1. Quem é aquele que vem de Edom, de Bosra, as vestes tintas, envolvido em um traje magnífico, altaneiro na plenitude de sua força? Sou eu, que luto pela justiça e sou poderoso para salvar.*

2. Por que, pois, tuas roupas estão vermelhas como as vestimentas daquele que pisa num lagar?

3. Eu pisei sozinho o lagar, e ninguém dentre os povos me auxiliou. Então, eu os calquei com cólera, esmaguei-os com fúria; o sangue deles espirrou sobre meu vestuário, manchei todas as minhas roupas.*

4. É que eu desejava um dia de vingança, e o ano da redenção dos meus havia chegado.

5. Olhei, então, e não houve pessoa alguma para me ajudar; estranhei que ninguém me viesse amparar; então, apelei para meu braço e achei forças na minha indignação.

6. Por isso, na minha cólera, arrasei os povos, na minha fúria triturei-os, fazendo correr seu sangue pela terra.

7. Quero celebrar os benefícios do Senhor e seus gloriosos feitos, por tudo o que fez em nosso favor, e por sua grande bondade, com a qual nos cumulou na sua ternura e na riqueza de seu amor.

8. “Verdadeiramente” – dizia de si para si –, “aqueles são meu povo, filhos que não me renegarão.” E tornou-se seu salvador

9. em todas as suas aflições. Não era um mensageiro nem um anjo, mas sua própria face que os salvava. No seu amor e na sua ternura ele mesmo os livrava do perigo. Durante o passado sustentou-os e amparou-os constantemente.*

10. Mas revoltaram-se, ofenderam seu santo espírito, desde então tornou-se inimigo deles, e lhes fez guerra. Então, se lembraram dos dias de outrora, de Moisés, seu servo.*

11. Onde está aquele que tirou dos céus o pastor de seu rebanho? Onde está aquele que pôs nele seu santo Espírito?*

12. Aquele que à direita de Moisés atuou com o seu braço glorioso, e dividiu as águas diante dos seus para assegurar-se um renome eterno;

13. e os conduziu através dos abismos, sem tropeçarem, como o cavalo em descampado.

14. Como ao animal que desce ao vale, o Espírito do Senhor os levava ao repouso. Foi assim que conduzistes vosso povo, para afirmar vosso glorioso renome.*

15. Olhai do alto do céu e vede de vossa santa e gloriosa morada: Que foi feito de vosso amor ciumento e de vosso poder, e da emoção de vosso coração? Dai livre expansão à vossa ternura,*

16. porque sois nosso pai. Abraão, de fato, nos ignora, e Israel não nos conhece; sois vós, Senhor, o nosso pai, nosso Redentor desde os tempos passados.*

17. Por que, Senhor, desviar-nos para longe de vossos caminhos, por que tornar nossos corações insensíveis ao vosso temor? Voltai, por amor de vossos servos e das tribos de vossa herança!

18. Por que pagãos invadiram vosso templo, e nossos inimigos pisaram vosso santuário? Há muito tempo estamos como gente que já não governais, e que não traz vosso nome.

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63,1. De Edom, de Bosra: muitos críticos pensam dever, por uma ligeira modificação do hebraico, substituir os nomes pelos qualificativos: “púrpura” e “vindimador”. De fato, a seguir só se trata do massacre geral das nações pagãs; no entanto, Edom era o tipo detestado (ver cap. 34). Sou eu que luto: texto incerto. O Senhor, voltando da carnificina sob a figura de um guerreiro, dá a réplica ao profeta.

63,3. Sangue: a mesma palavra significa – líquido, suco ou sumo, umidade; lágrima; sangue. Ap 14,18s.

63,7. Esta oração, profundamente comovente e de uma elevada espiritualidade, não pode referir-se senão ao tempo em que o exílio se prolongava desesperadamente. É preciso aproximá-la dos Sl 73; 76; 78 e das Lamentações. Grande bondade: as palavras para com a casa de Israel perturbam o ritmo elegíaco muito regular. Por isso, é melhor suprimi-las.

63,9. Um anjo: no judaísmo tardio, a expressão o anjo do Senhor serviu de perífrase para designar Deus. Antes era um subalterno distinto. Após a adoração do bezerro de ouro, Deus recusa guiar ele próprio o povo e o coloca sob a guia de seu anjo. Os hebreus ficam desolados. A pedido de Moisés, Deus cedeu e condescendeu em guiá-los ele mesmo. Ver Ex 33,1s; 12,17. A face é um equivalente do nome sagrado. O texto hebraico é incompleto; o texto grego conserva a boa forma.

63,10. Ofenderam: ofender o santo Espírito de Deus é desobedecer às instruções que Deus dá pelos chefes aos quais anima com seu Espírito. Ver Nm 11,25-30; At 7,51; Ef 4,30.

63,11. O pastor: Moisés exposto no Nilo. Nele: segundo o hebraico – entre eles. Ver, porém, Nm 11,25.

63,13. Texto dúbio, provavelmente mutilado. O sentido geral é, no entanto, claro.

63,15. A emoção de vosso coração: literalmente – o frêmito de vossas entranhas.

63,16. O culto de nossos grandes antepassados é ineficaz.




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“Um filho espiritual perguntou a Padre Pio: Como posso recuperar o tempo perdido? Padre Pio respondeu-lhe “Multiplique suas boas obras!” São Padre Pio de Pietrelcina