Deuteronômio, 23

Bíblia Matos Soares (1956)

1 O eunuco a quem foram esmagados ou cortados os testículos, ou tirado o membro viril, não entrará na assembléia do Senhor.

2 O fruto duma união ilícita não entrará na assembleia do Senhor até à décima geração.

3 Os Amonitas e os Moabitas não entrarão jamais na Assembleia do Senhor, nem mesmo depois da décima geração,

4 porque não quiseram sair a receber-vos com pão e água no caminho, quando saístes do Egipto, e porque conduziram contra ti Balaão, filho de Beor da Mesopotâmia da Síria, para que te amaldiçoasse,

5 embora o Senhor teu Deus não quisesse ouvir Balaão, e trocasse a sua maldição em bênção, porque te amava.

6 Não farás pazes com eles, nem lhes procures bens alguns, durante todo o tempo da tua vida.

7 Não abominarás o Idumeu, porque é teu irmão, nem o Egípcio, porque tu foste forasteiro na sua terra.

8 Os que nascerem deles, entrarão à terceira geração na Assembleia do Senhor.

9 Quando saíres a combater contra os teus inimigos, abster-te-ás de toda a coisa má.

10 Se entre vós houver (algum) homem que seja impuro, por causa dum acidente nocturno, sairá para fora do acampamento.

11 e não voltará, antes de se ter lavado em água à tarde; depois do sol posto tomará a para o acampamento.

12 Terás fora do acampamento um lugar, onde vás satisfazer as necessidades da natureza,

13 levando no cinto um pau; depois de teres satisfeito a tua necessidade, cavarás ao redor, e cobrirás os excrementos com terra,

14 porque o Senhor teu Deus anda no meio do campo, para te livrar e para te entregar os teus inimigos, e o teu acampamento deve ser santo, e não aparecer nele nada impuro, para que ele te não abandone.

15 Não entregarás ao seu senhor o escravo, que se tiver refugiado junto de ti.

16 Ele habitará contigo no lugar que lhe agradar, e descansará numa das tuas cidades: não o contristes.

17 Não haverá mulher prostituta entre as filhas de Israel, nem entre os filhos de Israel.

18 Não oferecerás na casa do Senhor teu Deus o ganho da prostituição, nem o salário de um cão, qualquer que seja a coisa que tenhas prometido, porque uma e outra coisa são abomináveis diante do Senhor teu Deus.

19 Não emprestarás com usura a teu irmão nem dinheiro, nem grão, nem outra qualquer coisa,

20 mas sòmente ao estrangeiro. Ao teu irmão emprestarás aquilo de que ele precisar sem juro (algum), para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as tuas obras na terra em que entrarás para a possuir.

21 Quando tiveres feito um voto ao Senhor teu Deus, não demorarás em o cumprir, porque o Senhor teu Deus te pedirá conta dele; se te demorares, ser-te-á imputado o pecado.

22 Se não quiseres prometer, não pecarás,

23 mas o que saiu uma vez dos teus lábios, tu o observarás, e cumprirás como prometeste ao Senhor teu Deus, como disseste por tua boca.

24 Entrando na vinha do teu próximo, come quantas uvas quiseres, mas não as leves contigo para fora.

25 Se entrares na seara de teu amigo, poderás colher espigas com as mãos, mas não colherás com fouce.




Versículos relacionados com Deuteronômio, 23:

Deuteronômio 23 trata de leis e normas sociais que regem a vida da comunidade de Israel. O capítulo começa com as pessoas que não podem fazer parte da assembleia de Deus, incluindo os eunucos, os amonitas e os moabitas. Em seguida, são dadas instruções sobre a limpeza do acampamento, a higiene pessoal e o tratamento dos escravos fugitivos. O capítulo continua com as regras para lidar com os votos feitos a Deus e termina com as orientações sobre a colheita e a partilha dos produtos da terra.

1 Reis 21:1-3: "Sucedeu, depois destas coisas, que Nabote, o jezreelita, tinha uma vinha junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria. Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha para que me sirva de horta, pois está perto da minha casa; e dar-te-ei por ela outra vinha melhor; ou, se te apraz, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais." Esse versículo fala sobre a posse da terra, que é mencionada em Deuteronômio 23:23. A terra pertence a Deus, e o povo de Israel deve respeitar as leis e regulamentos que Ele estabeleceu para a sua posse e uso adequado.

Salmos 15:1-2: "Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração." Esse versículo fala sobre a pureza moral, que é mencionada em Deuteronômio 23:9-14. A higiene pessoal é importante para a pureza moral, e o povo de Israel deve estar atento para evitar qualquer impureza, tanto física quanto moral.

Jeremias 38:6: "Tomaram, pois, a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram Jeremias com cordas; na cisterna não havia água, mas lama; e atolou-se Jeremias na lama." Esse versículo fala sobre a punição e a tortura, que são mencionadas em Deuteronômio 23:15-16. O povo de Israel não deve tratar os seus escravos fugitivos com crueldade ou punições excessivas.

Isaías 56:4-5: "Porque assim diz o Senhor: Aos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança, dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará." Esse versículo fala sobre os eunucos, que são mencionados em Deuteronômio 23:1 como sendo excluídos da assembleia do Senhor. Aqui, Isaías diz que aqueles que guardam os sábados do Senhor e abraçam a sua aliança serão abençoados com um nome eterno na casa do Senhor.

Números 22:12: "E disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás este povo, porque bendito é." Esse versículo fala sobre o fato de que Deus proíbe os amonitas e os moabitas de fazerem parte da assembleia do Senhor, que é mencionado em Deuteronômio 23:3-6. Os amonitas e os moabitas não podiam entrar na assembleia do Senhor até a décima geração, por causa da forma como trataram Israel no caminho para Canaã.


Chapters: