Salmos, 59

Bíblia Ave Maria

1 Ao mestre de canto. Conforme: “A lei é como o lírio”. Poema didático de Davi,*

2 quando guerreou contra os sírios da Mesopotâmia e os sírios de Soba e quando Joab, voltando, derrotou doze mil edomitas no Vale do Sal.*

3 Ó Deus, vós nos rejeitastes, rompestes nossas fileiras, estais irado; restabelecei-nos.

4 Fizestes nossa terra tremer e a fendestes; reparai suas brechas, pois ela vacila.

5 Impusestes duras provas ao vosso povo, fizestes-nos sorver um vinho atordoante.

6 Mas aos que vos temem destes um estandarte, a fim de que das flechas escapassem.*

7 Para que vossos amigos fiquem livres, ajudai-nos com vossa destra, ouvi-nos.

8 Deus falou no seu santuário: “Triunfarei, repartindo Siquém; medirei com o cordel o vale de Sucot.*

9 Minha é a terra de Galaad, minha a de Manassés; Efraim é o elmo de minha cabeça; Judá, o meu cetro;

10 Moab é a bacia em que me lavo; sobre Edom atirarei minhas sandálias, cantarei vitória sobre a Filisteia”.*

11 Quem me conduzirá à cidade fortificada? Quem me levará até Edom?

12 Quem, senão vós, ó Deus, que nos repelistes e já não saís à frente de nossas forças?

13 Dai-nos auxílio contra o inimigo, porque é vão qualquer socorro humano.

14 Com o auxílio de Deus faremos proezas: ele abaterá nossos inimigos.




Versículos relacionados com Salmos, 59:

O Salmo 59 é um salmo de lamentação de Davi, em que ele clama a Deus para que o livre de seus inimigos que o perseguem. Ele descreve seus inimigos como uma matilha de cães famintos que uivam e rondam sua casa. Davi confia em Deus para protegê-lo e destruir seus inimigos. Vasculhando toda a Bíblia, foram encontrados cinco versículos relacionados com os temas abordados em Salmo 59, apresentados a seguir em ordem de proximidade com os temas do capítulo:

Provérbios 25:21-22: "Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber. Porque assim amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça, e o Senhor te recompensará." Este versículo mostra que a resposta de Davi à perseguição de seus inimigos deve ser a bondade, em vez da vingança.

1 Samuel 24:10: "Eis que este dia tens visto com os teus olhos que o Senhor hoje te entregou nas minhas mãos nesta caverna; e disseram-me que te matasse, porém te poupei, dizendo: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do Senhor." Neste verso, Davi demonstra sua piedade e respeito pelo rei Saul, mesmo quando ele era seu inimigo.

Provérbios 21:30: "Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor." Davi confia em Deus para protegê-lo e destruir seus inimigos, porque sabe que não há poder maior do que o do Senhor.

Romanos 12:19: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor." Este versículo reforça a ideia de que Davi deve deixar a vingança nas mãos de Deus.

Salmos 34:17: "Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias." Este versículo mostra que Davi pode confiar em Deus para ouvi-lo e livrá-lo de suas aflições.


Chapters: