Isaías, 6

Bíblia Matos Soares (1956)

1 No ano em que morreu o rei Ozias, vi o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono, e a amplitude do seu manto enchia o templo.

2 Diante dele estavam serafins. Cada um tinha seis asas; com duas cobriam a sua face, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.

3 E clamavam um para o outro, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos exércitos! Toda a terra está cheia da sua glória!

4 Estremeceram as portas, em seus gonzos, à voz do que clamava, e a casa encheu-se de fumo.

5 Então disse eu: Ai de mim, que estou perdido, porque sendo um homem de lábios impuros, e habitando no meio dum povo que tem os seus também impuros, vi com os meus olhos o Rei, Senhor dos exércitos!

6 Mas (então) voou para mim um dos serafins, o qual trazia na mão uma brasa viva. que tinha tomado do altar com uma tenaz.

7 Tocou a minha boca e disse: Eis que, tendo esta brasa tocado os teus lábios, será tirada a tua iniquidade, expiado o teu pecado.

8 E ouvi a voz do Senhor que dizia: Quem enviarei eu? e quem irá por nós? Então eu disse: Aqui me tens, envia-me.

9 O Senhor disse-me: Vai, e dirás a esse povo: Ouvi o que vos digo, e não compreendei, olhai e não entendei. (ver nota)

10 Obceca o coração deste povo, ensurdece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não suceda que veja com seus olhos, ouça com seus ouvidos, entenda com seu coração, e se converta e de novo seja curado.

11 E eu disse: Até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que as cidades fiquem assoladas e sem habitantes, as casas sem homens e a terra deserta:

12 até que o Senhor lance os homens para longe do seu país, e seja grande a solidão na terra.

13 Se restar um décimo (da população) esse será exterminado, como o terebinto e o carvalho, dos quais fica um toco quando são abatidos. Este resto de tronco é um germe santo.




Versículos relacionados com Isaías, 6:

Isaías 6 descreve a visão que o profeta Isaías teve do Senhor, sentado em Seu trono, cercado de serafins que clamavam "Santo, Santo, Santo". Isaías foi confrontado com a santidade de Deus e sua própria pecaminosidade, mas foi purificado e comissionado para proclamar a mensagem de Deus ao povo. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Isaías 6:

Provérbios 1:7: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." Esse versículo fala sobre a importância do temor a Deus e como isso é fundamental para o nosso entendimento e sabedoria. Isaías 6 retrata claramente a santidade de Deus e a reação apropriada à Sua presença.

Romanos 3:23-24: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus." Aqui, vemos que todos pecaram e estão separados da glória de Deus, mas a graça de Deus em Cristo Jesus nos justifica e nos reconcilia com Ele. Isaías 6 mostra como a santidade de Deus expõe a nossa pecaminosidade e como precisamos ser purificados para nos aproximarmos Dele.

1 Pedro 1:15-16: "Mas, assim como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." Pedro está citando Levítico 11:44-45, onde Deus chama o Seu povo para ser santo porque Ele é santo. Isaías 6 mostra a santidade de Deus e a necessidade de sermos purificados para estarmos em Sua presença.

João 12:41: "Isaías disse isto porque viu a sua glória e falou dele." Aqui, vemos que Isaías 6 é citado como a fonte de uma profecia sobre Jesus. Isaías viu a glória de Deus em Sua santidade, e essa visão o comissionou para falar em nome de Deus. Jesus, o Filho de Deus, é a personificação da glória de Deus.

Apocalipse 4:8: "E os quatro seres viventes tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir." Este versículo descreve uma cena muito semelhante à visão de Isaías em Isaías 6. Os seres viventes proclamam a santidade de Deus e reconhecem a Sua soberania.


Chapters: