Tobias, 7

Bíblia Ave Maria

1 Chegaram, pois, à casa de Raguel, que os recebeu cordialmente.

2 Vendo Tobias, Raguel disse a Edna, sua mulher: “Como este jovem é parecido com meu primo”.

3 Dito isso, perguntou: “De onde viestes, ó jovens?”. Eles responderam: “Somos da tribo de Neftali, dos deportados de Nínive”.

4 Raguel prosseguiu: “Co­nheceis, porventura, o meu primo Tobit?”. “Certamente” – responderam.

5 E como Raguel começasse a elogiar Tobit, o anjo disse-lhe: “Esse Tobit de que falas é o pai deste jovem”.

6 Raguel lançou-se então ao pescoço de Tobias, beijou-o com lágrimas e disse:

7 “Abençoado sejas, meu filho, porque és filho de um homem de bem!”.

8 Edna, sua mulher e Sara, sua filha, tinham também os olhos cheios de lágrimas.

9 Depois que conversaram, Raguel mandou matar um carneiro para preparar um jantar. E quando lhes rogava que tomassem lugar à mesa,

10 Tobias disse-lhe: “Não comerei nem beberei aqui hoje, antes que me tenhas prometido conceder o que te vou pedir: dá-me Sara, tua filha, por mulher”.

11 Essas palavras encheram Raguel de espanto, pensando no que tinha acontecido aos sete maridos que se tinham aproximado dela e começou a temer que tal desgraça se repetisse mais uma vez. E como ele hesitasse em dar uma resposta a Tobias,

12 o anjo disse-lhe: “Não temas dar-lhe tua filha, porque é deste piedoso servo de Deus que ela deve ser mulher. Por isso, nenhum outro pôde tê-la”.

13 Então, Raguel disse: “Não tenho mais dúvidas de que Deus admitiu em sua presença minhas lágrimas.

14 Estou persuadido de que ele vos fez vir à minha casa unicamente para que minha filha desposasse um seu parente, segundo a Lei de Moisés. Não temas, eu hei de te dar Sara por esposa”.*

15 E, tomando a mão direita de sua filha, a pôs na de Tobias, dizendo: “Que o Deus de Abraão, o Deus de lsaac, o Deus de Jacó esteja convosco; que ele vos una e derrame sobre vós a sua bênção”.

16 Tomou em seguida o papel e redigiram o ato do matrimônio.

17 E celebraram alegremente uma festa, agradecendo a Deus.

18 Raguel chamou Então, sua mulher e mandou-lhe que preparasse outro aposento.

19 Ela introduziu ali Sara, sua filha, e esta se pôs a chorar.

20 Mas ela disse-lhe: “O Senhor do céu te encha de alegria pelos males que tens sofrido”.




Versículos relacionados com Tobias, 7:

Tobias 7 narra a jornada de Tobias e Azarias para a casa de Raquel, parente de Tobias, a fim de pedir dinheiro emprestado para Tobias. Durante a viagem, eles param para lavar os pés em um rio e um peixe quase os ataca. Azarias diz a Tobias para pegar o peixe, que será usado mais tarde para curar a cegueira de Tobit, pai de Tobias. Os versículos selecionados abaixo estão relacionados com o tema da cura:

Tobias 6:2: "Pegue o peixe". Neste versículo, Azarias diz a Tobias para pegar o peixe que quase os atacou no rio. Isso é importante porque o peixe será usado mais tarde para curar a cegueira de Tobit.

João 9:1-7: Este é o relato da cura de um homem cego por Jesus. A cura é realizada com lodo feito de saliva e terra que Jesus aplica nos olhos do homem. Este versículo é relevante porque mostra outra forma de cura de uma condição física, neste caso a cegueira.

Mateus 9:27-30: Neste relato, dois cegos encontram Jesus e pedem para ser curados. Jesus toca seus olhos e eles são curados. Isso é importante porque mostra o poder de cura de Jesus.

Marcos 8:22-26: Este é outro relato de Jesus curando a cegueira de um homem. Jesus coloca saliva nos olhos do homem e, em seguida, ele começa a enxergar, embora embaçado. Esse versículo é relevante porque mostra que a cura pode ser alcançada de diferentes maneiras.

Atos 3:1-10: Este é o relato de Pedro e João curando um homem coxo na entrada do templo. Eles pedem ao homem que ande e, imediatamente, ele é curado e começa a andar. Isso é importante porque mostra que a cura pode acontecer de forma imediata e milagrosa.


Chapters: