Gênesis, 33

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Jacob, levantando os seus olhos, viu Esaú que vinha, e com ele quatrocentos homens. Repartiu os filhos (pelos grupos de) Lia, de Raquel e de ambas as escravas,

2 e pôs as duas escravas com os seus filhos na frente; em segundo lugar, Lia e os seus filhos; e em último Raquel e José.

3 Ele, adiantando-se, prostrou-se sete vezes por terra, até seu irmão se aproximar.

4 Então, correndo Esaú ao encontro de seu irmão, o abraçou, e, apertando-lhe o pescoço e beijando-o, chorou. (ver nota)

5 Em seguida, levantando os olhos, viu as mulheres e os seus filhos, e disse: Quem são estes? Porventura pertencem-te? Respondeu: São os filhos que Deus me deu a mim, teu servo,

6 Aproximando-se às escravas e os seus filhos, inclinaram-se profundamente.

7 Chegou também Lia com seus filhos, que se inclinaram do mesmo modo; em último lugar se inclinaram José e Raquel.

8 Esaú disse: Que significam estas partidas que encontrei? Respondeu: (Enviei-as) para achar graça diante do meu senhor.

9 Esaú, porém, disse: Tenho muitos bens, meu irmão, guarda para ti o que é teu.

10 Jacob disse: Não procedas assim, te peço, mas, se achei graça diante de teus olhos, recebe das minhas mãos esta pequena dádiva, porque eu vi a tua face, como se visse o rosto de Deus: sê-me propício,

11 e aceita a bênção que eu te trouxe e que Deus me deu, o qual dá todas as coisas. Forçado pelo irmão, Esaú aceitou com dificuldade

12 e disse: Caminhemos juntamente, e eu serei companheiro na tua viagem.

13 Jacob respondeu: Tu vês. meu senhor, que tenho comigo meninos tenros, ovelhas e vacas prenhes: se eu as cansar, fazendo-as andar mais, morrerão num dia todos os rebanhos.

14 Vá o meu senhor adiante do seu servo: eu seguirei pouco a pouco os seus passos, como vir que os meus meninos podem, até chegar à casa de meu Senhor em Seir.

15 Esaú respondeu: Peço-te que, do povo que está comigo, fique ao menos quem te acompanhe na viagem. Jacob respondeu: Não é necessário: de uma única coisa necessito, meu senhor, que é achar graça em tua presença.

16 Voltou, portanto, Esaú naquele dia para Seir pelo caminho 'por onde tinha vindo.

17 Jacob foi para Socoth, onde, tendo edificado uma casa, e levantado as tendas, pôs àquele lugar o nome de Socoth isto é, tendas.

18 E depois que voltou da Mesopotâmia da Síria, passou para Salém, cidade dos Siquimitas, a qual está na terra de Canaan, e habitou junto da cidade.

19 Comprou parte do campo, onde tinha levantado as tendas, aos filhos de Hemor, pai de Siquem, por cem cordeiros

20 e, tendo levantado ai um altar, invocou sobre ele o Deus fortíssimo de Israel.




Versículos relacionados com Gênesis, 33:

Gênesis 33 descreve o encontro entre Esaú e Jacó depois de anos de separação. Jacó, temendo a vingança de Esaú, envia presentes para apaziguar o irmão. O capítulo termina com Esaú oferecendo-se para viajar com Jacó, mas Jacó recusa, alegando que as crianças e os rebanhos são fracos e precisam de descanso. Aqui estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Gênesis 33:

Deuteronômio 23:7 - "Não abominarás o edomita, pois é teu irmão; nem o egípcio, pois estrangeiro foste na sua terra." Este versículo destaca a importância da reconciliação entre irmãos, mesmo que eles tenham tido conflitos no passado. Jacó e Esaú são irmãos que se reconciliam depois de anos de animosidade.

Provérbios 16:7 - "Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, até aos seus inimigos faz que tenham paz com ele." Esse versículo destaca a importância de agir com justiça e integridade, o que pode levar até mesmo os inimigos a fazerem as pazes. Jacó agiu com integridade e enviou presentes a Esaú para apaziguá-lo.

Isaías 32:17 - "E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre." Este versículo destaca a conexão entre justiça e paz. Jacó e Esaú encontraram a paz após anos de conflito, graças à justiça e à integridade de Jacó.

Mateus 5:9 - "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." Este versículo destaca a importância da paz e da reconciliação na vida cristã. Jacó e Esaú se reconciliaram depois de anos de conflito e, portanto, podem ser considerados pacificadores.

Hebreus 12:14 - "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Este versículo destaca a importância da paz e da santificação na vida cristã. Jacó e Esaú se reconciliaram depois de anos de conflito e, portanto, seguiram o caminho da paz e da santificação.


Chapters: