Mosaico decorativo

1. Então Tobias chamou seu filho e disse-lhe: Que podemos nós dar a este santo homem que te acompanhou ?

2. Ele respondeu: Meu pai, que galardão lhe daremos nós? que coisa poderá haver proporcionada aos seus benefícios?

3. Ele levou-me e trouxe-me são e salvo; recebeu de Gabelo o dinheiro; fez-me ter mulher e afugentou dela o demónio; encheu de alegria os seus pais; livrou-me a mim mesmo de ser tragado pelo peixe; a ti fez-te ver a luz do céu: por ele nós fomos cheios de todos os bens. Que lhe poderemos dar que iguale tais benefícios?

4. Rogo-te, meu pai, que lhe peças se digne tomar para si metade de tudo o que trouxemos.

5. O pai e o filho chamaram-no, pois, à parte, e começaram a rogar-lhe que se dignasse aceitar metade de tudo o que tinham trazido.

6. Então ele falou-lhes particularmente; Bendizei o Deus do céu, dai-lhe glória diante de todos os viventes, por ter usado convosco da sua misericórdia.

7. E bom conservar escondido o segredo do rei, mas é coisa louvável manifestar e publicar as obras de Deus.

8. E boa a oração acompanhada do jejum, e dar esmola vale mais do que juntar tesouros de ouro,

9. porque a esmola livra da morte (eterna): apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna.

10. Mas os que cometem pecado e iniquidade, são inimigos das suas almas.

11. Eu vou descobrir-vos a verdade, não quero ocultar-vos nada.

12. Quando tu oravas com lágrimas, enterravas os mortos, quando deixavas o teu jantar, para esconder os mortos em tua casa de dia, e os enterrar de noite, eu apresentei as tuas orações ao Senhor.

13. Porque tu eras aceito a Deus, por isso foi necessário que a tentação te provasse.

14. Agora o Senhor enviou-me a curar-te e a livrar do demônio a Sara, mulher de teu filho.

15. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete (espíritos principais) que assistimos diante do Senhor.

16. Ao ouvir estas palavras, ficaram fora de si, e, tremendo, caíram com o rosto em terra.

17. O anjo disse-lhe: A paz seja convosco, não temais.

18. Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus; bendizei-o, cantai-lhe louvores.

19. Parecia-vos que eu comia e bebia convosco, mas eu sustento-me dum manjar invisível, duma bebida (que consiste na visão de Deus) a qual não pode ser vista pelos homens.

20. É , pois, tempo que eu volte para aquele que me enviou; vós, porém, bendizei a Deus, e contai todas as suas maravilhas.

21. Proferidas estas palavras, desapareceu diante deles, e eles não o puderam ver mais.

22. Então prostrando-se com o rosto por terra durante três horas, bendisseram a Deus; depois, erguendo-se, publicaram todas as suas maravilhas.


Die Bibel in einem Jahr lesen

Werde Teil unserer Community und lese die gesamte Bibel in 365 Tagen. Ein strukturierter und inspirierender Weg, deinen Glauben und deine Bibelkenntnis zu vertiefen.