1. “Filho do homem” – dizia-me –, “fica de pé, porque eu te falo!”*

2. Enquanto ela me falava, entrou o espírito em mim, e ele me fez ficar de pé; então, ouvi aquele que me falava.

3. “Filho do homem” – dizia-me –, “envio-te aos israelitas, a essa nação de rebeldes, revoltada contra mim, a qual, do mesmo modo que seus pais, vem pecando contra mim até este dia.

4. É a esses filhos de testa dura e de coração insensível que te envio, para lhes dizer: oráculo do Se­nhor Javé.

5. Quer te ouçam ou não (pois é uma raça indomável), hão de ficar sabendo que há um profeta no meio deles!

6. Quanto a ti, filho do homem, não os temas, nem te arreceies dos seus intentos, conquanto estejas entre moitas de abrolhos e de espinhos e vivas entre escorpiões; não te deixes intimidar por suas palavras nem te espantes com sua atitude, porque é uma raça rebelde.

7. Tu lhes transmitirás os meus oráculos, quer te deem ouvidos ou não; é uma raça pertinaz.

8. E tu, filho do homem, escuta o que eu te digo: não sejas rebelde, como essa raça de rebelados. Abre a boca e come o que te vou dar.”

9. Olhei e vi avançando para mim uma mão, que segurava um manuscrito enrolado,

10. que foi desdobrado diante de mim: estava coberto com escrita de um e de outro lado: eram cânticos de luto, de queixumes e de gemidos.*

Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.

2,1. Filho do homem: expressão própria da profecia de Ezequiel, salvo uma menção em Dn 8,17. Ela exprime a fraqueza humana perante a majestade divina.

2,10. Cânticos de luto: as profecias de Ezequiel, até o cap. 24, não são senão anúncios da desgraça aos exilados da primeira deportação.




Livraria Católica

Conheça esses e outros livros em nossa livraria.



"Tente percorrer com toda a simplicidade o caminho de Nosso Senhor e não se aflija inutilmente.” São Padre Pio de Pietrelcina