Josué, 4

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Depois que passaram, o Senhor disse a Josué:

2 Escolhe doze homens, um de cada tribo,

3 e manda-lhes que tomem do meio do leito do Jordão, onde os pés dos sacerdotes estiveram parados, doze pedras duríssimas, as quais vós colocareis no lugar do acampamento, em que esta noite haveis de plantar as tendas.

4 Chamou pois Josué os doze homens, que tinha escolhido entre os filhos de Israel, um de cada tribo,

5 e disse-lhes: Ide adiante da arca do Senhor vosso Deus ao meio do Jordão, e trazei de lá cada um a sua pedra sobre os ombros, segundo o número (das tribos) dos filhos de Israel,

6 para que seja um sinal entre vós; quando no futuro vossos filhos vos perguntarem: Que significam estas pedras?

7 — vós lhes respondereis: As águas do Jordão desapareceram diante de arca da aliança do Senhor, enquanto ela o atravessava; por isso se puseram estas pedras como um memorial eterno dos filhos de Israel.

8 Fizeram os filhos de Israel como Josué Ihes tinha ordenado, levando do meio do leito do Jordão, doze pedras, segundo o número (das tribos) dos filhos de Israel, consoante o Senhor tinha mandado a Josué, até no lugar onde acamparam, e ali as puseram.

9 Pôs também Josué outras doze pedras no meio do leito do Jordão, onde estiveram parados os sacerdotes, que levavam a arca da aliança, e elas ainda ali se conservam até ao dia de hoje.

10 Os sacerdotes, quo levavam a arca, estavam parados no meio do Jordão, até se cumprir tudo o que o Senhor tinha mandado a Josué que dissesse ao povo, de acordo com o que Moisés havia prescrito. E o povo apressou-se, e passou.

11 Logo que passaram todos, passou também a arca do Senhor, e os sacerdotes iam (com ela) adiante do povo.

12 Os filhos de Ruben e de Gad, e a meia tribo de Manassés, precediam, armados, os filhos de Israel, como Moisés lhes tinha ordenado.

13 Quarenta mil combatentes marchavam à frente, divididos em filas e esquadrões pelas planícies e campinas da cidade de Jericó.

14 Naquele dia o Senhor engrandeceu Josué diante de todo o Israel, para eles o reverenciarem, como tinham reverenciado a Moisés, quando vivia.

15 (O Senhor) disse-lhe:

16 Manda aos sacerdotes, que levam a arca da aliança, que saiam do Jordão.

17 Ele ordenou-lhes: Saí do Jordão.

18 Quando saíram os que levavam a arca da aliança do Senhor e começaram a pisar a terra seca, tornaram as águas ao seu leito e correram como costumavam antes.

19 Ora o povo saiu do Jordão, no dia dez do primeiro mês, e acampou em Galgala, ao oriente da cidade de Jericó.

20 Colocou também Josué em Galgala as doze pedras, que tinham tomado do fundo do Jordão,

21 e disse aos filhos de Israel: Quando no futuro os vossos filhos perguntarem a seus pais: Que significam estas pedras?

22 — vós os informareis, dizendo-lhes: Israel passou a pé enxuto este Jordão,

23 tendo o Senhor vosso Deus secado as suas águas à vossa vista, até que passásseis, do mesmo modo que antes tinha feito no Mar Vermelho, o qual secou até que passássemos,

24 para que todos os povos da terra reconheçam a mão poderosíssima do Senhor, e vós temais sempre o Senhor vosso Deus.




Versículos relacionados com Josué, 4:

O capítulo 4 de Josué relata o momento em que o povo de Israel atravessou o rio Jordão a pé enxuto, enquanto as águas foram represadas pelo poder de Deus. Para que a memória desse evento fosse preservada, Josué ordenou que doze homens, um de cada tribo, apanhassem uma pedra do meio do rio e a colocassem como memorial em Gilgal. Segue abaixo cinco versículos relacionados com temas abordados em Josué 4, excluindo versículos do próprio capítulo:

Salmos 78:13: "Fez partir o mar, e os fez passar pelo meio dele; e fez com que as águas parassem como em um montão." Esse versículo remete ao momento em que Deus fez o mar Vermelho se abrir para que os filhos de Israel passassem a pé enxuto. Assim como no caso do rio Jordão, esse evento foi um ato de poder divino para livrar o povo do cativeiro egípcio.

Salmos 111:4: "Fez as suas maravilhas para serem lembradas; piedoso e misericordioso é o SENHOR." Esse versículo destaca a importância de se lembrar das maravilhas que Deus realiza, como a abertura do mar Vermelho e a represamento do rio Jordão, para que a fé e a confiança no Senhor sejam fortalecidas.

Isaías 43:16: "Assim diz o SENHOR, que preparou um caminho no mar, e uma vereda nas águas impetuosas;" Esse versículo faz referência à abertura do mar Vermelho, mas também pode ser aplicado à travessia do rio Jordão, mostrando que Deus tem poder para abrir caminhos em situações impossíveis.

1 Coríntios 10:1-2: "Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar." Esse trecho do Novo Testamento relembra o episódio da travessia do mar Vermelho, mas também se aplica à travessia do rio Jordão, enfatizando que esses eventos foram importantes para a identidade e a fé do povo de Deus.

Hebreus 11:29: "Pela fé, passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram." Esse versículo faz parte do capítulo da fé em Hebreus, que destaca exemplos de homens e mulheres que viveram pela fé. A referência à passagem pelo mar Vermelho mostra que a fé foi o que permitiu que os filhos de Israel atravessassem as águas, e não a força humana.


Chapters: