Judite, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Então os reis e os príncipes de todas as cidades e províncias, a saber, da Síria, da Mesopotâmia, da Síria de Sobal, da Líbia, e da Cilícia, enviaram os seus embaixadores, os quais, apresentando-se a Holofernes, disseram;

2 Cesse a tua indignação contra nós, porque é melhor que vivamos sendo vassalos do grande rei Nabucodonosor, sujeitando-nos a ti, do que morramos, depois de havermos sofrido os males da escravidão.

3 Todas as nossas cidades, todas as nossas possessões, todas as nossas montanhas e colinas, os nossos campos, as nossas manadas de bois, rebanhos de ovelhas e de cabras, cavalos e camelos, todas as nossas riquezas e famílias estão diante de ti (à tua disposição);

4 tudo está debaixo da tua lei.

5 Nós e nossos filhos somos teus escravos.

6 Vem a nós como um senhor pacifico e emprega os nossos serviços como bem te aprouver.

7 Então ele (sem fazer caso destas propostas) desceu dos montes com as suas poderosas forças de cavalaria e apoderou-se de todas as cidades e de todos os habitantes daquela terra.

8 Tomou de todas as cidades, para suas tropas auxiliares, os homens robustos e aptos para a guerra.

9 Foi tão grande o medo que se apoderou daquelas províncias, que os habitantes principais de todas as cidades, as pessoas mais distintas, à sua chegada, saíam-lhe ao encontro juntamente com os povos,

10 recebendo-o com coroas e com archotes, dançando ao som de tambores e de flautas.

11 Todavia, nem mesmo fazendo isto, puderam abrandar a ferocidade daquele coração,

12 porque não só lhes destruiu as suas cidades, mas também lhes cortou os seus bosques sagrados.

13 Efectivamente o rei Nabucodonosor tinha-lhe mandado que exterminasse todos os deuses da terra, a fim de que só ele fosse chamado deus por aquelas nações que pudessem ser subjugadas pelo poder de Holofernes.

14 Este, atravessando a Síria de Sobal, toda a Apaméa e toda a Mesopotâmia, chegou aos Idumeus na terra de Cabaa.

15 Depois de haver conquistado as suas cidades, demorou-se lá trinta dias, durante os quais mandou que se juntassem todas as tropas do seu exército.




Versículos relacionados com Judite, 3:

Judite 3 descreve a preparação do exército assírio liderado por Holofernes para invadir várias nações, incluindo Judá. O capítulo também menciona a opressão dos israelitas por Nabucodonosor, rei da Assíria. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Judite 3:

Daniel 1:2: "O Senhor entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei de Judá, alguns dos utensílios do templo de Deus. Ele os levou para a terra de Sinar, para o templo dos seus deuses, e colocou os utensílios no tesouro do seu deus." Este versículo menciona a opressão dos israelitas por Nabucodonosor, que é um tema em Judite 3.

2 Reis 17:5-6: "O rei da Assíria invadiu toda a terra e cercou Samaria. Por três anos ele a sitiou, e no nono ano do reinado de Oseias, o rei da Assíria tomou Samaria e levou o povo de Israel para o exílio na Assíria. Ele os colocou em Hala, em Habor, no rio Gozã e nas cidades dos medos." Este versículo descreve a invasão da Assíria em Israel, que é semelhante à invasão planejada em Judite 3.

Isaías 10:5-7: "Ai da Assíria, vara da minha ira, em cujas mãos está o bastão do meu castigo! Eu o envio contra uma nação ímpia, contra um povo que me enfurece; para saqueá-lo e despojá-lo, para pisá-lo como se pisa o lodo das ruas." Este versículo descreve Deus usando a Assíria como instrumento de castigo contra nações ímpias, que pode ser visto em Judite 3.

2 Crônicas 36:15-16: "O Senhor, o Deus dos seus antepassados, enviou-lhes mensageiros constantemente, pois ele tinha compaixão do seu povo e da sua morada. Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as suas palavras e zombaram dos seus profetas, até que a ira do Senhor contra o seu povo se tornou tão grande que já não havia remédio." Este versículo descreve como o povo de Israel se desviou de Deus e zombou dos seus profetas, o que pode ter contribuído para a opressão dos israelitas por Nabucodonosor.

2 Crônicas 33:11-13: "Por isso, o Senhor trouxe contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, que prenderam Manassés, o amarraram com correntes e o levaram para a Babilônia. Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, seu Deus, e se humilhou profundamente perante o Deus de seus antepassados. E, quando orou a ele, o Senhor o ouviu e atendeu à sua súplica, trazendo-o de volta a Jerusalém e ao seu reino.


Chapters: