Baruc, 5

Bíblia Ave Maria

1 Tira, Jerusalém, a veste de luto e de miséria; reveste, para sempre, os adornos da glória divina.

2 Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus, e coloca sobre a cabeça o diadema da glória do Eterno.

3 Deus vai mostrar à terra, e sob todos os céus, teu esplendor.

4 Eis o nome que te é dado por Deus, para todo o sempre: Paz da Justiça e Esplendor do temor de Deus!

5 Ergue-te, Jerusalém, galga os cumes e olha para o Oriente! Olha: ao chamado do Altíssimo, reúnem-se teus filhos, desde o poente ao levante, felizes por se haver Deus lembrado deles.

6 Quando de ti partiram, caminhavam a pé, arrastados pelos inimigos. Deus, porém, te devolve, conduzidos com honras, quais príncipes reais,*

7 porque Deus dispôs que sejam abaixados os montes e as colinas, e enchidos os vales para que se una o solo, para que Israel caminhe com segurança sob a glória divina.*

8 As florestas e as árvores de suave fragrância darão sombra a Israel, por ordem do Senhor.

9 Em verdade, é o próprio Deus quem conduz Israel, pleno de júbilo no esplendor de sua majestade, pela sua justiça, pela sua misericórdia!




Versículos relacionados com Baruc, 5:

Baruc 5 é um capítulo do Antigo Testamento que apresenta uma mensagem de esperança e restauração para o povo judeu. O capítulo descreve a promessa de Deus de trazer de volta o povo para Jerusalém, onde eles serão honrados e exaltados. Abaixo estão cinco versículos de outros livros da Bíblia que se relacionam com os temas abordados em Baruc 5:

Isaías 40:1-2: "Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já é findo o tempo da sua guerra, que a sua iniquidade está perdoada; porque já recebeu em dobro da mão do Senhor por todos os seus pecados". Este versículo mostra a mensagem de consolo e perdão de Deus para o povo, bem como a promessa de restauração.

Isaías 62:2: "Então se verá o teu justo, e todos os reis se prostrarão diante de ti; por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu". Este versículo destaca a promessa de honra e exaltação de Deus para o Seu povo.

Jeremias 31:4: "Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel; ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás nas danças dos que folgam". Este versículo mostra a promessa de reconstrução e renovação de Deus para o Seu povo.

Isaías 49:23: "E os reis serão os teus aios, e as suas princesas as tuas amas; com o rosto em terra, diante de ti, adorarão, e lamberão o pó dos teus pés; e saberás que eu sou o Senhor, que não se confundem aqueles que esperam por mim". Este versículo mostra a promessa de honra e submissão dos líderes das nações para o povo de Deus.

Ezequiel 37:26-27: "Também farei um pacto de paz com eles; será uma aliança perpétua. Estabelecê-los-ei e multiplicá-los-ei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre". Este versículo destaca a promessa de paz e proteção de Deus para o Seu povo.


Rozdziały: