Isaías, 3

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Eis que o dominador, o Senhor dos exércitos está para tirar de Jerusalém e de Judá todo o sustento e todo o amparo, todo o recurso do pão e todo o recurso da água,

2 o homem forte e o guerreiro, o juiz e o profeta, o adivinho e o ancião,

3 o chefe de cinqüenta (homens), o grande e o conselheiro, o conhecedor de segredos e o entendido em encantamentos.

4 Dar-lhes-ei meninos por príncipes, e dominá-los-ão efeminados.

5 O povo se entrechocará, homem contra homem, cada um contra o seu próximo; levantar-se-á o jovem contra o velho, e o plebeu contra o nobre.

6 Tomará um o seu próprio irmão, na casa de seu pai, (e lhe dirá): Tu tens um manto, sê nosso príncipe e põe esta ruína sob o teu poder. (ver nota)

7 Esse tal responderá naquele dia dizendo: Não sou médico, e em minha casa não há pão nem veste; não queirais constituir-me príncipe do povo.

8 Pois Jerusalém vai-se arruinando, e Judá caindo, porque as suas palavras e as suas obras são contra o Senhor, provocam os olhos da sua majestade.

9 O próprio aspecto do seu semblante depõe contra eles, pois fizeram, como os de Sodoma, pública ostentação do seu pecado, em vez de-o encobrirem. Desgraçados deles, que são os causadores da própria ruína!

10 Dizei ao justo que ele será bem sucedido, pois comerá o fruto das suas obras.

11 Ai do ímpio maléfico! A desgraça será sobre ele, segundo merecem as suas ações.

12 O meu povo é oprimido por meninos, governado por mulheres. Povo meu, os que te dirigem, desencaminham-te, destroem o caminho que deves seguir.

13 O Senhor levanta-se para fazer justiça, está de pé para julgar os povos,

14 O Senhor entrará em juízo com os anciães do seu povo e com os seus príncipes: Vós devorastes a minha vinha, e as rapinas feitas ao pobre encontram-se em vossa casa.

15 Por que razão calcais aos pés o meu povo, e moeis às pancadas os rostos dos pobres? — diz o Senhor Deus dos exércitos.

16 Ainda disse (mais) o Senhor: Pois que as filhas de Sião se elevaram, e andaram com a cabeça emproada, lançando olhares (desavergonhados), caminhando (afetadamente) a passo miúdo, fazendo ruído com as argolas dos pés,

17 o Senhor tornará calva a cabeça das filhas de Sião, despojá-las-á do seu cabelo.

18 Naquele dia lhes tirará o Senhor os seus adornos: anéis, sóis, lúnulas,

19 arrecadas, braceletes, véus,

20 diademas, cadeias dos pés, cintos, caixas de perfume, amuletos,

21 anéis dos dedos e do nariz,

22 vestidos de festa, mantos, chales e bolsas,

23 espelhos e musselinas, turbantes e mantilhas.

24 Então em lugar de cheiro suave, terão fetidez, e por cinta uma corda; em lugar de cabelos entrançados, a calvície; em lugar de vestido sumptuoso, um saco; em lugar da beleza, uma marca feita a fogo.

25 Também os teus homens cairão mortos à espada, e os teus valentes (sucumbirão) no combate.

26 As portas de Jerusalém estarão na tristeza e no luto e ela, desolada, sentar-se-á na terra.




Versículos relacionados com Isaías, 3:

Isaías 3 descreve a justiça de Deus contra a nação de Judá, que se tornou corrupta e desobediente. Deus remove os líderes corruptos e, como resultado, o povo é deixado sem orientação e proteção. O capítulo também destaca a vaidade e a arrogância das mulheres de Judá, que contribuíram para a decadência moral da nação. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Isaías 3:

Isaías 3:10-11: "Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas obras. Ai do ímpio! Mal lhe irá; porque se lhe fará o que as suas mãos fizeram." Esses versículos destacam a justiça de Deus em recompensar os justos e punir os ímpios. Isso está diretamente relacionado ao tema da justiça divina descrito em Isaías 3.

Isaías 3:16: "Disse mais o SENHOR: Visto que as filhas de Sião são altivas, e andam com o pescoço erguido, e com os olhares desavergonhados; e que caminham a passos curtos, fazendo tilintar os ornamentos dos seus pés;" Este versículo destaca a arrogância e a vaidade das mulheres de Judá, que é um tema importante em Isaías 3.

Isaías 3:17: "O Senhor tornará calva a cabeça das filhas de Sião, e o Senhor descobrirá as suas vergonhas." Este versículo é uma continuação do tema de vaidade e arrogância das mulheres de Judá e a punição que Deus trará sobre elas.

Isaías 3:25-26: "Teus homens cairão à espada, e teus poderosos na peleja. E as suas portas gemerão e prantearão; e ela, desolada, se assentará por terra." Esses versículos descrevem a consequência da remoção dos líderes corruptos de Judá. Sem orientação e proteção, a nação é deixada vulnerável e exposta a ataques.

Isaías 3:11: "Ai do ímpio! Mal lhe irá; porque se lhe fará o que as suas mãos fizeram." Novamente, esse versículo destaca a justiça de Deus em punir os ímpios de Judá. A corrupção e a desobediência do povo têm consequências graves, que são destacadas em Isaías 3.


Chapters: