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Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar. (Romanos 1, 20)
Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles.* (Romanos 2, 1)
eles mostram que o objeto da lei está gravado nos seus corações, dando-lhes testemunho a sua consciência, bem como os seus raciocínios, com os quais se acusam ou se escusam mutuamente.* (Romanos 2, 15)
Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.* (Romanos 8, 33)
De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor. (I Coríntios 4, 4)
Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e depois retornai novamente um para o outro, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência. (I Coríntios 7, 5)
Quem, jamais, vai à guerra à sua custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? (I Coríntios 9, 7)
Vede, pois, que solicitude operou em vós a tristeza segundo Deus! Muito mais: que escusas! Que indignação! Que temor! Que ardor! Que zelo! Que severidade! Mostrastes em tudo que não tínheis culpa nesse assunto. (II Coríntios 7, 11)
Não recebas acusação contra um presbítero, senão por duas ou três testemunhas. (I Timóteo 5, 19)
Lembra-lhes estas coisas e conjura-os, por Deus, a evitarem discussões de palavras, que só servem para a perdição dos ouvintes. (II Timóteo 2, 14)
Rejeita as discussões tolas e absurdas, visto que geram contendas. (II Timóteo 2, 23)
(Devem ser escolhidos entre) quem seja irrepreensível, casado uma só vez, tenha filhos fiéis e não acusados de má conduta ou insubordinação. (Tito 1, 6)