I Coríntios, 13

Bíblia Ave Maria

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.

2 Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e co­nhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.

3 Ainda que distribuís­se todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!

4 A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.

5 Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.

6 Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.

7 Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.

9 A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.

10 Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.

11 Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como crian­ça. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de crian­ça.

12 Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.

13 Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade.




Versículos relacionados com I Coríntios, 13:

O capítulo 13 de 1 Coríntios é conhecido como o "hino ao amor" e trata da importância do amor em todas as coisas, especialmente na vida cristã e nas relações entre irmãos na fé. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Romanos 12:9 - "O amor deve ser sincero. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem." - O amor genuíno deve ser verdadeiro e sincero, sem hipocrisia ou falsidade. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo enfatiza a importância do amor verdadeiro e não fingido.

1 João 4:8 - "Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." - O amor é uma característica fundamental de Deus, e aqueles que O conhecem e O amam também devem amar uns aos outros. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo destaca que sem amor, todas as outras coisas perdem seu valor.

João 15:13 - "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos." - Jesus deu o exemplo supremo de amor ao sacrificar Sua vida pelos pecadores. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo enfatiza que o amor não busca seus próprios interesses, mas está disposto a se sacrificar pelos outros.

Gálatas 5:22-23 - "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." - O amor é uma das manifestações do fruto do Espírito Santo na vida dos crentes. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo destaca que o amor é um dom divino que deve ser buscado e cultivado.

Efésios 5:2 - "e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus." - O amor é um estilo de vida que deve caracterizar a conduta dos crentes. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo destaca que o amor é a base para todas as ações e atitudes cristãs.


Chapters: