Gênesis, 15

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Passado isto, falou o Senhor a Abrão numa visão, dizendo: não temas, Abrão, eu sou o teu protetor e a tua recompensa (será) excessivamente grande.

2 Abrão respondeu; Senhor Deus, que me darás tu? Eu irei sem filhos, e o herdeiro da minha casa é este Eliezer de Damasco.

3 E acrescentou Abrão: a mim não me deste filhos, e meu escravo será meu herdeiro. Imediatamente o Senhor lhe dirigiu a palavra, dizendo: este não será o teu herdeiro, mas terás por herdeiro aquele que nascer de ti.

5 Depois conduziu-o fora, e disse-lhe: olha para o céu e conta, se podes, as estrelas. Depois acrescentou: assim será a tua descendência.

6 Creu Abrão em Deus, e (este ato de fé) lhe foi imputado como justiça.

7 Disse-lhe mais o Senhor: eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos Caldeus, para te dar esta terra, e a possuíres.

8 Abrão respondeu: Senhor Deus, por onde poderei eu conhecer que a hei-de possuir?

9 E o Senhor continuou: toma-me (para sacrificar) uma vaca de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, e também uma rola e uma pomba.

10 Ele, tomando todos estes animais, dividiu-os pelo meio e pôs as duas partes uma defronte da outra, mas não dividiu as aves.

11 Ora as aves (de rapina) desciam sobre os cadáveres, e Abrão as enxotava.

12 Ao pôr do sol, veio um profundo sono a Abrão, e um horror grande e tenebroso o acometeu.

13 E foi-lhe dito: sabe, desde agora, que a tua descendência será peregrina numa terra não sua, e será reduzida à escravidão, e afligida durante quatrocentos anos.

14 Mas eu exercerei os meus juízos sobre o povo ao qual estiverem sujeitos: e sairão depois (desse país) com grandes riquezas.

15 Tu, porém, irás em paz para teus pais, e serás sepultado numa ditosa velhice.

16 Mas, à quarta geração, (os teus) voltarão para aqui, porque as iniquidades dos Amorreus não estão ainda completas.

17 Quando, pois, se pôs o sol, formaram-se densas trevas, apareceu um forno fumegante e um facho ardente, que passavam pelo meio dos animais divididos.

18 Naquele dia fez o Senhor aliança com Abrão, dizendo: darei à tua descendência esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates,

19 os Cineus, os Cenezeus, os Oedmoneus,

20 os Heteus, os Ferezeus e também os Rafaim,

21 os Amorreus, os Cananeus, os Gergeseus e os Jebuseus.




Versículos relacionados com Gênesis, 15:

O capítulo 15 de Gênesis começa com Deus reafirmando sua promessa de dar a Abraão uma descendência numerosa e uma terra para habitarem. Abraão expressa sua preocupação em relação a isso, e Deus faz um pacto com ele, simbolizado pelo sacrifício de animais. Abraão adormece e Deus lhe dá uma visão profética do futuro do seu povo. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Gênesis 15:

Salmos 105:9-11: "Ele se lembra para sempre da sua aliança, da palavra que ordenou, para mil gerações, da aliança que fez com Abraão, do juramento que fez a Isaque. Ele o confirmou como decreto a Jacó, como aliança eterna a Israel". Este salmo fala da aliança que Deus fez com Abraão e como ela foi estendida a seus descendentes.

Romanos 4:3: "Pois, que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça". Este verso é uma referência ao momento em que Deus fez a promessa de uma grande descendência a Abraão, e ele creu em Deus.

Hebreus 6:13-14: "Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha ninguém maior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente o abençoarei e lhe multiplicarei os descendentes". Este verso destaca o fato de que Deus fez uma promessa a Abraão e a cumpriu.

Gálatas 3:16: "As promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: "E aos descendentes", querendo significar muitos, mas "E ao seu descendente", querendo significar um só, que é Cristo". Este verso destaca a importância da descendência de Abraão e sua relação com Jesus Cristo.

João 8:56: "Abraão, pai de vocês, alegrou-se com o pensamento de ver o meu dia; ele o viu e alegrou-se". Este verso fala da visão profética que Deus deu a Abraão, mostrando-lhe o futuro, inclusive a vinda de Jesus Cristo.


Chapters: