Juízes, 10

Bíblia Ave Maria

1 Depois de Abimelec, Tola, filho de Fua, filho de Dodo, de Issacar, levantou-se para livrar Israel. Habitava em Samir, na montanha de Efraim,

2 e foi juiz em Israel durante vinte e três anos. Depois disso, morreu e foi sepultado em Samir.

3 A este sucedeu Jair, de Galaad, que foi juiz em Israel durante vinte e dois anos.

4 Tinha trinta filhos que montavam em trinta jumentinhos e possuíam trinta cidades que se chamam ainda hoje Ha­vot-Jair, situadas em Galaad.

5 Jair morreu e foi sepultado em Camon.

6 Os filhos de Israel voltaram a ofender o Senhor, servindo os baals e os astarot, os deuses da Síria, de Sidon, de Moab, os deuses dos amonitas e dos filisteus. Abandonaram o culto do Senhor.

7 A cólera do Senhor inflamou-se contra Israel e ele entregou-os nas mãos dos filisteus e dos amonitas.

8 Estes últimos oprimiram e esmagaram os israelitas naquele ano. A opressão estendeu-se por dezoito anos sobre os israelitas de além do Jordão, na terra dos amorreus, em Galaad.

9 Os amonitas, tendo passado o Jordão, combateram contra Judá, Benja­mim e a tribo de Efraim, e Israel viu-se numa extrema aflição.

10 Os israelitas clamaram ao Senhor, dizendo: “Pecamos contra vós, abandonan­do o nosso Deus e servindo aos baals”.

11 O Senhor respondeu-lhes: “Porventura não vos tenho eu livrado dos egípcios, dos amorreus, dos amonitas, dos filisteus?

12 E quando os sidônios, os amalecitas e Maon vos oprimiam e vós clamastes a mim, não vos libertei?

13 Vós, porém, me abandonastes para servir a outros deuses. Por isso, não mais vos livrarei.

14 Ide e invocai os deuses que esco­lhestes; eles que vos livrem de vossa angústia!”.

15 Os israelitas disseram ao Senhor: “Pecamos; tratai-nos como melhor vos parecer, contanto que nos livres hoje”.

16 Tiraram então do meio deles os deuses estranhos e serviram ao Senhor, que se compadeceu dos males de Israel.

17 Os amonitas juntaram-se e acamparam em Galaad, enquanto os israelitas faziam o mesmo em Masfa.

18 O povo e os chefes de Galaad diziam uns para os outros: “Quem começará a pelejar contra os amonitas? Esse será o chefe de todo o povo de Galaad”.




Versículos relacionados com Juízes, 10:

Juízes 10 narra a história dos juízes Tola e Jair, que lideraram Israel por um total de 45 anos após a morte de Jefté. No entanto, os israelitas novamente se afastam de Deus e começam a adorar ídolos estrangeiros, o que leva a opressão pelos amonitas. Eles finalmente clamam a Deus por ajuda e se arrependem de sua idolatria, levando Deus a levantar Jephthah para liderá-los à vitória. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Juízes 10, excluindo versículos do próprio capítulo:

Salmos 106:36-37: "Serviram a seus ídolos, que se tornaram um laço para eles. Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios." Este versículo fala sobre a idolatria e como ela pode ser prejudicial para as pessoas. Os israelitas em Juízes 10 se desviaram de Deus e começaram a adorar ídolos estrangeiros, levando à opressão pelos amonitas.

Isaías 45:7: "Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas." Este versículo fala sobre a soberania de Deus sobre todas as coisas, incluindo a desgraça que pode vir sobre as pessoas. Os israelitas em Juízes 10 foram oprimidos pelos amonitas por causa de sua idolatria, mas eles clamaram a Deus por ajuda, e Deus levantou Jephthah para liderá-los à vitória.

Romanos 12:21: "Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem." Este versículo fala sobre a importância de resistir ao mal e vencê-lo com o bem. Jephthah em Juízes 10 liderou Israel à vitória contra os amonitas e mostrou que é possível vencer o mal com o bem.

Hebreus 11:32-34: "E que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram a força do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros." Este versículo fala sobre a fé dos heróis do Antigo Testamento que foram capazes de conquistar reinos e pôr em fuga exércitos estrangeiros. Jephthah em Juízes 10 é listado junto com outros heróis da fé por sua conquista sobre os amonitas.

Apocalipse 3:19: "A todos a quem amo, repreendo e disciplino. Por isso, seja diligente e arrependa-se." Este versículo fala sobre como Deus disciplina aqueles a quem Ele ama e como é importante se arrepender.


Rozdziały: