Jeremias, 45

Bíblia Ave Maria

1 Eis a mensagem que o profeta Jeremias enviou a Baruc, filho de Neerias, quando este escreveu todos estes oráculos, ditados pelo profeta, no quarto ano do reinado de Joaquin, filho de Josias, rei de Judá:

2 “Eis o que diz o Senhor, Deus de Israel, a teu respeito, Baruc:

3 Tu exclamas: Desgraçado de mim, porque o Senhor acumula sobre mim tristezas e dores! Desfaço-me em gemidos e não encontro repouso.

4 Eis o que lhe dirás: Oráculo do Senhor: Vou destruir o que havia cons­truído; arrancar o que havia plantado e isso em toda esta terra.

5 E tu reclamarias para ti grandes favores? Não os peças, porque sobre todas as criaturas vou fazer recair o flagelo – oráculo do Senhor. Mas, eu te conservarei a vida, como espólio, em todos os lugares para aonde fores”.




Versículos relacionados com Jeremias, 45:

Jeremias 45 contém uma mensagem dirigida a Baruque, o escriba de Jeremias, em meio à crise e ao sofrimento que o povo de Judá estava enfrentando. Baruque estava desanimado e desencorajado, e Deus o instrui a não buscar grandes coisas para si mesmo, mas a confiar na proteção divina durante aquele período difícil. Os versículos relacionados aos temas deste capítulo são:

Salmos 55:22: "Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado." Assim como Deus encorajou Baruque a confiar na sua proteção, este versículo também incentiva os fiéis a depositar suas preocupações e fardos diante de Deus, pois ele é capaz de sustentá-los.

Mateus 6:25-34: Neste trecho, Jesus encoraja seus seguidores a não se preocuparem com o futuro, mas a confiar na providência divina para suprir suas necessidades. Isso se relaciona com o conselho que Deus deu a Baruque, para não buscar grandes coisas para si mesmo, mas confiar em Deus.

Filipenses 4:6-7: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." Este versículo encoraja os cristãos a não ficarem ansiosos, mas a apresentarem suas preocupações a Deus por meio da oração, e assim experimentarem a paz que só ele pode oferecer.

Salmo 46:1-3: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza." Este Salmo expressa a confiança em Deus como o nosso refúgio e proteção em meio às dificuldades.

Romanos 8:28: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Este versículo expressa a confiança de que Deus é capaz de trabalhar todas as coisas para o bem daqueles que o amam e confiam nele, mesmo em meio às dificuldades e aflições.


Chapters: