Isaías, 15

Bíblia Ave Maria

1 Oráculo contra Moab. Sim, atacada de noite, Ar-Moab foi destruída. Sim, atacada de noite, Quir-Moab foi destruída.*

2 O povo de Dibon subiu aos lugares altos para chorar, ao Nebo e ao Medaba: Moab lamenta-se. Todas as cabeças estão raspadas, todas as barbas cortadas.

3 Na rua vestem burel e lamentam-se nos terraços. Tudo geme e se desfaz em pranto.

4 Hesebon e Elale soltam gritos, e sua voz chega até Jasa. Também Moab sente seus rins fremirem e sua alma desfalecer.

5 Do fundo do coração Moab geme, seus fugitivos alcançam Segor em Eglat-Selísia. Sim, a subida de Luit, fazem-na chorando. Sim, pela estrada de Horonaim soltam gritos de aflição.

6 Ah! As águas de Nemrim se esgotaram. A erva secou, a relva murchou, e as plantas não mais existem.

7 Por isso, levam seus bens e suas provisões para além da torrente dos salgueiros.

8 Porque o clamor circula por todas as fronteiras de Moab, suas lamentações ecoam até Eglaim, suas lamentações atingem Beer-Belim.

9 Porque as águas de Dimon estão cheias de sangue porque enviarei sobre Dimon novos infortúnios, um leão contra os remanescentes de Moab e contra os que restarem no país sobrevivente de Adma.*




Versículos relacionados com Isaías, 15:

Isaías 15 descreve a destruição de Moabe, um povo vizinho de Israel. O capítulo narra a aflição e o desespero dos moabitas diante da invasão e do julgamento divino. A seguir, estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Isaías 15:

Jeremias 48:46: "Ai de ti, Moabe! O povo de Quemós pereceu, porque teus filhos foram levados cativos para o cativeiro, e tuas filhas, para o cativeiro." Este versículo fala sobre a captura e o exílio dos moabitas pelos babilônios, um evento que foi profetizado por Isaías em seu livro.

Salmos 60:8: "A Moabe lançarei o meu sapato; sobre Edom clamarei em alta voz; faze-me assim, ó Filisteia, por causa de mim." Este verso expressa a ira de Deus contra Moabe e outras nações inimigas de Israel.

2 Reis 3:27: "Então, tomou ele a seu primogênito, que devia reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro. E houve grande indignação em Israel; e retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra." Este verso relata um ato extremo de sacrifício humano cometido pelos moabitas em uma tentativa de escapar da derrota.

Jeremias 48:35: "E porei fim ao que oferece sacrifícios nos altos, e ao que queima incenso aos seus deuses." Este verso é uma profecia sobre a destruição dos altares de adoração a deuses pagãos em Moabe.

Ezequiel 25:8: "Assim diz o Senhor JEOVÁ: Porquanto Moabe e Seir dizem: Eis que a casa de Judá é como todas as outras nações." Este verso destaca a hostilidade dos moabitas em relação a Judá, a nação irmã de Israel.


Rozdziały: