1. Mas vós, Deus nosso, sois benfazejo e verdadeiro, vós sois paciente e tudo governais com misericórdia;*

2. com efeito, mesmo se pecamos, somos vossos, porque conhecemos vosso poder; mas não pecaremos, cientes de que somos considerados como vossos.*

3. Porque conhecer-vos é a perfeita justiça, e conhecer vosso poder é a raiz da imortalidade.*

4. Não fomos seduzidos pelas invenções da arte corruptora dos homens nem pelo vão trabalho dos pintores: borrada figura de cores misturadas,

5. cuja vista excita os desejos dos insensatos, fantasma inanimado de uma imagem sem vida que provoca a paixão!*

6. Cativados pelo mal, não merecem esperar senão o mal, os que o fazem, os que o amam e os que o veneram.*

7. Eis, portanto, um oleiro que amassa laboriosamente a terra mole, e forma diversos objetos para nosso uso, mas da mesma argila faz vasos destinados a fins nobres e outros, indiferentemente, para usos opostos. Para qual destes usos cada vaso será aplicado? O oleiro será o juiz.

8. Do mesmo barro, forma também, como obreiro perverso, uma vã divindade, ele que, ainda há pouco, nasceu da terra, e em breve voltará a ela, de onde foi tirado, quando lhe serão pedidas as contas de sua vida.

9. Ele mesmo não tem preocupação alguma com o próprio desfalecimento, nem com a brevidade da vida; ele rivaliza, pelo contrário, com aqueles que trabalham o ouro e a prata, imita os que trabalham o cobre.

10. Pó é o seu coração, mais vil que a terra sua esperança, e põe sua glória em fabricar objetos enganadores. E mais desprezível que o barro é sua vida,*

11. porque não reconheceu aquele que o formou, aquele que lhe inspirou uma alma ativa e lhe insuflou o espírito vital.*

12. Para ele a vida é um divertimento, e nossa existência um mercado lucrativo, “porque – diz ele –, é preciso aproveitar-se de tudo, mesmo do mal.”

13. Mais que qualquer outro, esse homem sabe que peca, fazendo do mesmo barro vasos frágeis e ídolos.*

14. Ora, verdadeiramente, muitos insensatos, mais infortunados que a alma da criança, são os inimigos de vosso povo, que o oprimiram,*

15. porque eles também tiveram por deuses todos os ídolos das nações, que não podem servir-se de seus olhos para ver, que não têm nariz para aspirar o ar, nem ouvidos para ouvir, nem os dedos das mãos para apalpar, e cujos pés são incapazes de andar;

16. foi, com efeito, um homem que os fez, formou-os alguém que recebeu a alma de empréstimo. Nenhum homem pode fazer um deus, mesmo semelhante a si próprio,

17. porque, sendo ele próprio mortal, morto é tudo que produz com suas mãos ímpias. De fato, ele vale mais que os objetos que venera; ele, pelo menos, tem vida, enquanto os ídolos não a têm.

18. Chega-se até a adorar os mais odiosos animais, que são piores ainda que os outros animais irracionais,*

19. que nem mesmo possuem o que outros seres vivos possuem: bastante beleza para serem amados, e que foram excluídos da aprovação e da bênção de Deus.

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15,1. Benfazejo e verdadeiro: em oposição aos falsos deuses que são incapazes de fazer o bem a seus adoradores.

15,2. Vossos: mesmo quando ofendem seu Deus, os israelitas não o abandonam de modo definitivo, porque conhecem seu poder e temem o castigo. O próprio pensamento de pertencer a Deus os fará no futuro fugir do pecado.

15,3. Conhecer-vos: a fé é o começo da justiça. Vosso poder: o temor é o começo da sabedoria.

15,5. Os desejos: muitos desses ídolos pagãos excitavam, por sua indecência, os desejos impuros.

15,6. Esperar o mal: literalmente – eles são dignos de semelhantes (isto é, más) esperanças.

15,10. Enganadores: porque são falsos deuses e porque imitam, por meio de algum verniz, o ouro, a prata ou o bronze.

15,11. Alma, espírito: são uma só e mesma realidade, sendo a alma esse espírito, princípio de vida e de atividade que Deus, na Criação, insuflou no homem.

15,13. Mais que qualquer outro: trata-se aqui da concupiscência que o guia, e não mais de um sentimento errôneo, mas talvez religioso.

15,14. Ora, verdadeiramente: transição para voltar aos inimigos do povo hebreu, os egípcios, que adoravam, além de seus ídolos, os de outras nações.

15,18. Odiosos: a serpente, cujo aspecto repugna e que parece ter-se subtraído à aprovação primitiva e à bênção divina, servindo ao demônio para tentar Eva.




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“Peçamos a São José o dom da perseverança até o final”. São Padre Pio de Pietrelcina