Mosaico decorativo

1. José foi, pois, conduzido ao Egito, e Putifar Egípcio, eunuco de Faraó e general do exército, comprou-o aos Ismaelitas, que o tinham levado.

2. O Senhor era com ele, e tudo o que fazia lhe sucedia pròsperamente: habitava em casa do seu senhor,

3. o qual conhecia muito bem que o Senhor era com ele, o qual (Deus) fazia prosperar em suas mãos tudo o que José fazia.

4. José achou graça diante do Senhor, a quem prestava serviço: tendo recebido dele a superintendência de todas as coisas, governava a casa que lhe tinha sido confiada, e tudo o que lhe fora entregue.

5. O Senhor abençoou a casa do Egípcio, por causa de José, e multiplicou todos os seus bens, tanto em casa como no campo.

6. (Putifar) não tinha outro cuidado que pôr-se à mesa a comer. José era de rosto formoso e aspecto gentil.

7. Pelo que, passados muitos dias, lançou sua senhora os olhos sobre José e disse: Dorme comigo.

8. Mas de, não consentindo de modo algum na execrável acção, disse-lhe: Se o meu Senhor, tendo entregue tudo nas minhas mãos, não pede contas do que tem em sua casa,

9. e nada há que não esteja em meu poder, ou que me não tenha sido confiada, excepto tu, que és sua mulher, como posso eu cometer esta maldade, e pecar contra o meu Deus? (ver nota)

10. Ainda que, todos os dias, a mulher falasse (no mesmo assunto) ao jovem, ele recusava estar com ela.

11. Mas aconteceu que, um dia, entrando José em casa, para fazer o seu serviço, sem que ninguém o visse,

12. ela, segurando-o pela orla do seu vestido, disse-lhe: Dorme comigo. Mas ele, deixando a capa na sua mão, fugiu e saiu para fora.

13. A mulher, vendo a capa na suas mãos, e (vendo) que era desprezada,

14. chamou a si a gente da casa e disse: Vede, trouxe-nos este homem hebreu para zombar de nós; veio ter comigo para me seduzir, e, tendo eu gritado,

15. ele, ao ouvir a minha voz, deixou a capa, em que eu pegava, e fugiu para fora.

16. Em prova da sua fidelidade mostrou ao marido, quando ele voltou para casa, a capa com que tinha ficado,

17. e disse: Aquele servo hebreu, que trouxeste, veio ter comigo para abusar de mim:

18. porém, ouvindo-me gritar, deixou a capa, em que eu pegava, e fugiu para fora.

19. Ao ouvir isto, o senhor, demasiado crédulo nas palavras da mulher, irou-se em extremo

20. e lançou José no cárcere, onde estavam detidos os presos do rei, e ali ficou ele encarcerado.

21. O Senhor, porém, foi com José; compadecido dele, fê-lo encontrar graça diante do governador da prisão,

22. o qual confiou à sua vigilância todos os presos que estavam no cárcere: tudo o que se fazia, era feito por sua ordem.

23. Nem sequer (o governador) tomava conhecimento de coisa alguma, depois que lhe confiou tudo, porque o Senhor era com ele e fazia prosperar todas as suas obras.


Die Bibel in einem Jahr lesen

Werde Teil unserer Community und lese die gesamte Bibel in 365 Tagen. Ein strukturierter und inspirierender Weg, deinen Glauben und deine Bibelkenntnis zu vertiefen.