1. Eis a bênção que Moisés, o homem de Deus, pronunciou sobre os israelitas antes de morrer:

2. ‘‘O Senhor veio do Sinai e levantou-se para eles de Seir; resplandeceu do monte Farã, e chegou de Meriba de Cades, do sul às encostas das montanhas.

3. Sim, ele ama os povos. Todos os seus santos estão ao abrigo da sua mão, estão sentados a seus pés para receber as suas palavras.

4. Moisés nos prescreveu uma lei – herança da assembleia de Jacó.

5. Houve um rei em Jesurun, quando se reuniram os chefes do povo com as tribos de Israel.*

6. Que Rúben viva, e não morra jamais! E não seja reduzido a um punhado de homens.

7. Para Judá eis o que disse: ‘Ouvi, Senhor, a voz de Judá, guiai-o ao seu povo’. Enquanto suas mãos combatem por ele, vinde protegê-lo contra os inimigos.

8. Para Levi disse: ‘Dai vossos tumim e vossos urim ao homem que vos é fiel,* a quem provastes em Massa, com quem questionastes junto às águas de Meriba’.

9. Que diz de seu pai e sua mãe: ‘Não os tenho em consideração’; que não reconhece seus irmãos e ignora seus filhos. Eles observam a vossa palavra e guardam a vossa aliança;*

10. ensinam vossos preceitos a Jacó e vossa lei a Israel; apresentam o incenso ao vosso olfato e o holocausto sobre o vosso altar.

11. Abençoai, Senhor, sua obra e aceitai o trabalho de suas mãos. Fere as costas dos seus agressores e seus inimigos, para que não mais consigam levantar-se.

12. Para Benjamim disse: ‘Querido do Senhor, habita junto dele com segurança. O Altíssimo o protege sempre; repousa entre os seus ombros’.*

13. Para José disse: ‘Sua terra é abençoada pelo Senhor com os dons do céu e do orvalho, com os dons das fontes que brotam das profundezas,

14. com os melhores frutos do sol, os melhores frutos de cada mês,

15. as primícias dos montes antigos, o que há de melhor nas colinas eternas,

16. os frutos excelentes da terra, e tudo o que ela contém! Possa o favor daquele que habitou na sarça repousar sobre a cabeça de José, sobre a fronte do eleito entre os irmãos!

17. Glória a esse touro primogênito! São chifres de búfalo os seus chifres; com eles agride todos os povos até os confins da terra! Tais são as miríades de Efraim, tais os milhares de Manassés’.

18. Para Zabulon disse: ‘Sê feliz, Zabulon, nas tuas caminhadas, e tu, Issacar, nas tuas tendas!

19. Convocarão os povos à montanha para aí oferecerem sacrifícios justos, porque sorverão as riquezas do mar e os tesouros ocultos na areia’.

20. Para Gad disse: ‘Bendito seja quem dilatar Gad! Ele se agacha como uma leoa, e despedaça braço e cabeça;

21. escolheu para si as primícias da terra, porque ali estava a porção do chefe. Avança à frente do povo, cumprindo a justiça do Senhor e os seus juízos com Israel’.

22. Para Dã disse: ‘Dã é um leãozinho, que salta de Basã’.

23. Para Neftali disse: ‘Neftali, saciado de delícias, cumulado das bênçãos do Senhor, toma possessão do mar e do sul’.*

24. Para Aser disse: ‘Bendito seja Aser entre todos os filhos! Seja o favorito de seus irmãos e mergulhe os pés no óleo.*

25. Teus ferrolhos serão de ferro e bronze, e tua segurança durará toda a tua existência.

26. Ninguém como o Deus de Jesurun,

27. o Deus dos tempos antigos que é o teu refúgio e teu apoio os seus braços eternos, que, para te socorrer, cavalga o céu e as nuvens majestosamente. Expulsa o inimigo de diante de ti e te diz: Extermina!*

28. Israel habita em segurança, a fonte de Jacó corre, na solidão, numa terra de trigo e de vinho, o céu destila-lhe o orvalho.

29. Tu és feliz, ó Israel! Quem é, como tu, povo salvo pelo Senhor, escudo que te protege, espada que te engrandece? Teus inimigos virão adular-te, mas tu pisarás por cima deles’.”

Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.

33,5. Jesurun: ver 32,15 e nota.

33,8. Tumim e urim: ver Ex 28,30 e nota.

33,9. Os levitas devem pôr seus deveres sacerdotais, em particular o exercício da justiça, acima do amor a suas famílias.

33,12. O protege: alusão a Jerusalém.

33,23. O mar: o lago de Tiberíades; o sul: da Galileia.

33,24. Mergulha os pés no óleo: nada na abundância.

33,27. Teu apoio: texto incerto. Sentido provável: acharás sempre a segurança nos braços de Deus.




Livraria Católica

Conheça esses e outros livros em nossa livraria.



“A pessoa que nunca medita é como alguém que nunca se olha no espelho e, assim, não se cuida e sai desarrumada. A pessoa que medita e dirige seus pensamentos a Deus, que é o espelho de sua alma, procura conhecer seus defeitos, tenta corrigi-los, modera seus impulsos e põe em ordem sua consciência.” São Padre Pio de Pietrelcina