Judite, 11

Bíblia Ave Maria

18 Holofernes e seus servos alegraram-se com esse discurso e admiraram a sabedoria de Judite, dizendo uns aos outros:




Versículos relacionados com Judite, 11:

Judite 11 conta a história de quando Judite se apresenta diante de Holofernes, o comandante do exército assírio, e o persuade a permitir que ela vá à noite buscar mantimentos para o seu povo. Enquanto ela está fora, Holofernes começa a cair em sono profundo, e Judite aproveita a oportunidade para decapitá-lo. Os temas principais do capítulo são astúcia, coragem e justiça divina.

Provérbios 21:30: "Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho que possam opor-se ao Senhor." Este versículo destaca a superioridade da sabedoria divina sobre a sabedoria humana, o que é ilustrado pela astúcia e estratégia de Judite para derrotar Holofernes.

Provérbios 2:6: "Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento." Este versículo mostra que a sabedoria e a inteligência de Judite foram um dom divino, permitindo que ela agisse com astúcia e determinação.

Provérbios 11:3: "A integridade dos justos os guia, mas a perversidade dos infiéis os destrói." A integridade de Judite é um tema central em Judite 11, pois ela age de maneira justa e corajosa, seguindo seus próprios princípios éticos e religiosos em vez de ser manipulada pelas expectativas dos outros.

Salmos 34:19: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas." Este versículo mostra como a coragem e a justiça de Judite são recompensadas por Deus, que a protege de seus inimigos e a ajuda a realizar sua missão.

Provérbios 29:23: "O orgulho do homem o abate, mas o humilde de espírito obterá honra." Judite é uma personagem humilde e corajosa, que não se vangloria de sua astúcia ou habilidade, mas reconhece que é um instrumento nas mãos de Deus. Esse versículo destaca a importância da humildade e da modéstia em contraste com a arrogância e o orgulho.


Chapters: