Isaías, 15

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Oráculo contra Moab. Sim, atacada de noite, Ar-Moab foi destruída! Sim, atacada de noite, Kir-Moab foi destruída. (ver nota)

2 O povo de Dimon subiu aos altos para público, chorar sobre Nebo e sobre Medaba. Moab lamentou-se, todas as suas cabeças estão rapadas, e toda a barba está cortada.

3 Andam pelas suas ruas vestidos de saco; sobre os seus telhados e nas suas praças, sòmente se ouvem lamentos acompanhados de lágrimas. (ver nota)

4 Gritam Hesebon e Eleale; até Jahas foi ouvida a sua voz. À vista disto lamentam-se os próprios guerreiros de Moab, a sua alma trepida.

5 O coração de Moab solta gritos; os seus fugitivos estão já em Soar, em Eglath-Chelichia. Pela colina de Luit subirá cada um chorando, e pelo caminho de Oronaim irão dando gritos de aflição.

6 As águas de Nimrim extinguiram-se, secou-se a erva, não se vingou a vegetação, pereceu toda a verdura.

7 Os seus bens e as suas provisões levem-nos (os inimigos) para o outro lado da torrente dos Salgueiros.

8 Os gritos ouviram-se à volta pelos confins de Moab; chegaram até Galim os seus lamentos, e até ao poço de Elim os seus clamores.

9 Porque ficaram cheias de sangue (de Moabitas) as águas de Dimon, pois enviarei sobre Dimon mais desgraças, um leão contra aqueles Moab que escaparem, contra os sobreviventes do país.




Versículos relacionados com Isaías, 15:

Isaías 15 descreve a destruição de Moabe, um povo vizinho de Israel. O capítulo narra a aflição e o desespero dos moabitas diante da invasão e do julgamento divino. A seguir, estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Isaías 15:

Jeremias 48:46: "Ai de ti, Moabe! O povo de Quemós pereceu, porque teus filhos foram levados cativos para o cativeiro, e tuas filhas, para o cativeiro." Este versículo fala sobre a captura e o exílio dos moabitas pelos babilônios, um evento que foi profetizado por Isaías em seu livro.

Salmos 60:8: "A Moabe lançarei o meu sapato; sobre Edom clamarei em alta voz; faze-me assim, ó Filisteia, por causa de mim." Este verso expressa a ira de Deus contra Moabe e outras nações inimigas de Israel.

2 Reis 3:27: "Então, tomou ele a seu primogênito, que devia reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro. E houve grande indignação em Israel; e retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra." Este verso relata um ato extremo de sacrifício humano cometido pelos moabitas em uma tentativa de escapar da derrota.

Jeremias 48:35: "E porei fim ao que oferece sacrifícios nos altos, e ao que queima incenso aos seus deuses." Este verso é uma profecia sobre a destruição dos altares de adoração a deuses pagãos em Moabe.

Ezequiel 25:8: "Assim diz o Senhor JEOVÁ: Porquanto Moabe e Seir dizem: Eis que a casa de Judá é como todas as outras nações." Este verso destaca a hostilidade dos moabitas em relação a Judá, a nação irmã de Israel.


Rozdziały: