Sabedoria, 13

Bíblia Ave Maria

1 São insensatos por natureza todos os que desconheceram a Deus e, através dos bens visíveis, não souberam conhecer aquele que é, nem reconhecer o artista, considerando suas obras.*

2 Tomaram o fogo, ou o vento, ou o ar agitável, ou a esfera estrelada, ou a água impetuosa, ou os astros dos céus, por deuses, regentes do mundo.

3 Se tomaram essas coisas por deuses, encantados pela sua beleza, saibam, então, quanto seu Senhor prevalece sobre elas, porque é o criador da beleza que fez essas coisas.

4 Se o que os impressionou é a sua força e o seu poder, que eles compreendam, por meio delas, que seu criador é mais forte;

5 pois é a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece o seu autor.

6 Contudo, estes só incorrem numa ligeira censura, porque, talvez, eles caíram no erro procurando Deus e querendo encontrá-lo:*

7 vivendo entre suas obras, eles as observam com cuidado, e porque eles as consideram belas, deixam-se seduzir pelo seu aspecto.

8 Ainda uma vez, entretanto, eles não são desculpáveis,

9 porque, se eles possuíram luz suficiente para poder perscrutar a ordem do mundo, como não encontraram eles mais facilmente aquele que é seu Senhor?

10 Mas são desgraçados e esperam em mortos, aqueles que chamaram de deuses a obras de mãos humanas: o ouro, a prata, artisticamente trabalhados, figuras de animais, alguma pedra inútil a que, outrora, certa mão deu forma.*

11 Assim, um lenhador cortou e serrou uma árvore fácil de manejar. Habilmente ele lhe tirou toda a casca, e, com a habilidade do seu ofício, fez dela um móvel útil para seu uso.

12 Com as sobras de seu trabalho, cozinhou comida, com que se saciou.

13 O que ainda lhe restava não era bom para nada, não passando de madeira torcida e toda cheia de nós; contudo, ele a tomou e consagrou suas horas de lazer a talhá-la; ele a trabalhou com toda a arte que adquirira, e deu-lhe a semelhança de um homem,*

14 ou o aspecto de algum vil animal. Pôs-lhe vermelhão, uma demão de uma tinta encarnada, e encobriu-lhe cuidadosamente todo defeito.

15 Em seguida, preparou-lhe um nicho digno dele, e o fixou à parede, segurando-o com um prego:

16 foi por medo que caísse, que tomou este cuidado, porque sabe muito bem que ele não pode ajudar-se a si mesmo, pois não passa de uma estátua que tem necessidade de um apoio.

17 Mas quando lhe implora por seus bens, seus casamentos, seus filhos, não se envergonha de falar ao que é inanimado, e pede saúde ao que é desprezível.

18 Reclama a vida ao que é morto, e procura socorro no que é débil; e, para uma viagem, invoca o que não pode andar;

19 para um lucro, um trabalho, o bom êxito de uma obra de suas mãos, pede a força ao que nem é capaz de mover as mãos.




Versículos relacionados com Sabedoria, 13:

O capítulo 13 do livro de Sabedoria aborda a tolice da idolatria e como ela se opõe à adoração ao verdadeiro Deus. O autor ressalta que a natureza é uma evidência clara da existência de um Criador e que aqueles que se voltam para ídolos estão cometendo um grave erro. Seguem abaixo cinco versículos relacionados com os temas abordados em Sabedoria 13:

Êxodo 20:3 - "Não terás outros deuses diante de mim." Este é o primeiro dos Dez Mandamentos dados por Deus a Moisés no Monte Sinai, que proíbe a idolatria e enfatiza a exclusividade da adoração ao Senhor.

Isaías 44:9 - "Aqueles que modelam ídolos são todos eles nada, e suas coisas mais queridas não aproveitam nada. Eles próprios testemunham que não veem nem entendem, para que sejam envergonhados." Este versículo condena a prática da criação de ídolos e destaca sua inutilidade.

Jeremias 10:14 - "Todo homem é um tolo, sem conhecimento; todo ourives é envergonhado por sua imagem de escultura, pois suas imagens de fundição são falsidade, e nelas não há espírito." Este versículo enfatiza a tolice daqueles que confiam em ídolos e os consideram como deuses.

Atos dos Apóstolos 17:24-25 - "O Deus que fez o mundo e tudo nele, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas, nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e todas as coisas." Este versículo destaca a superioridade do Deus verdadeiro em relação aos deuses falsos criados pelos homens.

1 Coríntios 8:4 - "Assim, quanto a comer alimentos sacrificados a ídolos, sabemos que 'um ídolo não é nada no mundo' e que 'não há nenhum outro Deus, senão um só'." Este versículo ressalta a importância de reconhecer a futilidade dos ídolos e adorar somente ao verdadeiro Deus.


Chapters: