1. Quando todo o exército soube que Holofernes tinha sido decapitado, perderam a razão e o conselho, e, agitados unicamente pelo temor e pelo pavor, buscaram a salvação na fuga.

2. Nenhum falava sequer ao seu companheiro, mas de cabeça baixa, tendo abandonado tudo, aflitos por se escaparem dos Hebreus, pois que os ouviam vir armados sobre eles, fugiam pelos caminhos dos campos e pelas veredas dos outeiros.

3. Os Israelitas, vendo-os fugir, perseguiram-nos. Desceram (o monte), tocando trombetas e gritando atrás deles.

4. E, como os Assírios, desordenados, iam fugindo precipitadamente, os filhos de Israel, que os perseguiam juntos em um só batalhão, destroçavam todos os que podiam encontrar.

5. Ozias mandou mensageiros a todas as cidades e províncias de Israel.

6. Assim cada província e cada cidade mandaram em seu alcance uma juventude escolhida e armada, e perseguiram-nos ao fio da espada até aos seus extremos confins.

7. Os que tinham ficado em Betúlia, entraram no acampamento dos Assírios e levaram os despojos que os Assírios na sua fuga tinham deixado, voltando muito carregados.

8. Aqueles que tornaram vitoriosos para Betúlia, trouxeram consigo tudo o que era dos Assírios, de modo que eram inumeráveis os gados, os animais de tiro e todas as suas bagagens; desta forma todos, desde o mais pequeno até ao maior, ficaram ricos com os seus despojos.

9. O sumo pontífice Joaquim foi de Jerusalém a Betúlia com todos os seus anciãos, para ver Judit.

10. Tendo ela saído a recebê-los, abençoaram-na todos a uma voz, dizendo: Tu és a glória de Jerusalém, tu a alegria de Israel, tu a honra do nosso povo.

11. Procedeste varonilmente e o teu coração foi cheio de força. Porque amaste a castidade, porque depois do teu marido, não conheceste outro homem, por isso a mão do Senhor te fortaleceu, e serás bendita eternamente.

12. Todo o povo respondeu: Assim seja, assim seja.

13. Trinta dias mal bastaram para o povo de Israel recolher os despojos dos Assírios.

14. Tudo aquilo que se soube ter pertencido a Holofernes, deram-no a Judit: ouro, prata, vestes, pedras preciosas, objectos de diversa espécie, tudo lhe foi dado pelo povo.

15. Todo o povo rejubilou, com as mulheres, com as donzelas e com os jovens, ao som de harpas e cítaras.





“Ouço interiormente uma voz que constantemente me diz: Santifique-se e santifique!” São Padre Pio de Pietrelcina