Naum, 2

Bíblia Ave Maria

1 Eis que vem sobre as montanhas um mensageiro de boa-nova, alguém que anuncia a felicidade. Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre teus votos! Porque o ímpio não passará mais por tua terra; está completamente aniquilado.

2 Um destruidor avança contra ti: guarda a fortaleza, vigia o caminho, fortifica os teus rins, reúne todo o teu vigor,

3 porque o Senhor restaura o esplendor de Jacó, assim como o esplendor de Israel, depois que os saqueadores despojaram e destruíram seus sarmentos.*

4 Os combatentes trazem escudo vermelho, os guerreiros estão vestidos de púrpura, os carros de aço cintilantes avançam no dia em que são postos em linha; e são brandidas as lanças.

5 Os carros se precipitam pelas ruas, saltando através das praças. Ao vê-los, se diria serem tochas ardentes; correm como relâmpagos.

6 Ele se lembra de seus guerreiros valentes, mas estes tropeçam em sua marcha. Precipitam-se para a muralha e preparam o teto protetor.*

7 As portas dos rios são abertas, o palácio cai arruinado.

8 Ela é desnudada e deportada; suas servas gemem como pombas e batem no peito.

9 Nínive é semelhante a um tanque desde a sua origem. Eles fogem. “Parai! Parai!” Mas ninguém volta para trás.

10 Saqueai a prata, saqueai o ouro, porque há inumeráveis tesouros e montes de objetos preciosos.

11 Roubo, pilhagem, devastação! O coração desfalece; os joelhos tremem, a dor oprime todos os rins, todos os rostos estão lívidos.

12 Onde está agora o retiro dos leões, o pasto dos leõezinhos, onde se recolhiam o leão, a leoa e os leõezinhos, sem haver quem os inquietasse?*

13 O leão despedaçava para os seus pequenos, e estrangulava para as suas leoas; enchia de presas os seus antros, e de despojos as suas cavernas.

14 Eis que venho agora contra ti – oráculo do Senhor dos exércitos –; vou incendiar teus carros e reduzi-los à fumaça, a espada vai devorar os teus leõezinhos; porei fim às tuas rapinas na terra, não se ouvirá mais a voz dos teus mensageiros.




Versículos relacionados com Naum, 2:

No capítulo 2 do livro de Naum, é descrita a queda de Nínive, a capital do Império Assírio, através de uma linguagem figurativa e descritiva. O capítulo descreve a aproximação do exército invasor, a destruição das muralhas da cidade, a fuga dos habitantes e o saque do tesouro da cidade. Abaixo seguem cinco versículos relacionados com os temas abordados em Naum 2:

Isaías 13:17: "Eis que despertarei contra eles os medos, que não se importam com a prata, nem desejam o ouro." O profeta Isaías, em sua mensagem de julgamento contra a Babilônia, anuncia que Deus usará os medos para destruí-la, mesmo que não estejam interessados no saque da cidade.

Jeremias 50:15: "Gritai contra ela ao redor; ela já se rendeu; caíram as suas torres, as suas muralhas estão derrubadas, pois esta é a vingança do Senhor; vingai-vos dela; como ela fez, fazei-lhe a ela." O profeta Jeremias também anuncia a queda da Babilônia e a destruição de suas muralhas e torres, assim como descrito em Naum 2.

Ezequiel 21:22: "Na sua mão está a varinha do meu Filho, e ele cortará deles; e a cada árvore escoherá, e a cada um escolherá para si mesmo um ramo verde." Neste verso, o profeta Ezequiel fala da espada de Deus que punirá os habitantes de Jerusalém e também pode ser relacionado com a descrição da destruição em Naum 2.

Salmos 46:6: "As nações se agitaram, os reinos se moveram; ele levantou a sua voz, e a terra se derreteu." Este salmo descreve a proteção de Deus para com o seu povo e a sua intervenção na história, trazendo juízo às nações rebeldes, o que se assemelha com a mensagem de Naum 2.

Zacarias 14:14: "E Judá também pelejará em Jerusalém, e se ajuntarão as riquezas de todas as nações circunvizinhas, ouro, e prata, e roupas, em grande abundância." Neste verso, Zacarias fala da vitória de Deus sobre as nações que se levantarão contra Jerusalém e da tomada de seus bens, o que se assemelha com a descrição do saque em Naum 2.


Chapters: