Juízes, 1

Bíblia Ave Maria

1 Depois da morte de Josué, os israe­­litas consultaram o Senhor: “Quem dentre nós será o primeiro a combater os cana­neus?”.

2 O Senhor respondeu: “Judá, pois eu entregarei a terra nas suas mãos”.

3 Então, Judá disse a Simeão, seu irmão: “Vem comigo à terra que me coube por sorte, para combatermos contra os cana­neus. Depois irei contigo à tua terra”. Simeão partiu com ele.

4 Judá travou combate e o Senhor entregou-lhe os cananeus e os ferezeus; derrotaram dez mil homens em Bezec.

5 Ali encontraram Adonibezec, atacaram-no e derrotaram os cananeus e os ferezeus.

6 Adonibezec fugiu, mas eles o perseguiram, prenderam-no e cortaram-lhe os polegares das mãos e dos pés.

7 Adonibezec disse: “Setenta reis, com os polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam debaixo de minha mesa as migalhas da comida. Como eu fiz, assim Deus me faz”. E conduziram-no a Jerusalém, onde morreu.

8 Os juditas atacaram Jerusalém e a tomaram. Passaram os seus habitantes a fio da espada e incendiaram a cidade.

9 Desceram dali e combateram os cana­neus das montanhas, do Negueb e da planície.

10 Judá marchou contra os cananeus de Hebron (chamada antigamente Cariat-Arbe) e derrotou Sesai, Ai­mã e Tolmai.

11 Marchou depois contra os habitantes de Dabir, que antigamente se chamava Cariat-Sefer.

12 Caleb tinha dito: “Àquele que combater e tomar Cariat-Sefer darei por mulher minha filha Acsa”.

13 Otoniel, filho de Cenez, irmão mais novo de Caleb, tomou a cidade; e Caleb deu-lhe sua filha Acsa por mulher.

14 Chegando Acsa à casa de seu marido, ele moveu-a a que pedisse um campo ao seu pai. E pela segunda vez ela saltou de seu jumento e Caleb disse-lhe: “Que tens?”.

15 “Dá-me –, respondeu ela – um presente. Instalaste-me em uma terra árida; dá-me também fontes de água!” E Caleb deu-lhe as fontes superiores e inferiores.

16 Os filhos de Hobab, o quenita, cunhado de Moisés, subiram da cidade das Palmeiras com os juditas, no deserto de Judá, ao sul de Arad, e vieram estabelecer-se com o povo.*

17 Judá prosseguiu sua marcha com Simeão, seu irmão, e derrotaram os cananeus de Sefat. Votaram a cidade ao interdito e ela recebeu o nome de Horma.*

18 Judá tomou também Gaza e seu território, bem como Ascalon e Acaron com seus territórios.

19 O Senhor estava com Judá, e ele conquistou a montanha; porém, não pôde despojar os habitantes da planície que possuíam carros de ferro.

20 Conforme o que Moisés tinha dito, deram Hebron a Caleb, que expulsou dela os três filhos de Enac.

21 Os benjaminitas não exterminaram os jebuseus de Jerusalém; por isso, os jebuseus habitaram em Jerusalém com os benjaminitas até o presente.

22 A família de José marchou também contra Betel, e o Senhor esteve com eles.

23 E quando exploravam Betel, que antes se chamava Luza,

24 viram um homem que saía da cidade e disseram-lhe: “Mostra-nos por onde se pode entrar na cidade e usaremos de misericórdia contigo”.

25 Ele indicou-lhes a entrada. Eles passaram a localidade a fio de espada, poupando, porém, aquele homem com a sua família.

26 Esse emigrou para a terra dos hiteus, onde construiu uma cidade, à qual pôs o nome de Luza, como é chamada ainda hoje.

27 Manassés não expulsou os habitantes de Betsã com suas aldeias, nem os de Tanac, de Dora, de Jeblam, de Meguido, com suas aldeias, porque os cananeus estavam decididos a ocupar essa terra.

28 Quando se tornaram mais fortes, os israelitas fizeram-nos tributários, mas não os despojaram.

29 Efraim não expulsou os cananeus de Gezer, os quais continuaram a habitar em Gezer, no meio de Efraim.

30 Zabulon não expulsou os habitantes de Cetron, nem os de Naalol; e os cananeus continua­ram a habitar no meio de Zabulon, embora sujeitos ao tributo.

31 Aser não expulsou os habitantes de Aco, nem os de Sidon, nem os de Aalab, de Acazib, de Helba, de Afec e de Roob;

32 os filhos de Aser estabeleceram-se entre os cananeus, habitantes daquela terra, não podendo expulsá-los.

33 Neftali não expulsou os habitantes de Bet-Sames, nem os de Bet-Anat, e estabeleceu-se entre os cananeus, habitantes daquela terra; os betsamitas e os betanitas ficaram-lhe tributários.

34 Os amorreus repeliram os danitas para a montanha, e não lhes permitindo descer para a planície.

35 Persistiram em ficar em Ar-Hares, em Aialon e em Sale­bim; mas a mão da casa de José prevaleceu sobre eles e tiveram de pagar o tributo.

36 O território dos amorreus estendia-se desde a costa de Acrabim e de Sela, para o norte.




Versículos relacionados com Juízes, 1:

O capítulo 1 do livro de Juízes descreve a conquista de várias cidades por parte das tribos de Israel após a morte de Josué. No entanto, o capítulo também destaca algumas falhas do povo de Israel, como a falta de completa destruição dos cananeus e a aliança com alguns deles. A seguir estão cinco versículos relacionados a esses temas:

Números 33:55: "Mas, se não expulsardes os habitantes da terra de diante de vós, sucederá que os que deixardes ficar serão como aguilhões nos vossos olhos e como espinhos nas vossas ilhargas, e vos apertarão na terra em que habitardes." Este versículo destaca a importância da completa expulsão dos povos pagãos da terra prometida, algo que Israel falhou em fazer completamente.

Josué 23:12-13: "Porque, se vos apartardes, e vos apegardes ao restante destas nações que ficaram entre vós, e se misturardes com elas, e vos unirdes com elas, e elas convosco, sabei com certeza que o Senhor, vosso Deus, não continuará a expulsar estas nações de diante de vós; antes, elas vos serão por laço e por rede, e por açoite às vossas ilhargas e por espinhos aos vossos olhos, até que pereçais desta boa terra que vos deu o Senhor, vosso Deus." Este versículo adverte contra a associação com os povos pagãos, uma prática que Israel falhou em evitar completamente.

Números 32:23: "Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar." Este versículo destaca a importância da obediência a Deus e as consequências da desobediência.

Êxodo 23:32-33: "Não farás aliança com eles, nem com os seus deuses. Não habitarão na tua terra, para que não te façam pecar contra mim; porque servirás a seus deuses, o que será para ti um laço." Este versículo adverte contra a aliança com povos pagãos, uma prática que Israel falhou em evitar completamente.

Josué 23:16: "Quando violardes a aliança do Senhor, vosso Deus, que ele vos ordenou, e fordes e servirdes a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então a ira do Senhor se acenderá contra vós, e logo perecereis da boa terra que ele vos deu." Este versículo destaca as consequências da infidelidade a Deus, algo que o povo de Israel experimentou em diversas ocasiões.


Rozdziały: