1. Ai de Ariel, ai de Ariel, a cidade em que Davi acampou! Ajuntai um ano a outro; que se complete um ciclo de festas,*

2. e cercarei Ariel, e haverá prantos e gemidos; e tu te tornarás para mim como um ariel.*

3. Acamparei contra ti como Davi, eu te cercarei de acampamentos e levantarei trincheiras contra ti.

4. Falarás baixinho, da terra; tua voz sufocada subirá da poeira tua voz sairá da terra como a de um espectro, tua palavra se elevará da poeira como um ganido.*

5. A multidão de teus inimigos será como a poeira fina; a multidão de teus soldados será como a palha, que voa, pois, de repente,

6. serás visitada pelo Senhor dos exércitos com forte trovão, tremor de terra e estrondos, tempestade, furacão e chamas de fogo devorador.

7. Como se dissipa um sonho, uma visão noturna, assim se desvanecerá a multidão das nações que atacam Ariel, os acampamentos e as trincheiras daqueles que a sitiam.

8. Isso acontecerá tal como acontece com o esfomeado que sonha estar comendo e desperta com o estômago vazio, tal como o sequioso que sonha estar bebendo e acorda fatigado pela sede; assim será feito da multidão das nações que atacam a montanha de Sião.

9. Pasmai-vos e maravilhai-vos, obstinai-vos, feridos de cegueira, embriagai-vos, mas não de vinho, cambaleai, mas não por causa da bebida.

10. Porque o Senhor espalhou sobre vós um espírito de torpor, fechou vossos olhos e cobriu vossas cabeças.*

11. A revelação de todos esses acontecimentos permanece para vós como o texto de um livro selado. Quando o oferecem a um letrado, pedindo-lhe que o leia, ele responde: “Não posso, o livro está selado”;

12. se o oferecem a um iletrado, pedindo-lhe que o leia, ele responde: “Não sei ler”.

13. O Senhor disse: “Esse povo vem a mim apenas com palavras e me honra só com os lábios, enquanto seu coração está longe de mim e o temor que ele me testemunha é convencional e rotineiro,

14. por isso, continuarei a tratar esse povo de modo tão estranho que a sabedoria dos espertalhões se perderá e a inteligência dos astutos desaparecerá”.

15. Ai daqueles que querem esconder do Senhor seus desígnios, que fazem intrigas nas trevas e dizem: “Quem nos vê e quem nos conhece?”.*

16. Que perversidade a vossa! Pode-se tratar como barro o oleiro? Pode a obra dizer do artífice: “Ele nada me fez?” Pode o pote dizer do oleiro: “Ele nada entende disso?”.

17. Acaso, dentro de muito pouco tempo, não será o Líbano convertido em vergel, e o vergel não passará por floresta?*

18. Naquele tempo, os surdos ouvirão as palavras de um livro; e, livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão.*

19. Os humildes encontrarão cada vez mais ventura no Senhor e os homens mais pobres, graças ao Santo de Israel, estarão jubilosos.

20. Pois não haverá mais tiranos, já terá desaparecido o cético, e todos os que planejavam o mal serão exterminados;

21. os que, por uma palavra, acusam os outros; os que, à porta, procuram enganar o juiz e por um nada fazem o inocente perder sua causa.*

22. Por isso, eis o que disse o Senhor, o Deus da casa de Jacó, que resgatou Abraão: “Daqui em diante Jacó não será mais confundido, e seu rosto não mais empalidecerá,

23. porque, quando virem nele minha obra, bendirão o meu nome”. Glorificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel.*

24. Os espíritos desencaminhados aprenderão sabedoria, e os que murmuravam receberão instrução.

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29,1. Ariel designa Jerusalém, quer seja traduzido por “leão de Deus”, quer designe o fogo de um altar. A profecia se refere ao revés de Senaquerib diante de Jerusalém, em 701.

29,2. Tu te tornarás...: a cidade, banhada em sangue humano, justificará seu nome simbólico de ariel, altar.

29,4. Como os mortos, Jerusalém, reduzida a uma condição de espectro, só poderá elevar do chão uma dessas vozes de fantasmas que consultam os necromantes. A segunda parte do versículo parece uma glosa.

29,10. Vossas cabeças: uma glosa: os profetas, os videntes; é uma restrição indevida.

29,15. Os vv. 15-16, dirigidos contra a política da aliança egípcia, devem ser relacionados com o início do cap. 30.

29,17. Ver 32,15. O vergel passará por floresta: em relação à fertilidade vindoura, a fertilidade atual parecerá esterilidade.

29,18. Os surdos: trata-se da surdez e cegueira espirituais.

29,21. Por uma palavra...: outra tradução – por sua eloquência...: era à porta da cidade que se distribuía a justiça.

29,23. Virem...: uma glosa específica – seus filhos.




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“Os corações fortes e generosos não se lamentam, a não ser por grandes motivos e,ainda assim,não permitem que tais motivos penetrem fundo no seu íntimo.(P.e Pio) São Padre Pio de Pietrelcina