Mosaico decorativo

1. O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas,

1. Ora o Espírito diz formalmente que nos últimos tempos alguns apostatarão na fé, dando ouvido a espíritos enganadores e a doutrinas de demónios,

2. de hipócritas e impostores que, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia,

2. seduzidos por mentirosos hipócritas, cuja consciência está marcada com ferro em brasa,

3. proíbem o casamento, assim como o uso de alimentos que Deus criou para que sejam tomados com ação de graças pelos fiéis e pelos que conhecem a verdade.

3. que proíbem o matrimônio e o uso de alimentos, que Deus criou, para que, com ação de graças, participem deles os fiéis e aqueles que conhecem a verdade. (ver nota)

4. Pois tudo o que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com ação de graças.

4. Efetivamente, tudo o que Deus criou é bom, e não é para desprezar nada do que se toma com ação de graças,

5. Porque se torna santificado pela Palavra de Deus e pela oração.

5. porquanto é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

6. Recomenda esta doutrina aos irmãos, e serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da fé e da sã doutrina que até agora seguiste com exatidão.

6. Propondo estes ensinamentos aos irmãos, serás um bom ministro de Jesus Cristo, nutrido com as palavras da fé e da boa doutrina a que firmemente te ligaste.

7. Quanto às fábulas profanas, esses contos extravagantes de comadres, rejeita-as.

7. Rejeita as fábulas profanas, esses contos de velhas, e exercita-te na piedade.

8. Exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz algum pequeno proveito, a piedade, esta sim, é útil para tudo, porque tem a promessa da vida presente e da futura.

8. O exercício corporal para pouco serve, mas a piedade para tudo é útil, porque tem a promessa da vida presente e da futura. (ver nota)

9. Eis uma verdade absolutamente certa e digna de fé:

9. Palavra segura é esta, e digna de toda a aceitação.

10. se nos afadigamos e sofremos ultrajes, é porque pusemos a nossa esperança em Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, sobretudo dos fiéis.

10. Se padecemos trabalhos e combatemos, é porque esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.

11. Seja este o objeto de tuas prescrições e dos teus ensinamentos.

11. Manda estas coisas e ensina-as.

12. Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te mode­lo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.

12. Ninguém despreze a tua mocidade; sê, porém, modelo dos fiéis na palavra, no modo de tratar com o próximo, na caridade, na fé, na castidade.

13. Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.

13. Enquanto eu não vou, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino.

14. Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembleia dos anciãos te impôs as mãos.*

14. Não desprezes o dom espiritual que há em ti, o qual te foi dado (apesar dos teus poucos anos) em virtude de uma profecia (particular), pela imposição das mãos da assembleia dos presbíteros. (ver nota)

15. Põe nisto toda a dili­gência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento.

15. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, a fim de que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.

16. Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, tu te salvarás a ti mesmo e aos que te ouvirem.

16. Vela por ti e pelo teu ensino; persevera nestas coisas, porque, fazendo isto te salvarás a ti mesmo e aqueles que te ouvem.


Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.


Leia a Bíblia em um Ano

Junte-se a nossa comunidade e complete a leitura de toda a Bíblia em 365 dias. Um caminho estruturado e inspirador para aprofundar sua fé e conhecimento das Escrituras.