1. Naquele dia, jorrará uma fonte para a casa de Deus e para os habitantes de Jerusalém, que apagará os seus pecados e suas impurezas.

2. Naquele dia – oráculo do Senhor –, exterminarei da terra até os nomes dos ídolos: não se falará mais deles; expulsarei os falsos profetas e todo espírito impuro.

3. Se alguém intentar ainda dar um oráculo, seu pai e sua mãe que o geraram o repreenderão: “Vais morrer, porque dizes mentiras em nome do Senhor”. E quando ele proferir os seus oráculos, eles mesmos, seu pai e sua mãe que o geraram, o transpassarão.

4. Naquele dia, os profetas terão vergonha de suas visões proféticas, e não mais se cobrirão com o manto de peles para mentir.*

5. Cada um dirá: “Não sou profeta, mas lavrador, e possuo terras desde a minha juventude”.

6. Se alguém lhe disser: “Que ferimentos são esses em tuas mãos?”. “São ferimentos que recebi na casa de meus amigos” – responderá ele.*

7. Espada, levanta-te contra o meu pastor, contra o meu companheiro – oráculo do Senhor dos exércitos. Fere o pastor, que as ovelhas sejam dispersas: Voltarei a minha mão até mesmo contra os pequenos.*

8. Em toda a terra – oráculo do Se­nhor –, dois terços dos habitantes serão exterminados e um terço subsistirá.

9. Mas farei passar este terço pelo fogo; irei purificá-lo como se purifica a prata, irei prová-lo como se prova o ouro. Então, ele invocará o meu nome, eu o ouvirei, e direi: “Este é o meu povo” – e ele responderá –: “O Senhor é o meu Deus”.

Bíblia Ave Maria - Todos os direitos reservados.

13,4. Manto de peles: o manto de peles era um dos atributos do profeta de profissão (ver 2Rs 1,8). João Batista adotará essa veste: Mt 3,4. Mas não é o hábito que faz o profeta: Mt 7,15.

13,6. Ferimentos: os profetas faziam às vezes incisões em sua carne, quando entravam em transe. Ver 1Rs 18,28.

13,7. Espada: este pequeno oráculo (7-9) parece estar aqui fora de seu contexto; estaria melhor situado depois de 11,17. Texto citado em Mt 26,31; Mc 14,27.




Livraria Católica

Conheça esses e outros livros em nossa livraria.



“O meu passado, Senhor, à Tua misericórdia. O meu Presente, ao Teu amor. O meu futuro, à Tua Providência.” São Padre Pio de Pietrelcina