Ageu, 1

Bíblia Ave Maria

1 No segundo ano do reinado de Dario, no primeiro dia do sexto mês, a palavra do Senhor foi dirigida pelo profeta Ageu ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Josedec, nestes termos:*

2 “Eis o que diz o Senhor dos exércitos: este povo diz: não é ainda chegado o momento de reconstruir a casa do Senhor”.

3 E a palavra do Senhor foi transmitida pelo profeta Ageu:*

4 “É então o momento de habitardes em casas confortáveis, estando esta casa em ruínas? Eis o que declara o Senhor dos exércitos:*

5 considerai o que fazeis!

6 Semeais muito e recolheis pouco; comeis e não vos saciais; bebeis e não chegais a apagar a vossa sede; vestis, mas não vos aqueceis; e o operário guarda o seu salário em saco roto!

7 Assim fala o Senhor dos exércitos: refleti no que fazeis!*

8 Subi à montanha, trazei madeira e reconstruí a minha casa; ela me será agradável e nela serei glorificado, – oráculo do Senhor.

9 Esperastes uma abundante colheita e esta foi magra; dissipei com um sopro o que queríeis armazenar. Por quê? – oráculo do Senhor. Porque minha casa está em ruínas, enquanto cada um de vós só tem cuidado da sua.

10 Por isso, o céu negou o seu orvalho e a terra, os seus frutos.

11 Sequei terras e colinas, trigo, mosto e óleo, todo o fruto da terra, homens e animais, tudo o que produz o trabalho de vossas mãos”.

12 Zorobabel, filho de Salatiel, com o sumo sacerdote Josué, filho de Josedec, e todo o resto do povo, ouviram a voz do Senhor, seu Deus, e as palavras que lhes dirigiu o profeta Ageu da parte do Senhor. E todo o povo temeu o Senhor.

13 Ageu, enviado do Senhor, falou ao povo segundo o mandato que ele tinha recebido do Senhor: “Estou convosco – oráculo do Senhor”.

14 Então, o Senhor inspirou coragem a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Josedec, bem como a todo o resto do povo: todos pu­seram-se a trabalhar na construção da casa do Senhor dos exércitos, seu Deus,

15 aos vinte e quatro dias do sexto mês.




Versículos relacionados com Ageu, 1:

O capítulo 1 de Ageu começa com uma repreensão de Deus ao povo de Judá por terem negligenciado a reconstrução do templo, enquanto trabalhavam em suas próprias casas e negócios. O profeta exorta o povo a voltar a sua atenção para o templo e para o serviço de Deus, prometendo que a bênção de Deus virá sobre eles. Abaixo estão cinco versículos de outros livros da Bíblia que se relacionam com os temas abordados em Ageu 1:

Malaquias 3:10: "Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja comida em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las." Este verso fala da importância de trazer o dízimo e as ofertas para o templo de Deus, assim como Ageu exorta o povo a reconstruir o templo.

Esdras 6:14: "E os líderes dos judeus continuaram a construir e tiveram sucesso, encorajados pela mensagem dos profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido. Terminaram a construção conforme a ordem do Deus de Israel e conforme o decreto de Ciro, Dario e Artaxerxes, reis da Pérsia." Este verso fala sobre a reconstrução do templo que Ageu está exortando o povo a realizar.

1 Crônicas 29:3: "Além disso, porque tenho o meu coração no templo do meu Deus, dou do meu próprio tesouro ouro e prata para a construção do templo do meu Deus, além de tudo o que preparei para o santuário." Este verso fala sobre a dedicação pessoal que é necessária para a construção do templo, assim como Ageu exorta o povo a voltar sua atenção para o templo de Deus.

Neemias 13:10: "Eu descobri que os quinhões dos levitas não estavam sendo entregues, de modo que os levitas e os cantores que realizavam o trabalho tinham fugido cada um para sua terra." Este verso fala sobre a negligência do povo em cuidar das necessidades do templo e dos servos de Deus, assim como Ageu exorta o povo a se arrepender da sua negligência.

Isaías 55:2: "Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem-me com atenção e comam o que é bom, e vocês terão prazer na mais fina das comidas." Este verso fala sobre a importância de colocar as prioridades corretas e se concentrar nas coisas que realmente importam, assim como Ageu exorta o povo a priorizar a reconstrução do templo e o serviço a Deus.


Rozdziały: