Deuteronômio, 10

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Naquele tempo o Senhor disse-me: Corta duas tábuas de pedra iguais às primeiras, e sobe a mim ao monte; faze também uma arca de madeira.

2 Eu escreverei nestas tábuas as palavras que estavam naquelas que tu quebrastes antes, e tu guardá-las-ás na arca,

3 Eu, pois, fiz uma arca de pau de acácia. Tendo cortado duas tábuas de pedra como as primeiras, subi ao monte com elas nas mãos.

4 O (Senhor) escreveu nestas tábuas, como tinha escrito nas primeiras, as dez palavras que tinha dito sobre o monte, do meio do fogo, estando o povo junto, e deu-mas.

5 Voltando do monte, desci e pus as tábuas na arca que tinha feito, e elas lá estão hoje, como o Senhor me ordenou.

6 Os filhos de Israel transportaram os acampamentos de Boroth, (que era) dos filhos de Jacan, a Mosera, onde morreu e foi sepultado Aarão, em lugar do qual Eleázaro, seu filho, exerceu as funções do sacerdócio.

7 De lá passaram a Gadgad, e, tendo partido deste lugar, foram acampar em Jetebata, terra de águas e de torrentes.

8 Naquele tempo (o Senhor) separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do Senhor, para estar na sua presença, para o Servir e bem-dizer em seu nome até ao dia de hoje.

9 Por isso Levi não teve parte nem herança com seus irmãos, porque o Senhor mesmo é a herança, como lhe prometeu o Senhor teu Deus.

10 Eu estive sobre o monte, como antes, quarenta dias e quarenta noites, e o Senhor ouviu-me também esta vez, não quis exterminar-te,

11 e disse-me: Vai e marcha diante do teu povo, para que entre e possua a terra que eu jurei a seus pais dar-lhes.

12 E agora, ó Israel, que é o que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, andando nos seus caminhos, amando e servindo o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma,

13 observando os mandamentos do Senhor e as suas leis que hoje te prescrevo, para que sejas feliz?

14 Repara que o céu é do Senhor teu Deus, assim como o céu dos céus, a terra e tudo o que há nela.

15 Não obstante isto, o Senhor uniu-se estreitamente a teus pais e amou-os, e escolheu a sua linhagem depois deles, isto é, a vós, dentre todas as nações, como hoje está provado.

16 Circuncidai, pois, o vosso coração, e não endureçais mais a vossa cerviz. (ver nota)

17 porque o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso, e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem (recebe) presentes.

18 EIe faz justiça ao órfão e à viúva, ama o peregrino e dá-lhe o sustento e vestuário.

19 Amai vós, também, os estrangeiros, porque fostes estrangeiros na terra do Egipto.

20 Temerás o Senhor teu Deus, só a ele servirás, estarás unido a ele, e jurarás pelo seu nome.

21 Ele é a tua glória e o teu Deus, que fez por ti estas grandes e terríveis coisas que os teus olhos viram.

22 Em número de setenta pessoas, os teus pais desceram ao Egipto, e agora o Senhor teu Deus multiplicou-te como as estrelas de céu.




Versículos relacionados com Deuteronômio, 10:

Deuteronômio 10 enfatiza a grandeza e a bondade de Deus, bem como a importância de obedecer aos Seus mandamentos. Moisés lembra o povo de como Deus renovou as tábuas da lei depois que eles as quebraram, e de como Ele os guiou pelo deserto durante quarenta anos. Ele também exorta o povo a temer o Senhor, servir a Ele com todo o coração e guardar os mandamentos que Ele lhes deu.

Salmos 111:10: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre." Este versículo enfatiza a importância do temor do Senhor e da obediência aos Seus mandamentos, que é um tema central de Deuteronômio 10.

Provérbios 3:5-6: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Este versículo encoraja a confiança total em Deus e a busca pela Sua orientação, que também é um tema de Deuteronômio 10.

Isaías 6:8: "Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." Este versículo fala sobre a disposição de Isaías de ser enviado por Deus em uma missão, uma atitude semelhante àquela que Moisés encoraja no povo de Israel em Deuteronômio 10.

Josué 22:5: "Tão somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do SENHOR, vos ordenou: que ameis ao SENHOR, vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração e com toda a vossa alma." Este versículo enfatiza a importância de guardar diligentemente os mandamentos de Deus e de amá-Lo com todo o coração, como também é mencionado em Deuteronômio 10.

Mateus 22:37-39: "Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Este versículo fala sobre os dois maiores mandamentos de Deus: amá-Lo com todo o coração, alma e entendimento, e amar o próximo como a si mesmo, que também são valores enfatizados em Deuteronômio 10.


Chapters: