Salmos, 52

Bíblia Ave Maria

1 Ao mestre de canto. Em melodia triste. Hino de Davi.*

2 Diz o insensato em seu coração: “Não há Deus”. Corromperam-se os homens, seu proceder é abominável, não há um só que pratique o bem.

3 O Senhor, do alto do céu, observa os filhos dos homens para ver se, acaso, existe alguém sensato que busque a Deus.

4 Todos eles, porém, se extraviaram e se perverteram; não há mais ninguém que faça o bem, nem um, nem mesmo um só.

5 Não se emendarão esses obreiros do mal? Eles, que devoram meu povo como quem come pão, não invocarão o Senhor?

6 Foram tomados de terror, não havendo nada para temer. Porque Deus dispersou os ossos dos que te assediam; foram confundidos porque Deus os rejeitou.

7 Ah, que venha de Sião a salvação de Israel! Quando Deus tiver mudado a sorte de seu povo, Jacó exultará e Israel se alegrará.




Versículos relacionados com Salmos, 52:

O Salmo 52 é uma lamentação do salmista sobre a maldade do ímpio e a bondade de Deus. O salmista descreve como o ímpio se orgulha de sua maldade e zomba dos justos, mas Deus o derrubará e o destruirá. O salmista confia na bondade de Deus e na salvação que Ele oferece aos seus servos. Seguem abaixo cinco versículos relacionados com os temas abordados neste salmo:

Provérbios 18:12: "O coração do orgulhoso só gera contenda, mas o sábio usa a sabedoria." Este versículo fala sobre o orgulho, um dos temas centrais do Salmo 52. O ímpio descrito no Salmo 52 é orgulhoso e se vangloria de sua maldade, mas este versículo mostra que o orgulho só gera contenda e não leva a lugar nenhum.

Salmos 73:18-19: "Tu, na verdade, os puseste em lugares escorregadios; tu os lançarás na perdição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente destruídos, consumidos de terror." Este versículo fala sobre a queda do ímpio, um tema abordado no Salmo 52. Assim como o ímpio descrito no Salmo 52 será derrubado e destruído por Deus, este versículo mostra que os ímpios em geral serão lançados na perdição.

Provérbios 10:7: "A memória do justo é abençoada, mas o nome dos ímpios apodrecerá." Este versículo também fala sobre a queda do ímpio e a justiça de Deus. O salmista do Salmo 52 lamenta a maldade do ímpio, mas este versículo mostra que no final a justiça prevalecerá e os ímpios serão esquecidos.

Salmos 54:4: "Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor está com aqueles que sustêm a minha vida." Este versículo fala sobre a confiança do salmista na ajuda de Deus, um tema central do Salmo 52. O salmista confia que Deus o ajudará a vencer seus inimigos e a superar suas dificuldades.

Provérbios 21:15: "Fazer justiça é alegria para o justo, mas destruição para os que praticam a maldade." Este versículo fala sobre a alegria da justiça, um tema abordado no Salmo 52. O salmista lamenta a maldade do ímpio, mas este versículo mostra que a justiça é motivo de alegria para os justos e que a maldade levará à destruição.


Chapters: