1. Quando algum de vós tem litígio contra outro, como é que se atreve a pedir justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos (irmãos) santos?*

1. audet aliquis vestrum habens negotium adversus alterum judicari apud iniquos et non apud sanctos

2. Não sabeis que os santos julgarão o mundo? E, se o mundo há de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância?

2. an nescitis quoniam sancti de mundo judicabunt et si in vobis judicabitur mundus indigni estis qui de minimis judicetis

3. Não sabeis que julgaremos os anjos? Quanto mais as pequenas questões des­ta vida!

3. nescitis quoniam angelos judicabimus quanto magis sæcularia

4. No entanto, quando tendes contendas desse gênero, escolheis para juízes pessoas cuja opinião é tida em nada pela Igreja.

4. sæcularia igitur judicia si habueritis contemptibiles qui sunt in ecclesia illos constituite ad judicandum

5. Digo-o para confusão vossa. Será possível que não há entre vós um homem sábio, nem um sequer que possa julgar entre seus irmãos?

5. ad verecundiam vestram dico sic non est inter vos sapiens quisquam qui possit judicare inter fratrem suum

6. Mas um irmão litiga com outro irmão, e isso dian­te de infiéis!

6. sed frater cum fratre judicio contendit et hoc apud infideles

7. Na verdade, já é um mal para vós o fato de terdes processos uns contra os outros. Por que não preferis sofrer injustiça? Por que não preferis ser espoliados?

7. jam quidem omnino delictum est in vobis quod judicia habetis inter vos quare non magis iniuriam accipitis quare non magis fraudem patimini

8. Não! Vós é que fazeis injustiça, vós é que espoliais – e isso entre irmãos!

8. sed vos iniuriam facitis et fraudatis et hoc fratribus

9. Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos,

9. an nescitis quia iniqui regnum Dei non possidebunt nolite errare neque fornicarii neque idolis servientes neque adulteri

10. nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.

10. neque molles neque masculorum concubitores neque fures neque avari neque ebriosi neque maledici neque rapaces regnum Dei possidebunt

11. Ao menos alguns de vós têm sido isso. Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.

11. et hæc quidam fuistis sed abluti estis sed sanctificati estis sed justificati estis in nomine Domini nostri Jesu Christi et in Spiritu Dei nostri

12. Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.

12. omnia mihi licent sed non omnia expediunt omnia mihi licent sed ego sub nullius redigar potestate

13. Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos: Deus destruirá tanto aqueles como este. O corpo, porém, não é para a impureza, mas para o Senhor e o Senhor para o corpo:

13. esca ventri et venter escis Deus autem et hunc et hæc destruet corpus autem non fornicationi sed Domino et Dominus corpori

14. Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

14. Deus vero et Dominum suscitavit et nos suscitabit per virtutem suam

15. Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo e os farei membros de uma prostituta? De modo algum!

15. nescitis quoniam corpora vestra membra Christi sunt tollens ergo membra Christi faciam membra meretricis absit

16. Ou não sabeis que o que se ajunta a uma prostituta se torna um só corpo com ela? Está escrito: Os dois serão uma só carne (Gn 2,24).

16. an nescitis quoniam qui adheret meretrici unum corpus efficitur erunt enim inquit duo in carne una

17. Pelo contrário, quem se une ao Senhor torna-se com ele um só espírito.

17. qui autem adheret Domino unus spiritus est

18. Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.

18. fugite fornicationem omne peccatum quodcumque fecerit homo extra corpus est qui autem fornicatur in corpus suum peccat

19. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habi­ta em vós, o qual recebes­tes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?

19. an nescitis quoniam membra vestra templum est Spiritus Sancti qui in vobis est quem habetis a Deo et non estis vestri

20. Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.*

20. empti enim estis pretio magno glorificate et portate Deum in corpore vestro

Bíblia Ave Maria - Wszystkie prawa zastrzeżone.





“Se precisamos ter paciência para suportar os defeitos dos outros, quanto mais ainda precisamos para tolerar nossos próprios defeitos!” São Padre Pio de Pietrelcina