1. Ora o Espírito diz formalmente que nos últimos tempos alguns apostatarão na fé, dando ouvido a espíritos enganadores e a doutrinas de demónios,

2. seduzidos por mentirosos hipócritas, cuja consciência está marcada com ferro em brasa,

3. que proíbem o matrimônio e o uso de alimentos, que Deus criou, para que, com ação de graças, participem deles os fiéis e aqueles que conhecem a verdade. (ver nota)

4. Efetivamente, tudo o que Deus criou é bom, e não é para desprezar nada do que se toma com ação de graças,

5. porquanto é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

6. Propondo estes ensinamentos aos irmãos, serás um bom ministro de Jesus Cristo, nutrido com as palavras da fé e da boa doutrina a que firmemente te ligaste.

7. Rejeita as fábulas profanas, esses contos de velhas, e exercita-te na piedade.

8. O exercício corporal para pouco serve, mas a piedade para tudo é útil, porque tem a promessa da vida presente e da futura. (ver nota)

9. Palavra segura é esta, e digna de toda a aceitação.

10. Se padecemos trabalhos e combatemos, é porque esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.

11. Manda estas coisas e ensina-as.

12. Ninguém despreze a tua mocidade; sê, porém, modelo dos fiéis na palavra, no modo de tratar com o próximo, na caridade, na fé, na castidade.

13. Enquanto eu não vou, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino.

14. Não desprezes o dom espiritual que há em ti, o qual te foi dado (apesar dos teus poucos anos) em virtude de uma profecia (particular), pela imposição das mãos da assembleia dos presbíteros. (ver nota)

15. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, a fim de que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.

16. Vela por ti e pelo teu ensino; persevera nestas coisas, porque, fazendo isto te salvarás a ti mesmo e aqueles que te ouvem.





“Diga ao Senhor: Faça em mim segundo a Tua vontade, mas antes de mandar-me o sofrimento, dê-me forças para que eu possa sofrer com amor.”. São Padre Pio de Pietrelcina