Isaías, 50

Bíblia Ave Maria

1 Eis o que diz o Senhor: “Onde está a carta de divórcio pela qual eu teria repudiado vossa mãe? Ou, então, a qual de meus credores eu vos vendi? Está bem claro que por vossos crimes fostes vendidos, e por causa de vossos pecados vossa mãe foi repudiada.*

2 Então, por que não encontrei pessoa alguma quando vim? Por que ninguém respondeu ao meu apelo? Tenho eu realmente a mão demasiado curta para libertar, ou não tenho bastante força para salvar? Contudo, com uma simples ameaça, seco o mar e transformo as ondas em terra firme, de forma tal a faltar água para seus peixes, e seus animais perecerem de sede.*

3 Visto os céus com vestimentas de luto, e os cubro como de um cilício”.

4 O Senhor Deus deu-me a língua de um discípulo para que eu saiba reconfortar pela palavra o que está abatido. Cada manhã ele desperta meus ouvidos para que escute como discípulo;*

5 o Senhor Deus abriu-me o ouvido e eu não relutei, não me esquivei.

6 Aos que me feriam, apresentei as espáduas, e as faces àqueles que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos ultrajes e dos escarros.

7 Mas o Senhor Deus vem em meu auxílio: eis por que não me senti desonrado; enrijeci meu rosto como uma pedra, convicto de não ser desapontado.

8 Aquele que me fará justiça aí está. Quem ousará atacar-me? Vamos medir-nos! Quem será meu adversário? Que se apresente!

9 O Senhor Deus vem em meu auxílio: quem ousaria condenar-me? Cairão em frangalhos como um manto velho; a traça os roerá.

10 Que aqueles dentre vós que temem o Senhor ouçam a voz de seu Servo! Que aqueles que caminham no escuro, privados de luz, confiem no nome do Senhor e contem com o seu Deus!

11 Mas vós, que ateais um incêndio, que preparais projéteis inflamáveis, ide ao fogo do vosso incêndio, e dos projéteis que fizestes arder! É minha mão que vos imporá esse tratamento: sereis prostrados nos tormentos.*




Versículos relacionados com Isaías, 50:

O capítulo 50 de Isaías começa com uma pergunta retórica: "Por acaso, eu me divorciei de vocês, ó Israel?". A partir daí, o profeta explica que os problemas enfrentados pelo povo de Israel foram causados por sua própria infidelidade a Deus e sua desobediência aos seus mandamentos. Isaías enfatiza que Deus ainda está presente para ajudá-los, mas é necessário que o povo se arrependa e volte a segui-lo. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Isaías 50:

Deuteronômio 31:8: "O Senhor, Ele é quem vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te apavores." Este versículo fala da presença constante de Deus e da sua fidelidade para com o Seu povo.

Salmos 34:18: "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito." O Salmo 34:18 fala sobre a proximidade de Deus com aqueles que se arrependem e buscam a Sua ajuda.

Jeremias 3:22: "Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões." Este versículo mostra a disposição de Deus para perdoar e curar aqueles que se afastaram dele.

João 14:15: "Se me amais, guardai os meus mandamentos." Esse versículo destaca a importância da obediência aos mandamentos de Deus como prova de amor a Ele.

Hebreus 12:1-2: "Portanto, também nós, que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo peso e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus." Esse versículo incentiva os crentes a perseverarem na fé e a manterem os olhos fixos em Jesus, o exemplo perfeito de obediência e fidelidade a Deus.


Rozdziały: