Isaías, 52

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Levanta-te, ó Sião, levanta-te, reveste-te da tua fortaleza; reveste-te das tuas roupagens festivas, Jerusalém, cidade santa, porque não tornarão daqui em diante, a passar pelo meio de ti, nem o incircuncidado nem o imundo.

2 Sacode-te do pó, levanta-te, assenta-te, Jerusalém; desata as cadeias do teu pescoço, cativa, filha de Sião,

3 porque eis o que diz o Senhor: Vós fostes vendidos por nada e sereis resgatados sem dinheiro,

4 Porque eis o que diz o Senhor Deus: O meu povo desceu outrora ao Egito, para habitar ali como estrangeiro; depois Assur o oprimiu sem causa.

5 E agora que tenho eu que fazer aqui, diz o Senhor, visto o meu povo ter sido levado (como escravo) sem razão? Os seus opressores soltam bramidos, diz o Senhor, e o meu nome é blasfemado incessantemente todo o dia.

6 Por esta causa o meu povo conhecerá o meu nome; nesse dia conhecerá que sou eu próprio que digo: Eis-me presente.

7 Que formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia a boa nova da paz, do que anuncia o bem, do que prega a salvação, do que diz a Sião: Reina o teu Deus!

8 A voz das tuas sentinelas! Elas levantam a voz, juntamente cantam de alegria porque vêem com os seus próprios olhos como o Senhor volta a Sião.

9 Alegrai-vos, louvai à uma, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consolou o seu povo, resgatou Jerusalém.

10 O Senhor faz ver o seu santo braço aos olhos de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.

11 Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa impura; saí do meio dela, purificai-vos, vós os que levais os vasos do Senhor.

12 Não saireis tumultuàriamente, em fuga precipitada, porque o Senhor irá adiante de vós, e o Deus de Israel à vossa retaguarda.

13 Eis que o meu Servo prosperará, será engrandecido, exaltado, muito altamente elevado.

14 Assim como pasmaram muitos ao verem-no - tão desfigurado estava depois, o seu rosto que não parecia de homem -

15 assim o admirarão multas nações, e diante dele os reis taparão a boca, porque verão o que nunca lhes tinha sido contado, observarão um prodígio inaudito.




Versículos relacionados com Isaías, 52:

Isaías 52 contém uma mensagem de esperança e restauração para o povo de Deus. O capítulo começa com um chamado para despertar e se preparar para a libertação que Deus trará, e continua com uma profecia sobre a redenção e restauração do povo de Deus. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas do capítulo:

Salmos 98:3 - "Ele se lembrou da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus." Este versículo fala sobre a misericórdia e fidelidade de Deus para com o Seu povo, assim como Isaías 52 enfatiza a libertação e restauração do povo de Deus.

Jeremias 31:10 - "Ouvi, nações, a palavra do Senhor, e anunciai nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho." Este versículo fala sobre a promessa de Deus de reunir Seu povo disperso e protegê-los como um pastor cuida de seu rebanho, que é semelhante à mensagem de esperança de Isaías 52.

Zacarias 9:12 - "Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos restaurarei em dobro." Este versículo fala sobre a restauração do povo de Deus e a promessa de que eles serão restaurados em dobro, o que é semelhante à mensagem de restauração e redenção de Isaías 52.

Romanos 10:15 - "E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!" Este versículo fala sobre a importância de pregar o evangelho, o que é semelhante ao chamado para despertar e se preparar para a libertação que Deus trará, mencionado em Isaías 52.

Efésios 5:14 - "Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará." Este versículo fala sobre o chamado para despertar e se levantar da inatividade espiritual, que é semelhante ao chamado para despertar e se preparar para a libertação que Deus trará, mencionado em Isaías 52.





Chapters: