dos Cânticos de Salomão.*

2 – Ah! Beija-me com os beijos de tua boca! Porque os teus amores são mais deliciosos que o vinho,*

3 e suave é a fragrância de teus perfumes; o teu nome é como um perfume derramado: por isso, amam-te as jovens.

4 Arrasta-me após ti; corramos! O rei introduziu-me nos seus aposentos. Exultaremos de alegria e de júbilo em ti. Tuas carícias nos inebriarão mais que o vinho. Quanta razão há de te amar!

5 Sou morena, mas sou bela, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Cedar, como os pavilhões de Salomão.*

6 Não repareis em minha tez morena, pois fui queimada pelo sol. Os filhos de minha mãe irritaram-se contra mim; puseram-me a guardar as vinhas, mas não guardei a minha própria vinha.

7 Dize-me, ó tu, que meu coração ama, onde apascentas o teu rebanho, onde o levas a repousar ao meio-dia, para que eu não ande vagueando junto aos rebanhos dos teus companheiros.

8 – Se não o sabes, ó tu, a mais bela das mulheres, vai, segue as pisadas das ovelhas e apascenta os cabritos junto às cabanas dos pastores.

9 – À égua dos carros do faraó eu te comparo, ó minha amada.

10 Tuas faces são graciosas entre os brincos, e o teu pescoço entre colares de pérolas.

11 Faremos para ti brincos de ouro com glóbulos de prata.

12 – Enquanto o rei descansa em seu divã, meu nardo exala o seu perfume.

13 O meu bem-amado é para mim como um saquitel de mirra que repousa entre os meus seios;

14 o meu bem-amado é para mim um cacho de uvas nas vinhas de Engadi.

15 – Como és formosa, amada minha! Como és bela! Teus olhos são como pombas.*

16 – Como és belo, meu amado! Como és encantador! O nosso leito é um leito verdejante.

17 As vigas de nossa casa são de cedro, suas traves, de cipreste!




Versículos relacionados com Cântico dos Cânticos, 1:

O capítulo 1 do livro de Cânticos é uma introdução à história de amor entre o noivo e a noiva, expressada por meio de poesia e metáforas. A noiva anseia pela presença do noivo, descrevendo-o como um homem atraente e encantador. Os versículos abaixo abordam temas como amor, beleza, atração e desejo, que são centrais na história contada no livro de Cânticos.

Provérbios 5:18-19: "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente." Esses versículos falam sobre a importância de apreciar e se alegrar com a companhia da esposa, assim como o noivo e a noiva fazem em Cânticos.

1 João 4:18: "No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor." O amor é um tema central em Cânticos, e esse versículo destaca a importância de um amor sem medo, baseado em confiança e segurança.

Provérbios 31:30: "Enganosa é a graça, e vã é a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." A noiva em Cânticos é descrita como bela e atraente, mas esse versículo ressalta a importância de uma beleza interior baseada no temor e na adoração a Deus.

Salmos 42:1: "Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" O desejo e a saudade pela presença do amado(a) são temas recorrentes em Cânticos, e esse versículo mostra como essa sensação pode ser intensa e profunda.

Provérbios 27:19: "Assim como em águas o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem." A conexão entre o noivo e a noiva em Cânticos é descrita como profunda e íntima, e esse versículo ressalta a importância da comunicação e da conexão emocional em qualquer relacionamento.


Chapters: