I Coríntios, 13

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos a anjos, se não tiver caridade, sou como um bronze que soa, ou como um címbalo que tine.

2 E ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé, até ao ponto de transportar montanhas, se não tivesse caridade, não seria nada.

3 E, ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, nada (disto) me aproveitaria.

4 A caridade é paciente, é benéfica; a caridade não é invejosa, não é temerária; não se ensoberbece,

5 não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido;

6 não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.

8 A caridade nunca há-de acabar (nem mesmo no céu), mas as profecias passarão, as línguas cessarão, e a ciência será abolida.

9 Com efeito, imperfeitamente conhecemos e imperfeitamente profetizamos.

10 Mas, quando vier o que é perfeito, será abolido o que é imperfeito.

11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino, discorria como menino. Mas, quando me tornei homem feito, dei de mão às coisas que eram de menino.

12 Nós agora vemos (a Deus) como por um espelho, obscuramente, mas então (o veremos) face a face. Agora conheço-o, em parte, mas, então, hei-de conhecê-lo, como sou conhecido.

13 Agora permanecem (como necessárias para todos) estas três coisas: a fé, a esperança, a caridade; porém, a maior delas é a caridade.




Versículos relacionados com I Coríntios, 13:

O capítulo 13 de 1 Coríntios é conhecido como o "hino ao amor" e trata da importância do amor em todas as coisas, especialmente na vida cristã e nas relações entre irmãos na fé. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados neste capítulo:

Romanos 12:9 - "O amor deve ser sincero. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem." - O amor genuíno deve ser verdadeiro e sincero, sem hipocrisia ou falsidade. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo enfatiza a importância do amor verdadeiro e não fingido.

1 João 4:8 - "Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." - O amor é uma característica fundamental de Deus, e aqueles que O conhecem e O amam também devem amar uns aos outros. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo destaca que sem amor, todas as outras coisas perdem seu valor.

João 15:13 - "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos." - Jesus deu o exemplo supremo de amor ao sacrificar Sua vida pelos pecadores. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo enfatiza que o amor não busca seus próprios interesses, mas está disposto a se sacrificar pelos outros.

Gálatas 5:22-23 - "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." - O amor é uma das manifestações do fruto do Espírito Santo na vida dos crentes. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo destaca que o amor é um dom divino que deve ser buscado e cultivado.

Efésios 5:2 - "e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus." - O amor é um estilo de vida que deve caracterizar a conduta dos crentes. Isso se relaciona com o capítulo 13 de 1 Coríntios, onde Paulo destaca que o amor é a base para todas as ações e atitudes cristãs.


Chapters: